DPVAT Documentos Necessários

Home > DPVAT > DPVAT Documentos Necessários

O Seguro DPVAT é pago anualmente por todos os motoristas de trânsito com o intuito de amenizar os danos causados por um acidente, ressarcindo todas as vítimas envolvidas, sem apuração de culpa.

O seguro cobre três tipos de indenizações: invalidez permanente, morte ou despesas médico-hospitalares. Para solicitar qualquer uma delas é preciso de muita papelada. Falaremos a seguir sobre os principais documentos exigidos.

DPVAT Documentos Necessários

DPVAT Documentos Necessários

Documentos DPVAT morte

A lista de documentos para solicitar indenização por morte varia muito, pois é possível que a vítima fosse casada e tivesse filhos, não fosse casada mas tivesse filhos ou ainda estivesse em outra situação. Por isso que é muito relativo; para saber a lista ideal para o caso em que você deseja solicitar, é preciso acessar o site da Seguradora Líder (www.seguradoralider.com.br ) e selecionar o tipo de vítima.

Quem tem Direito a Receber Seguro DPVAT

O seguro DPVAT é um direito de todas as vítimas envolvidas em um acidente de trânsito, independentemente se essa vítima causou ou não o acidente. Todos os envolvidos, seja motoristas, passageiros e pedestres, podem solicitar o Seguro DPVAT, desde que tenham sofrido algum tipo de dano. É possível solicitar indenização para arcar com as despesas médicas; o valor a ser recebido pode chegar a R$2.800,00.

Documentos DPVAT Invalidez

Já no caso de invalidez, a vítima, o seu beneficiário ou representante legal deve apresentar dentre muitos, estes principais documentos: boletim de ocorrência policial, declaração do proprietário do veículo, RG da vítima com cópia simples, CPF da vítima com cópia simples, laudo do Instituto Médico Legal, boletim de atendimento hospitalar ou ambulatorial, autorização de pagamento.

Documentos DPVAT Correios

É possível entregar toda a documentação diretamente em um posto dos Correios de sua cidade, caso não haja um posto de atendimento da Seguradora Líder. Você só precisa entregar os documentos de acordo com o tipo de indenização e preencher um formulário cedido pelo próprio Correio.

Como dar Entrada no DPVAT Online

Não é possível dar entrada no DPVAT pela internet. O que você pode fazer é acessar o site da Seguradora Líder para obter informações e detalhes sobre cada indenização, como é pago, quanto tempo demora, e demais detalhes sobre todo o procedimento. É possível também tirar dúvidas e entrar em contato para obter mais informações.

No entanto, não é possível enviar os documentos online, nem efetuar o procedimento para dar entrada no DPVAT.

DPVAT Documentos Necessários

DPVAT Documentos Necessários

Dar Entrada no Seguro DPVAT pela Internet

O Seguro DPVAT pode ser solicitado apenas pelos Correios ou em seguradoras presentes na sua cidade. Você deve ir até o local escolhido com toda a documentação em mãos e informar o que deseja fazer. No caso dos Correios, eles deverão emitir um comprovante de envio da documentação à Seguradora Líder mais próxima.

Documentos Necessários para dar entrada no seguro DPVAT por morte

Você viu que a documentação no caso de morte é muito relativa, mas aqui daremos um exemplo de documentação exigida para uma vítima sem cônjuge, filhos ou herdeiros: boletim de ocorrência policial, Certidão de Óbito, laudo de exame emitido pelo IML, cópia simples do RG e CPF da vítima, RG e CPF do pai, mãe, avó e demais beneficiários.

 

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...