Pesquisa de Débito e Restrição de Veículos de Terceiros

Home > Detran > Pesquisa de Débito e Restrição de Veículos de Terceiros

Antes de adquirir um veículo de terceiros é muito importante consultor se aquele tão desenhado automóvel não possui alguma restrição ou débito registrado no Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Atualmente, é muito fácil consultar esse tipo de informação, bastando ter os números de registro do veículo. Por isso, confira mais informações sobre o serviço prestado pelo departamento de trânsito do seu Estado.

Como funciona a pesquisa de débito e restrição de veículo

O Detran de cada localidade é responsável por fiscalizar o trânsito de veículos, aplicar multas, junto com outras autarquias dependendo do município, promover a educação de motoristas, planejar e executar ações relacionadas ao tráfego, a liberação de documentação de condutores e de veículos, além de outras atividades relacionadas a gestão do trânsito.

Pesquisa de Débito e Restrição de Veículos de Terceiros

Pesquisa de Débito e Restrição de Veículos de Terceiros. Imagem: divulgação

Por meio do Detran de cada Estado, é possível consultar a situação de veículos. A pesquisa do prontuário, com acesso a multas ou a impostos pagos e devidos, pode ser feita pelo site do departamento na maioria das regiões do país.

 

Como proceder para consultar os débitos do veículo

Para se ter acesso às informações do veículo, em algumas localidades é preciso antes fazer um cadastro site com o número do CPF, nome completo, data de nascimento, número da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), e-mail válido e número de telefone. Depois de cadastrar todas as informações e uma senha para acesso, o Detran libera a consulta das restrições e débitos do veículo que deve ser feita com o número da placa e do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

Pesquisa de Débito e Restrição de Veículos de Terceiros

Pesquisa de Débito e Restrição de Veículos de Terceiros. Imagem: divulgação

Em alguns Estados não é necessário de um cadastro prévio para fazer a consulta, bastando escolher a opção desejada e digitar os dados do veículo.  No Estado de São Paulo, o Detran SP lançou um aplicativo para tablets e smartphones que permite a consulta de débitos e restrições, que deve ser realizada por qualquer pessoa que pretenda comprar um veículo de terceiros. O aplicativo é gratuito e está disponível para Androids e Iphones.

Como realizar o pagamento de débitos de veículos

Após a consulta de débitos e restrições no veículo de interesse, o proprietário pode imprimir os boletos para pagamento das pendências, diretamente pelo site do Detran de sua região. Os boletos podem ser quitados em Casas Lotéricas ou bancos conveniados aos departamentos de trânsito. Mais informações sobre o serviço, basta acessar o site ou entrar em contato com o Detran de seu Estado.

 

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 1,00 de 5)
Loading...