Saiba Como Fazer o Primeiro Emplacamento

Home > Detran > Saiba Como Fazer o Primeiro Emplacamento

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) é responsável por todas as ações relacionadas à organização e fiscalização do trânsito, além da formação de condutores. É nele que o proprietário de um carro novo pode solicitar o primeiro emplacamento do seu veículo. Para isso, ele precisa seguir alguns passos e pagar as taxas relacionadas ao serviço.

Como Funciona o Registro do Primeiro Emplacamento

Há uma série de procedimentos para a retirada do primeiro emplacamento do seu veículo. Esse registro permite a emissão do Certificado de Registro de Veículos – CRV, do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos – CRLV e a inclusão do veículo zero quilômetro no Banco de Dados do Departamento de Trânsito do seu estado, além da liberação da placa. Com a Nota Fiscal de compra do veículo, o dono do zero km pode ir ao Detran para iniciar o registro.

Onde dar Entrada no Primeiro Emplacamento

O primeiro emplacamento é feito no Detran que presta vários serviços para a população como  realização dos exames de legislação e dos psicopedagógicos. O site do Detran oferece ainda aos proprietários de veículos e motoristas uma série de serviços e informações.

Pelo endereço eletrônico do órgão, é possível verificar informações de alteração de dados, agendar serviços, solicitar a segunda via de documentos, imprimir taxas, consultar a situação de veículos e de carteiras de motoristas, como o licenciamento do automóvel ou a quitação do IPVA, entre outros serviços.

Saiba Como Fazer o Primeiro Emplacamento

Saiba Como Fazer o Primeiro Emplacamento

Documentos Necessários para o Emplacamento

O proprietário do veículo dele levar para a solicitação do emplacamento os seguintes documentos: Nota Fiscal de Venda do Veículo; IPVA pago, ou Certidão de Isenção, se for o caso; Documento de Identidade original e cópia; Procuração pública específica, com firma reconhecida, no caso do impedimento do proprietário; CPF (Pessoa Física); CNPJ (Pessoa Jurídica) original e cópia; Comprovante de Residência original e cópia ou declaração de residência (disponibilizada no site do Detran).

Toda cópia deve ser autenticada ou acompanhada do original. A emissão do IPVA é feita no posto da Secretaria da Fazendo com a Nota Fiscal. É preciso ir ao Detran com o veículo e os documentos para fazer a vistoria, receber o laudo e consultar a Base Índice Nacional (BIN) para classificar a placa.

Emplacamento

Emplacamento

Pagamento das Taxas do Emplacamento

Ainda no Detran, o proprietário dá entrada na documentação e preenchimento de formulário com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Então, ele recebe a guia de arrecadação das taxas respectivas, faz o pagamento nas Casas Lotéricas ou no Banco do Brasil, Banco Popular, Caixa Econômica e Bradesco.

Quando a documentação estiver pronta, ele deve voltar ao Detran, apresentar as taxas pagas para receber o CRV e as placas.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...