Simulador de Direção: Como Funciona?

Home > Detran > Simulador de Direção: Como Funciona?

O simulador de direção nada mais é do que uma etapa para aqueles que dão entrada no processo para retirar a CNH. Além das aulas e provas teóricas, há o simulador de direção que deve ser feito antes do aluno passar para a parte prática.

Atualmente não é mais possível evitar os simuladores de direção, ainda que eles tenham gerado muitas opiniões controvérsias. Se você ainda possui dúvidas sobre o simulador, veja a seguir como ele funciona e maiores detalhes.

Veja o que é o simulador de direção

O simulador de direção nada mais é do que um tipo de videogame o mais realista possível. O simulador possui telas adicionais para que ele se sinta em um carro real. Para completar essa sensação, o simulador também possui bancos, cinto de segurança e todos os demais atributos de um carro comum.

Simulador de Direção

Simulador de Direção. Imagem:divulgação

Entretanto, tudo isso em contrapartida ao fato de que você não precisa ir para a rua para treinar, e assim você não corre os possíveis riscos de dirigir na rua. Com o simulador o indivíduo pode aprender o básico de direção, para que então possa colocar em prática todo o aprendizado na rua.

Simulador de Direção no Detran

O simulador de direção do DETRAN atualmente é obrigatório para todos os que desejam tirar a carteira de habilitação. A legislação exige que os indivíduos façam, no mínimo, cinco aulas de trinta minutos para que possam obter a categoria B da CNH. Entretanto, a etapa do simulador não aprova ou reprova o indivíduo, apenas permite que ele treine para que possa começar as aulas práticas.

Ninguém reprova nas aulas de simulação. Apenas as realiza para que se prepare para começar a dirigir na rua. As aulas no simulador de direção são obrigatórias somente às pessoas que desejam conduzir carros de passeio. Quem deseja a CNH na categoria A não precisa passar pelo simulador.

Principais benefícios do Simulador de Direção

O simulador de direção possui várias vantagens, mas é importante destacar algumas. Por exemplo, ele reduz a pressão que o indivíduo pode sentir ao sair para dirigir diretamente na rua. Quando um indivíduo começa logo na prática e vai para às ruas, há uma pressão maior porque é a sua primeira vez. Com o simulador, pelo menos você já treinou anteriormente com um volante e dirigiu.

Simulador de Direção

Simulador de Direção. Imagem:divulgação

Outro ponto positivo é que no simulador você pode treinar em situações diversas, como, por exemplo, na chuva, no escuro e até mesmo com neblina. O simulador cria todas essas simulações através do computador e o indivíduo pode testar dirigir nelas.

O Simulador de Direção possui desvantagens?

A principal e talvez única desvantagem do simulador é que ele tornou o valor para retirar a CNH um pouco mais alto, e isso é completamente revoltante para quem não tem tantas condições assim de pagar o documento.

O valor já era alto e aumentou cerca de 10% em todos os estados brasileiros. Entretanto, como o seu uso é obrigatório, não há muito o que ser feito, a não ser pagar pela tecnologia.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...