Nova Placa do Mercosul Passa a Vigorar em Setembro de 2018

Home > Detran > Nova Placa do Mercosul Passa a Vigorar em Setembro de 2018
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...

As novas placas para os países do Mercosul começam a valer a partir de hoje, sendo que o Rio de Janeiro será o primeiro estado a iniciar o uso das novas placas. Segundo o comunicado oficial, no início essas novas placas serão usadas principalmente em veículos novos ou em veículos que tiveram suas placas danificadas ou ainda que irão trocar de categoria, efetuar a transferência de proprietário ou origem.

Quem não se enquadra nessas categorias, mas gostaria de fazer a mudança, poderá desde que efetue o pagamento das taxas normais do Detran. Antes de fazer a troca é essencial saber o que muda nas novas placas, como identifica-las e muito mais. Veja a seguir todos os detalhes.

O que muda no visual da placa?

O visual da placa será uma das principais mudanças, pois agora ela terá um fundo branco com uma faixa azul na parte superior. A categoria de cada veículo agora passa a ser definida por meio das cores das letras e números presentes na placa.

A nova placa Mercosul também trará uma mudança na sequência dos números e letras, sendo agora quatro letras e três números. Além disso, na nova placa, não haverá a plaqueta da cidade e estado, mas somente do país de origem do veículo. Haverá o brasão da cidade e município.

Placa Mercosul Particular

A nova placa Mercosul de carros particulares terá suas letras e números na cor preta. Na faixa azul superior haverá o nome do país, com o emblema da Mercosul situado no lado esquerdo. Já no lado direito haverá a bandeira do país. A disposição das letras e números também será outra: primeiro serão três letras, depois um número, uma letra e dois números.

A placa terá 40 centímetros de largura e 13 centímetros de altura. Abaixo da bandeira do país, haverá a bandeira do estado do veículo e o brasão do município. Já abaixo do emblema da Mercosul, poderemos encontrar o código bidimensional. Na parte inferior esquerda haverá o signo/distintivo do país e mais para o meio, o selo fiscal federal.

Placa Mercosul Especial

Já na nova placa Mercosul para veículos especiais, as mudanças serão as seguintes:

– Letras e números na cor verde;

– Primeiro três letras, depois um número seguido de uma letra e mais dois números;

– Dois brasões para identificar o município e o estado de origem;

– Marcas d’água por toda a placa;

– Hot Stamp personalizado para garantir maior segurança;

– Chip Code de fácil rastreação.

Placa Mercosul Comercial

Já a nova placa Mercosul de carros comerciais terá as letras e números na cor vermelha. Todos os demais detalhes se manterão os mesmos das demais placas, contendo informações sobre o país, estado e município de origem, além de mais formas de proteção. A placa possuirá um QR Code e um chip que permitirá que a placa seja rastreada em todos os países do Mercosul, dificultando assim a sua clonagem e facilitará na hora de fazer qualquer consulta, seja de placa ou consulta de gravame.

Placa Mercosul Oficial

A nova placa Mercosul de órgãos oficiais terá suas letras e números na cor azul. É importante buscar saber sobre as cores de cada placa, assim você poderá identificar automaticamente um veículo. Além do tamanho já mencionado das placas para automóveis, elas terão um tamanho de 20 x 17 centímetros nas motocicletas.

Placa Mercosul Diplomático

Os carros diplomáticos terão uma placa na cor amarela, possuindo ainda as seguintes características:

– Emblema do Mercosul (parte superior esquerda);

– Nome do País (parte superior central);

– Bandeira do País (parte superior direita);

– Faixa Holográfica (lado esquerdo na vertical);

– Código Bidimensional 2D (parte inferior esquerda);

– Hot Stamp Personalizado (nas letras e números);

– Ondas Sinusoidais (no fundo da placa);

– Brasão do município (parte superior do lado direito);

– Marcas d’água (no fundo da placa).

Placa Mercosul Colecionador

Os veículos antigos de colecionador terão uma placa com números e letras na cor cinza, contendo os mesmos detalhes mencionados anteriormente. É importante que todos os cidadãos donos de veículos dessas categorias busquem trocar a placa, para facilitar a identificação pelas outras pessoas e também para que todo o sistema seja implantado o quanto antes.

