Saiba o que é um veículo sinistrado !

Home > Detran > Saiba o que é um veículo sinistrado !

Quando há um contrato de seguro automotivo, as seguradoras usam o termo “sinistro” para identificar esses veículos. Isso acaba gerando muitas perguntas em várias pessoas que não sabem o que realmente isso quer dizer. Para tirar todas suas dúvidas, vamos explicar tudo sobre o termo.

Sinistro nada mais é do que um termo usado para os prejuízos que foram causados a um veículo e que deverão ser cobertos pela seguradora. Sinistros são os danos que a seguradora cobre e todo motorista pode saber quais são no contrato do seguro.

Sinistro veículo consulta

A consulta do sinistro de veículo é disponibilizada na maioria dos casos pelas próprias seguradoras ou no site do DETRAN do respectivo estado. Essa consulta é fundamental para quem vai adquirir um veículo usado, que deve sempre verificar se o veículo não passou por um sinistro.

veículo sinistrado

veículo sinistrado

Caso a consulta não esteja disponível no site do Detran de seu estado, você terá que ir até a unidade sede.

Tem como tirar sinistro do documento

É possível tirar a informação de sinistro da documentação do veículo, desde que ele tenha sido obtido através de um leilão e recuperado de um furto/roubo. Ao adquirir esse tipo de veículo no leilão é de responsabilidade do proprietário regularizá-lo. Além disso o veículo não pode apresentar sinistro de “grande monta”.

Para regularizar o veículo é preciso ir até a sede do Detran de seu estado ou em um despachante.

Veículo recuperado de sinistro vale a pena

Muitas pessoas pensam em adquirir carros recuperados de sinistro através dos leilões devido aos preços baixos oferecidos, mas não pensam nos problemas que podem ter futuramente. É preciso analisar cada ponto para chegar em uma conclusão responsável. A maioria dos especialistas não recomenda essa aquisição, devido ao fato de que não é possível fazer seguro de um carro sinistrado.

Veículo sinistrado como saber

Para saber se o veículo é sinistrado você deve pegar a documentação do mesmo e dar uma boa olhada. A documentação é igual a de qualquer outro veículo, entretanto, na parte inferior do documento você encontra o termo “Sinistro/Recuperação”, identificando que o veículo foi recuperado de um sinistro.

Veículo sinistrado pode ser financiado

Isso depende de quem realiza o leilão; no caso de instituições financeiras, geralmente elas permitem que o indivíduo contrate um financiamento para pagar o veículo. No entanto, caso você adquira no leilão do DETRAN e depois vá até a instituição para financiá-lo, dificilmente irá conseguir.

veículo sinistrado

veículo sinistrado

O mesmo é válido para seguradoras: apenas 10% dos veículos com sinistro conseguem seguro novamente.

Veículo sinistrado como legalizar

Para legalizar o seu veículo você deve ir até a unidade do Detran da sua cidade com seus documentos e a documentação do mesmo, e solicitar esse serviço ao órgão. Eles irão lhe passar todo o passo a passo para a legalização e você deverá seguir à risca se deseja ter o seu veículo dentro da lei. A legalização pode exigir o pagamento de taxas e a entrega de alguns documentos na unidade.

 

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...