Detran do DF – curso de orientação de trânsito para pedestres

Home > Detran DF > Detran do DF – curso de orientação de trânsito para pedestres

O Detran do Distrito Federal está desenvolvendo um curso de orientação de trânsito para pedestres que desejam saber se estão fazendo as coisas certas na hora de atravessar ou até mesmo circular pelas ruas. A primeira turma será formada por idosos, e todos os demais pedestres que desejam participar devem enviar e-mail para o órgão solicitando a criação de mais turmas.

O objetivo do curso é conscientizar os pedestres dos seus direitos, para que assim possam andar com mais tranquilidade, atravessar na hora certa e recorrer da melhor forma possível em caso de algum acidente de trânsito. Veja mais informações a seguir.

Detran do DF

Detran do DF

Curso de Orientação para Pedestres

O curso promovido pelo DETRAN do Distrito Federal contará com uma turma inicial de pessoas com idade entre 60 e 80 anos. Todas as aulas serão gratuitas e começam na terça-feira, dia 3, no SESC localizado na 504 Sul. O curso será aberto para toda a comunidade, mas a primeira turma é destinada somente a idosos, pois eles são considerados os mais vulneráveis ao trânsito. Chegaram a essa conclusão através de uma pesquisa cujo resultado demonstrou que 30% das vítimas fatais em acidentes de trânsito no estado eram pedestres, a grande maioria idosos.

Os participantes ficarão ciente das principais regras de trânsito que envolvem os pedestres, além de aprenderem também sobre sinalização.

Conteúdo do Curso de Orientação para Pedestres

O curso será composto por debates, estudos de casos de acidentes envolvendo pedestres, trabalhos em grupos e também atividades individuais. Além disso, haverá algumas atividades práticas que demonstraram aos participantes como é lidar com o trânsito.

A primeira turma possuirá uma carga horária de 8 horas, que será completada em dois dias de aula. Somente os participantes que tiverem 100% de frequência receberão o certificado. Por isso, todos os idosos inscritos devem comparecer no local no dia 3, realizar as atividades e todas as recomendações do professor. Este também dará a informação de quando ocorrerá a próxima aula.

Como participar do Curso de Orientação para Pedestres?

O curso será aberto a toda a comunidade, no entanto, a disponibilidade de novas turmas dependerá exclusivamente da demanda, ou seja, da quantidade de pessoas interessadas em participar do curso. Informações sobre as inscrições e disponibilização dos locais para a realização das mesmas serão disponibilizados em parceria com administrações regionais e escolas, somente quando houver uma quantia ideal de pessoas interessadas.

Detran do DF

Detran do DF

Por isso, se você quer participar e deseja que hajam novas turmas, deverá enviar um e-mail solicitando a abertura de uma nova turma, para o endereço eletrônico [email protected].  O número mínimo de solicitantes é de 20 pessoas para que uma nova turma seja aberta.

Vantagens do Curso de Orientação para Pedestres

Ao participar do curso você poderá aprender a forma correta de atravessar a rua e de exercer outras atividades, além de saber a maneira mais segura de se movimentar e proteger a si mesmo e outras pessoas. É uma ótima forma de evitar acidentes de trânsito e promover mais segurança a todos.

 

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...