Placa Placa do Mercosul.

Placa Placa do Mercosul. Imagem: divulgação

Quando começa a valer a nova placa?

A primeira etapa da implantação do sistema começa a valer em setembro de 2018, sendo que em primeiro momento deverão ter as novas placas, os modelos 0 km, veículos que estão em processo de transferência de município ou propriedade e ainda veículos que precisam trocar de placas. Já veículos usados poderão trocar pelas novas placas até dezembro de 2023.

É importante ficar atento a esses prazos e mudar o quanto antes. Depois da implantação, qualquer cidadão que deseja optar pela nova placa poderá fazer a troca no órgão de trânsito da sua cidade, basta efetuar o pagamento das taxas padrão.

Placa Mercosul quais países?

A nova placa Mercosul é um modelo único que será implantado em todos os países do Mercosul, sendo que já está sendo usada na Argentina desde 2016. Além da Argentina e Brasil, os demais países que usarão esse modelo são: Paraguai, Uruguai e Venezuela.

O Uruguai foi o primeiro país a implantar esse sistema, desde 2015.

Qual será o Preço da Placa Mercosul?

As novas placas deverão ser pagas por todos os proprietários de veículos, mas ainda não há um valor estipulado. O Detran informou que haverá uma padronização na produção das placas em âmbito nacional, o que pode contribuir para a redução do custo. Os preços das placas Mercosul atuais variam de estado para estado, saindo em torno de R$128 em algumas regiões.

Placa Placa do Mercosul

Placa Placa do Mercosul. Imagem: divulgação

Dessa forma, é preciso aguardar até as placas chegarem em seu estado para buscar saber o seu valor correto. Lembre-se que cada estado pode operar com valores diferenciados, por isso a importância de aguardar até que chegue no seu estado.

Veja se a mudança da nova placa do Mercosul influenciará no preço da carteira de mororista.

Comprei carro agora, ele já terá a placa do Mercosul?

Muitas dúvidas irão surgir relacionadas a nova placa do |Mercosul, entre elas com relação a carros novos. A pergunta é a seguinte: – Comprei carro agora, ele já terá a placa do Mercosul? Depende! A resolução prevê que os departamentos de cada estado terão até o início de setembro para começar a emplacar os veículos no padrão das novas placas Mercosul, mas isso não significa que de imediato todos os veículos terão as novas placas.

Você pode querer aguardar mais um tempo até que a placa seja implantada em sua região ou comprar o veículo e depois leva-lo para efetuar a troca.

E se o carro trocar de município ou dono?

Todos os novos veículos que estiverem em processo de transição de veículo ou propriedade já estarão com as novas placas a partir de setembro de 2018. Por exemplo, se você quiser comprar o veículo de uma pessoa, no momento de efetuar a transição, o veículo já será entregue para você com a nova placa. Não será preciso se preocupar com esse tipo de negociação, pois a placa já será a nova.

Placas Mercosul chip e QR Code

Placas Mercosul chip e QR Code. Imagem: divulgação

Placas Mercosul chip e QR Code

Como já mencionamos anteriormente, a nova placa Mercosul terá um QR Code e um chip que aumentará a sua proteção. Esse chip e código também irão facilitar a identificação de cada veículo, principalmente aqueles que forem roubados ou clonados nos países do Mercosul.

Com essas informações também será possível compartilhar informações e facilitar a passagem por pedágios e até mesmo estacionamentos. Todo esse cuidado vai ser fundamental para que os países do Mercosul tenham controle dos veículos que entram e saem do país, evitando roubos frequentes, como tem ocorrido.

E o IPVA, muda algo com a nova placa do Mercosul? Veja aqui!

Fim do lacre na Placa do Mercosul

As novas placas não usarão mais o lacre, conforme informou o Denatran. Isso porque os novos modelos possuem novas tecnologias que irão evitar as falsificações. Além disso, o lacre em muitos casos se rompia e custava em torno de R$23 para ser posto novamente e, ainda se fosse pego o carro sem o lacre da placa o mesmo levava uma multa. Dessa forma, você poderá economizar e não terá mais que se preocupar com perda de lacre.

Fim do lacre na Placa Mercosul

Fim do lacre na Placa Mercosul. Imagem: divulgação

Posso antecipar a troca da Placa?

