Quem é motorista profissional também é suspenso?

Home > Detran > Quem é motorista profissional também é suspenso?

Os motoristas profissionais são aqueles que exercem atividades remuneradas e se enquadram nas categorias C, D ou E na CNH. Será que esses profissionais também podem ter a carteira suspensa? Ou será que podem recorrer para continuarem exercendo a atividade e trabalhando?

Existem muitas dúvidas em relação ao assunto, sendo que pouquíssimos motoristas, inclusive os profissionais, sabem realmente as regras em relação à sua classe. A seguir, veja se os motoristas profissionais são suspensos.

Motorista profissional pode ser suspenso?

A verdade é que sim, os motoristas profissionais podem ser suspensos se atingirem os 20 pontos na CNH em doze meses consecutivos. Entretanto, eles podem não ter que entregar a CNH.

Motorista profissional pode ser suspenso

Motorista profissional pode ser suspenso. Imagem:divulgação

A Lei 13.281 prevê que os motoristas profissionais têm o direito de realizar o Curso de Reciclagem caso atinjam 14 pontos em doze meses. O curso pode ser realizado e o motorista não precisa entregar a CNH, não sendo assim suspenso. Quando terminar o curso, todos os pontos são “perdoados” e os motoristas recebem novamente os 20 pontos para mais um ano. Lembrando que esse benefício de realizar o curso ao atingir 14 pontos só pode ser solicitado uma vez a cada ano.

Acesse e saiba mais informações:

Há outra forma de não ser suspenso?

Sim, há outra maneira de não ter a CNH e o direito de dirigir suspensos. Há um projeto de lei que está sendo analisado pelo Senado, que propõe que os motoristas profissionais paguem uma multa de R$2 mil quando atingirem o limite máximo de pontuação (20 pontos), ao invés de terem a CNH suspensa. Dessa forma, ao pagar a multa, os pontos são zerados e os motoristas podem continuar dirigindo.

Se encaixam no benefício não somente os motoristas profissionais das categorias C, D e E, mas também os taxistas da categoria B. A lei ainda está sendo analisado, portanto, por enquanto, os motoristas que não querem ter a habilitação suspensa devem optar pelo benefício mencionado anteriormente.

Acesse e saiba mais informações:

Como evitar a suspensão da CNH?

Todos os benefícios mencionados acima são destinados aos motoristas profissionais, ou seja, aqueles que exercem atividade remunerada, como os taxistas e motoristas de ônibus, transportes escolares, fretes e outros veículos.

Quem é motorista profissional também é suspenso?

Quem é motorista profissional também é suspenso? Imagem:diuvlgação

Tanto esses profissionais quanto os condutores em geral podem adotar algumas práticas para evitar multas de trânsito e, consequentemente, a suspensão. Uma boa opção é sempre recorrer de suas multas, desde que ache que ela foi aplicada injustamente. Dessa forma, se o recurso for aprovado, os pontos continuam intactos. Outra forma de evitar a suspensão da CNH é sempre se manter dentro da lei, respeitando os limites de velocidade, não dirigindo alcoolizado ou cometendo alguma infração de trânsito.

Advertência para motoristas profissionais

Também é possível converter multas de trânsito em advertências. Esse benefício é destinado apenas aos condutores que cometerem uma infração leve ou média nos últimos doze meses. Ou seja, se for a sua única infração nesse período e ela ainda for leve ou média, você tem grandes chances de conseguir obter a advertência ao invés da multa, assim não prejudicará os seus pontos.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...