Tabela de Licenciamento de Veículos

Home > Detran > Tabela de Licenciamento de Veículos

O licenciamento é uma taxa anual e obrigatória que após paga gera um documento para o veículo a circular pelas vias. Ela atesta que o carro ou moto, entre outros, estão em conformidade com as normas de segurança e ambiental para o setor automotivo. É preciso estar em dias com a documentação obrigatória para não levar multas.

Como Pagar o Licenciamento

As datas e os valores para o pagamento do licenciamento variam de acordo com o estado onde o veículo foi registrado. A quitação é feita por meio de boleto pago na rede bancária.

Somente após a quitação do licenciamento é que o proprietário do veículo recebe o novo documento de porte obrigatório, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CLRV). Para a emissão dele, também é necessário estar quite com outros tributos como o IPVA, o seguro obrigatório (Dpvat) e multas de trânsito.

Tabela de Licenciamento de Veículos

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) é responsável por todas as ações relacionadas à organização e fiscalização do trânsito, além da formação de condutores. É esse órgão que divulga a tabela com as datas de pagamento do licenciamento dos veículos. O vencimento da taxa depende do final da placa do automóvel ou moto, por exemplo, os veículos com placas que terminam em “zero” tem a sua quitação agendada para dezembro.

Para o ano de 2017, o Detran de cada localidade organiza a tabela com a data de vencimento do licenciamento, com o Dpvat. O não pagamento das duas taxas gera multa e penalidades, além da apreensão do veículo.

Penalidades por não Pagamento do Licenciamento

Os proprietários que não efetuam o pagamento do licenciamento no período correto, pagarão multa de atraso e podem ter seu carro apreendido em uma blitz do Detran. Caso isso ocorra, o proprietário tem somado na sua carteira de motorista sete pontos, mais multa de pelo menos R$ 200 reais, além de ter que pagar os dias que o veículo ficar em posse do Detran.

Licenciamento

Licenciamento

Como Consultar as Taxas Pendentes

As multas pendentes do veículo ou as taxas de licenciamento podem ser consultadas na seção “com o número da Placa e o número do Renavam pelo site do Detran de cada Estado. No mesmo site o condutor ou proprietário do veículo pode imprimir a guia de pagamento para quitação da infração nas agências dos Bancos conveniados.

Também há a opção de consulta ao Gravame, ao primeiro emplacamento, a transferência de jurisdição, a mudança de categoria, a comunicação de venda, entre outros serviços.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...