Todos os demais carros que não possuem 0 km e que não estão em processo de transferência, possuem até 2023 para trocar a placa. Entretanto, cabe ao proprietário efetuar essa troca dentro do prazo, podendo sim antecipar.

Se o proprietário quiser ir no ano que vem, por exemplo, efetuar a troca no órgão de trânsito, nada o impede. O importante é que até dezembro de 2023, todos os carros do país já possuam a nova placa. Portanto fique atento para que não passe o período, pode parecer que ainda vai demorar para a mudança ocorrer, mas passa muito rápido, quanto antes você fizer a mudança da placa, melhor.

Novas placas Mercosul motos também vale?

Sim, as motos também deverão trocar suas placas pelas novas, que terão as mesmas informações. O que muda nas placas para as motos é o tamanho que será de 20 centímetros de altura e largura. Na faixa azul, localizada na parte superior, terá o nome do país, o emblema do Mercosul e a bandeira do país.

A disposição das letras e números será da seguinte forma: três letras na parte superior, dois números, uma letra e um número na parte inferior. Fique atento para todos os detalhes da placa da moto, que não vai ter erro.

Novas placas Mercosul motos

Novas placas Mercosul motos. Imagem: divulgação

Placas do Mercosul em Pernambuco

O Detran de Pernambuco, ainda no meio do ano, estava aguardando a autorização do Denatran para iniciar a implantação das novas placas do Mercosul. Em março desse ano já foi possível encontrar alguns veículos na região circulando com as novas placas, mas a implantação ainda está acontecendo e não é tão rápida.

Leia mais sobre as novas placas do Mercosul implantadas pelo Detran DF.

Placa Mercosul minas gerais

Em Minas Gerais o Detran informa que todos os proprietários de veículo que desejam efetuar a adequação do modelo de placa para a nova regulamentação, devem adquirir nos parceiros credenciados. No site do Detran de Minas Gerais é possível encontrar a lista de fabricante de placas credenciados, onde você deve comparecer com seus documentos. É importante efetuar o pagamento das taxas.

Placas Mercosul Paraguai

O Paraguai atrasou a implantação das placas assim como o Brasil, mas há uma grande expectativas de que em breve os veículos do país já comecem a circular com o novo modelo de placas Mercosul. Os moradores de região devem ficar atentos às informações lançadas pelos órgãos de trânsito locais, para que assim possam adotar as novas placas dentro do prazo determinado.

Leia mais sobre as novas placas do Mercosul implantadas pelo Detran PB.

Placas Mercosul paraná

As novas placas Mercosul ainda não serão implantadas no Paraná agora, pelo Detran PR, mas os moradores da região já podem ir se preparando e juntando a grana para fazer a troca quando necessário.

Com as novas notícias, a nova placa começa a valer em setembro mas somente no estado do Rio de Janeiro, sem previsão de implantação para as demais regiões do país. Portanto quem mora no Paraná fique atento para a nova placa Mercosul.

Leia mais sobre a implantação da nova placa Mercosul implantadas pelo Detran CE.

Placas Mercosul rio de janeiro

A nova placa Mercosul está sendo implantada no Rio de Janeiro pelo Detran RJ e por enquanto custa o mesmo que a anterior, cerca de á sendo implantada no Rio de Janeiro e por enquanto custa o mesmo que a anterior, cerca de R$219, pelo menos no estado. Os moradores do Rio de Janeiro que acabaram de comprar um veículo, precisam trocar a placa por algum motivo ou que irão transferir o veículo, seja de propriedade ou de município, devem obrigatoriamente colocar a nova placa.

Os demais podem trocar quando desejarem, até dezembro de 2023. Em breve deverá haver mais informações sobre a implantação da nova placa Mercosul nos demais estados do Brasil. fique atento para que você possa fazer a mudança assim que já for permitido em seu estado para que possa fazer viagens em segurança.

O Mercosul traz inúmeros benefícios para todos os países que fazem parte do mesmo, essa é uma maneira de tornar ainda mais seguro, que veículos não sejam clonados ou roubados e enviados para outros países. Lembre-se que cada país tem uma data para a renovação da placa de veículos fique ligado para fazer a sua e obter maior segurança.

Recomendados para você: