Transferir Pontos da CNH: Procedimentos e Sistema Online

Home > Detran > Transferir Pontos da CNH: Procedimentos e Sistema Online

A transferência de pontos da CNH é algo extremamente comum e que está prestes a ficar mais facilitado pelo menos no estado de São Paulo. Milhares de motoristas do país todo possuem algumas dúvidas sobre o procedimento e com o novo método que deverá ser adotado por São Paulo, a promessa é que tudo se torne mais fácil e sem muitas perguntas para todos.

Por enquanto a nova medida será adotada somente em São Paulo, mas se fizer sucesso, as chances de se espalhar para as demais regiões são grandes. A seguir você poderá conferir como é feito para transferir os pontos da CNH e ainda ficará sabendo sobre o novo sistema que promete reduzir o tempo e a burocracia desse procedimento.

Como é feita a transferência de pontos da CNH?

O procedimento para transferir os pontos da CNH é feito por meio de um formulário escrito, chamado de Declaração de Indicação do Condutor Infrator. Esse documento deve ser apresentado ao DETRAN totalmente preenchido pelo indivíduo. Após ser deferido, o pedido de transferência tem um prazo de 60 dias para ser avaliado, e então os pontos deverão ser transferidos para o condutor responsável pela multa.

Transferir Pontos da CNH

Transferir Pontos da CNH. Imagem:divulgação

Mesmo assim, a multa ainda deverá ser paga pelo condutor que a recebeu, ainda que ele não tenha cometido a infração. Por exemplo, você emprestou seu carro para fulano e ele cometeu uma infração: ele é responsável pela multa e deverá receber os pontos, mas você, dono do veículo, deverá arcar com o valor da multa.

Procedimento Online já está disponível

A Prefeitura de São Paulo agora permite que todo o procedimento para transferir os pontos seja feito online, sendo essa a grande novidade que promete acelerar todo o processo. Para efetuar a transferência online somente é preciso criar um login e informar dados básicos tanto do condutor quanto do veículo.

Todo o procedimento poderá ser feito pelo computador. Não é preciso enviar documentos, nem comparecer ao DETRAN. Com o novo procedimento, o tempo de avaliação deverá ser reduzido apenas para 10 dias.

Como efetuar o procedimento online?

Para efetuar o procedimento online você deve informar todos os dados do condutor e do veículo. Para indicar a pessoa que deve receber os pontos, é preciso selecionar a opção “Indicar Condutor Infrator”. Em seguida, você deverá preencher o formulário com os seus dados, dados do veículo e dados do indivíduo que deverá receber os pontos.

Transferir Pontos da CNH

Transferir Pontos da CNH. Imagem:divulgação

Logo depois você deve imprimir o formulário preenchido e solicitar que o responsável pela multa assine o documento. O próximo passo é digitalizar o documento e todos os documentos básicos que forem solicitados. É preciso digitar os documentos do responsável pelos pontos e do condutor do veículo. Por fim, um protocolo será gerado e este poderá ser usado no site sempre que o indivíduo desejar consultar o andamento da transferência.

O procedimento deve ser feito somente quando o condutor do veículo não for o responsável pela multa. Se o sistema identificar alguma fraude, o pedido é indeferido.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...