Veiculo com Restrição de Alienação Fiduciaria pode Fazer Vistoria

Home > Detran > Veiculo com Restrição de Alienação Fiduciaria pode Fazer Vistoria

A alienação fiduciária é uma garantia para o seu veículo – ou imóvel – que consiste na transferência de bens como pagamento da dívida. Essa garantia está presente em diversos tipos de financiamentos e a alienação fiduciária é retirada após o veículo estar quitado.

Muitos motoristas possuem uma série de dúvidas envolvendo essa garantia, como prosseguir no caso de transferência e venda. Para tirar essas dúvidas, continue lendo a seguir.

Veiculo com alienação fiduciaria pode ser transferido?

A recomendação é que antes de vender um veículo você termine de pagar todas as parcelas do seu financiamento. Isso porque a instituição financeira precisa autorizar a venda e se isso não acontecer, mas mesmo assim você resolver vender, corre o risco do comprador não arcar com as parcelas e o seu nome ficar no SERASA.

Veiculo com Restrição de Alienação Fiduciaria pode Fazer Vistoria

Veiculo com Restrição de Alienação Fiduciaria pode Fazer Vistori. Imagem: divulgação

Isso porque com a alienação fiduciária, mesmo que você faça um contrato, ele só valerá entre você e o comprador. Sendo assim, as cobranças sempre virão para você. O veículo só poderá ser passado para outro nome após a quitação do financiamento.

O que significa alienação fiduciária veículo?

A alienação fiduciária acontece sempre que o consumidor deseja efetuar a compra de um veículo e opta pelo financiamento bancário. Dessa forma, o consumidor acabando assinando um contrato com o banco e combina em efetuar a retirada do veículo em um estabelecimento. Isso faz com que o consumidor se torne um devedor, sendo preciso efetuar o pagamento das parcelas mensais diretamente ao banco, para que possa ter total controle sobre o veículo.

Isso significa que o carro ainda não é totalmente do consumidor, mas sim do banco. O veículo só passará a ser do consumidor no momento que ele quitar todas as parcelas. Quando o consumidor terminar as parcelas, deve dar baixa no GRAVAME, para que o veículo seja transferido para o seu nome.

Como Retirar Alienação Fiduciária Veículo?

Para retirar a alienação fiduciária do veículo o primeiro passo é quitar todas as parcelas do seu financiamento. Se mesmo assim o status do veículo ainda é com a alienação, você deve entrar em contato com a instituição financeira, pois muitas vezes elas demoram a atualizar o GRAVAME. Depois do contato com a instituição, ela tem o papel de entrar em contato com o DETRAN para avisar que o veículo está quitado e pago.

Como saber se o Veículo está quitado?

Quem deseja saber se o seu veículo está quitado pode realizar diversos tipos de consultas pela internet, como a consulta do GRAVAME ou a consulta de situação do veículo. Também é possível entrar em contato com a instituição financeira para verificar o status do seu financiamento e se está tudo em ordem. O mesmo também pode ser verificado por meio do DETRAN, mas corre o risco da instituição ainda não ter avisado o órgão. A seguir você vai ver como consultar a alienação fiduciária de um veículo.

Alienação Fiduciária Veículo Consulta

Diversas unidades do Detran possibilitam que os motoristas efetuem esse tipo de consulta pela internet, como é o caso do DETRAN do Paraná. É possível realizar a consulta de Restrições no link http://www.detran.pr.gov.br/modules/catasg/servicos-detalhes.php?tema=veiculo&id=82,  basta informar o chassi e os caracteres da imagem.

No mesmo site você ainda encontra informações para retirar a alienação fiduciária do veículo: http://www.detran.pr.gov.br/modules/catasg/servicos-detalhes.php?tema=veiculo&id=58.

Veículo com Restrição de Alienação Fiduciária pode fazer Vistoria

A vistoria do veículo pode ser feita após a quitação da dívida, em até 15 dias. O objetivo dessa vistoria é tirar o veículo do nome da instituição e passar para o seu. Para realizar a vistoria será necessário pagar um DUDA com um determinado código. Dessa forma, após dar a baixa no gravame comercial, você poderá realizar a vistoria e o veículo será seu. Antes de quitar a dívida não é possível efetuar esse tipo de vistoria.

Veiculo com alienação fiduciaria pode ser transferido

Veiculo com alienação fiduciaria pode ser transferido? Imagem: divulgação

Alienação fiduciária veículo busca e apreensão

Você sabia que se deixar de pagar as parcelas do financiamento por um bom tempo, corre o risco de ter o seu veículo apreendido? Isso mesmo: pela lei, quando o consumidor não efetua os pagamentos há alguns meses, o banco tem o direito de pegar o veículo para si, efetuando a busca e apreensão do mesmo. Entretanto, para evitar isso, o consumidor deve procurar a instituição financeira e renegociar a dívida, para que seja possível continuar com o financiamento.

Veículo com restrição de alienação fiduciária pode fazer vistoria

Não, a vistoria do veículo só é permitida quando o consumidor termina de pagar as parcelas do seu veículo. Com isso, a instituição financeira deve informar ao DETRAN que você efetuou o pagamento e então acontece a baixa no GRAVAME, o que resulta no veículo sendo passado para o seu nome. Isso pode levar até 15 dias após o pagamento da última parcela. Somente após isso você poderá agendar e realizar a vistoria do seu veículo.

Como retirar alienação fiduciária veículo?

Além de terminar de pagar as parcelas do financiamento, para que o veículo passe para o seu nome, também é preciso efetuar o pagamento de uma DUDA referente a baixa do GRAVAME. Com isso, comparece na unidade do DETRAN com o comprovante de pagamento e seus documentos, e solicite a transferência do veículo.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...