Carteira Nacional de Habilitação Gratuita ES

Home > Detran ES > Carteira Nacional de Habilitação Gratuita ES

A Carteira Nacional de Habilitação é um documento muito importante que te dá o direito de dirigir qualquer tipo de veículo, de acordo com a sua categoria, além de transitar entre as vias, rodovias e ruas estando dentro da lei. Infelizmente, para obtê-la, os interessados devem desembolsar quase R$2 mil, pagando taxas, aulas teóricas e práticas, provas e exames.

Nem todos têm condição de arcar com os gastos de uma CNH, por isso que os DETRAN de alguns estados inovaram e criaram o programa CNH Social, onde você pode tirar a sua carteira de forma gratuita desde que preencha os requisitos.

Carteira Nacional de Habilitação Gratuita ES

Carteira Nacional de Habilitação Gratuita ES

CNH Social ES 2017

O Detran do Espírito Santo é um dos que oferece essa oportunidade para a população do estado. Para poder participar, geralmente os requisitos envolve uma determinada renda bruta mensal, como receber até dois salários mínimos ou menos que isso. Os requisitos podem ser alterados de um estado para outro, por isso você deve procurar se informar se o DETRAN de sua região oferece o programa, já que ele não é obrigatório.

O Detran ES realiza o processo seletivo através do portal http://www.cnhsocial.es.gov.br/, onde você encontra a documentação necessária e o resultado da 1ª e 2ª chamada. As inscrições tendem a ser abertas uma vez no ano e acontecem pela internet; os interessados sempre devem ficar de olho no respectivo portal.

Inscrição CNH Social 2017

As inscrições para a CNH Social, CNH Popular ou CNH Gratuita, como também pode ser chamada, geralmente acontecem pela internet, no portal do Detran do respectivo estado ou em um portal separado. Elas abrem apenas uma vez no ano e os candidatos devem ficar atentos aos requisitos para conseguirem se inscrever.

Elas tendem a durar de uma a duas semanas e o resultado sai no próprio portal. Depois, os selecionados devem comparecer na unidade indicada para a realização das aulas teóricas e práticas e dos exames. Os selecionados não precisam arcar com nada, todos os custos são garantidos por meio do Detran.

CNH Social SP

Ainda que a CNH Social exista desde 2011, são poucos os estados que aderem ao programa e oferecem essa oportunidade à população. Em São Paulo infelizmente o programa não é aderido pelo Detran, o que dificulta a vida daqueles que querem ou precisam obter a Carteira Nacional de Habilitação. Espera-se que isso mude nos próximos anos que o programa passe a valer também em São Paulo.

CNH Social MG

O Detran de Minas Gerais esclareceu em uma nota que não possui nenhum vínculo com o programa CNH Popular, portanto alerta os condutores na hora de se afiliar a qualquer empresa que ofereça o programa, já que ele é uma iniciativa apenas de alguns Departamentos de Trânsito.

Detran MG

Detran MG

CNH Social PR

O DETRAN do Paraná não realiza o programa CNH Popular, mas informa que o SEST SENAT possui o projeto Primeira Habilitação para o Transporte – CNH Social. Sendo assim, os interessados devem procurar o órgão.

CNH Social 2017

Para poder participar da CNH Social geralmente é solicitado que o candidato tenha mais de 18 anos, receba até dois salários mínimos por mês. Também é preciso estar desempregado há um ano, não possuir registro na carteira de trabalho, possuir alguma deficiência, ser ex-presidiário ou um pequeno agricultor rural.

 

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 1,00 de 5)
Loading...