Como conseguir desconto IPVA
Todo início de ano, os brasileiros se desdobram para pagar os tributos ao governo, entre eles o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). É possível conseguir um pequeno desconto com a quitação adiantada do tributo e, assim, diminuir os custos com esse tipo de despesa. Em alguns Estados do Brasil, o desconto de antecipação do IPVA pode chegar a 10% do valor total do imposto. Isso varia, de acordo com as regras de arrecadação da região e por isso, é preciso ficar atento à cobrança, além das datas de pagamento.

imagem: divulgação
Valor de desconto do IPVA
Conteúdo do Artigo
É possível verificar quanto será cobrado pelo IPVA, calculando o valor em cima da tabela FIPE, que mostra o preço médio dos veículos no Brasil. O valor do IPVA é variável de veículo para veículo e de acordo com as regras do Estado. Geralmente, a tabela é dividida em automóveis movidos à gasolina ou que sejam flex; veículos movidos a álcool, gás ou eletricidade, motos, caminhonetes com cabine simples, ônibus e micro-ônibus e grandes caminhões.
Para calcular, primeiro verifique o valor do veículo na tabela FIPE e depois a alíquota cobrada por ele no seu Estado, pois esse valor varia de acordo com a localidade, o tipo do combustível e características do automóvel. Multiplique o valor do veículo com a alíquota e tem-se quanto será cobrado pelo imposto. A tabela com as datas das parcelas e os valores das alíquotas são divulgadas no site do Detran ou no site da Secretaria da Fazenda Estadual.
Como ter desconto no IPVA
É possível conseguir desconto de até 10% pagando por meio de uma única parcela até o mês de janeiro ou 5% até fevererio, dependendo da localidade. A outra maneira de pagar o IPVA é através do parcelamento do valor, sem desconto, a partir do mês de fevereiro em até quatro parcelas.
Dependendo do valor do abatimento, essa antecipação pode valer a pena ou não. Se o cidadão tem o dinheiro todo e não vai utilizado, compensa adiantar o pagamento, pois evita se esquecer de efetuar o pagamento e não há o risco de multas de atraso serem cobradas. Contudo, se a pessoa não puder se dispor do dinheiro integralmente, pode quitar o valor mensalmente através de parcelas fixas.

(Foto: Divulgação)
Como fazer o pagamento do IPVA
O pagamento do IPVA pode ser realizado nas casas lotéricas, nos bancos, em guichês de autoatendimento e nos Correios. Se o proprietário do veículo não recebeu o boleto de pagamento na residência pode imprimi-lo pela internet, no site da Secretaria Estadual da Fazenda ou do Detran, na opção IPVA, preenchendo os números do Renavam, CPF ou CNPJ. Calcule tudo e se programe para pagar à vista ou parcelado, garantindo o seu desconto.

Calendário IPVA 2015 (Foto: Divulgação)