Vistoria veicular: O que é? Como funciona?

Home > Detran > Vistoria veicular: O que é? Como funciona?

A vistoria veicular é um procedimento burocrático que a maioria dos condutores precisam realizar, com o intuito de garantir a segurança no trânsito brasileiro, tanto a dele próprio quanto a de outras pessoas. Na vistoria veicular, um profissional indicado pelo DETRAN confere se o veículo preenche requisitos básicos para que seja seguro e possa transitar pelas vias. Através da vistoria veicular o profissional também define as conformidades do veículo: em relação ao que está escrito na documentação do carro e de acordo com as exigências da lei.

Vistoria veicular: O que é? Como funciona?

Vistoria veicular: O que é? Como funciona?

A vistoria veicular é um procedimento obrigatório para que todos os veículos possam ser emplacados e circular dentro da lei. O responsável por executar a vistoria é o poder estadual. A seguir, tire suas dúvidas sobre a vistoria veicular.

Diferença entre vistoria veicular e inspeção

Muitos tendem a confundir um vistoria veicular com a inspeção, e aqui vamos esclarecer o que cada uma significa. O objetivo de ambas as atividades é verificar se o veículo está funcionando corretamente e de como manda a lei, no entanto, são diferentes em seus níveis.

A vistoria veicular consiste em conferir o carro e suas características. Nesse procedimento o profissional indicado irá analisar a documentação, aspectos físicos e todas as características do veículo. Já na inspeção ocorre algo mais profundo, como o funcionamento do carro sendo analisado por máquinas e aparelhos. Enquanto na vistoria é verificado os aspectos físicos, na inspeção são levados em conta os aspectos mecânicos de funcionamento.

Qual a documentação relacionada à vistoria veicular?

Existem dois tipos de documentos que estão relacionados à vistoria veicular, são eles: Certificado de Registro de Veículos, chamado de CRV, e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, chamado de CRLV.

O CRV é uma espécie de identidade do veículo, portanto na vistoria o objetivo é comprovar tudo que está descrito neste documento. Já o CRLV tem como função informar que o veículo está de acordo com todas as regulamentações e em dia com o pagamento de taxas e multas.

O que é conferido na vistoria veicular?

Há diferentes tipos de fatores que podem ser analisados durante uma vistoria veicular, no entanto, há procedimentos gerais aplicados em todos os casos. Por exemplo, é conferido o funcionamento dos limpadores, marcadores, extintores e retrovisores. Todas as luzes são testadas, como os faróis, as lanternas e a do mostrador da placa.

Para completar, o profissional também confere o funcionamento dos dispositivos de segurança. Normalmente também são conferidos os pneus e a buzina. Por fim, a tendência é analisar a conservação da placa e dos vidros do veículo.

Vistoria veicular: O que é? Como funciona?

Vistoria veicular: O que é? Como funciona?

O que ocorre após a vistoria veicular?

Após a vistoria veicular, vem o resultado. O resultado pode ser positivo, envolvendo a aprovação do veículo pelo profissional, que aplica um selo de aprovação na parte interna do veículo. Por outro lado, o veículo também pode ser reprovado. Nesse caso, o profissional entrega um relatório da inspeção para o proprietário, contendo tudo o que levou o veículo a ser reprovado. O proprietário deve recorrer para tornar o veículo apto e de acordo com o que manda na lei.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...