IPVA 2019 AL

Home > Ipva 2018 > IPVA 2019 AL

Quem é condutor de algum veículo automotor já deve estar bem ciente do que é o IPVA, mas sempre é bom relembrar algumas informações e detalhes importantes que com certeza ajudarão na época de pagar essa taxa. O IPVA anda junto com o Seguro DPVAT e todos os débitos do veículo para garantir que o licenciamento anual seja realizado. Ao pagar todos eles juntos, o condutor renova o CRLV, documento de porte obrigatório do veículo.

Para saber mais, continue lendo a seguir!

IPVA 2019

O IPVA 2019 é pago sempre durante os primeiros meses do ano, mas em casos específicos o pagamento se estende até o segundo semestre do ano. É importante, entretanto, que todos os condutores consultem o calendário do IPVA para não perderem o prazo de pagamento e para que assim possam continuar circulando com o veículo.

O que é o IPVA 2019?

Se você ainda não sabe, o IPVA é o Imposto Sobre a Propriedade do Veículo Automotor e é cobrado de todos os condutores de veículos que circulam em via terrestre. O valor a ser pago no IPVA depende de cada veículo, seu ano de fabricação e modelo, assim como da alíquota estabelecida pelo estado.

IPVA 2019 al

IPVA 2019 AL. Imagem: divulgação

Valor IPVA 2019 al

Cada estado estabelece uma alíquota para cobrar sobre o valor venal dos veículos. No caso do IPVA 2019 AL, é cobrado: 1% sobre o valor venal no caso de ônibus, micro-ônibus, caminhões, aeronaves e embarcações; 2% sobre o valor venal no caso de motocicletas e similares; e 2,5% sobre o valor venal no caso de caminhonetes e similares. O valor venal de cada veículo pode ser consultado anualmente na Tabela FIPE.

Consulta IPVA 2019 al

Consultar o IPVA 2019 AL é um ato extremamente recomendado a todos os condutores. A consulta é feita online, de graça e em poucos segundos permite que o motorista tenha conhecimento do valor do seu IPVA e de outros débitos do veículo que também precisam ser pagos.

A consulta é disponibilizada pela Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas e pode ser feita pelo site http://apl03.sefaz.al.gov.br/ipvaonline/. O condutor deverá informar o exercício (corrente ou anterior), o RENAVAM e a placa do veículo.

Boleto IPVA 2019 al

Emitir o boleto do IPVA 2019 AL também é muito importante, pois através dele você consegue pagar todos os débitos do seu veículo. O boleto pode ser emitido logo após a consulta, basta clicar na opção referente a emissão da guia de pagamento. Quem preferir, também pode ir diretamente ao caixa eletrônico do banco em que é cliente e informar somente o RENAVAM e a placa do seu veículo para que consiga efetuar o pagamento.

2 via IPVA 2019 al

A segunda via da sua guia de pagamento do IPVA 2019 AL pode ser emitida, basta efetuar novamente a consulta e imprimir novamente o boleto. É fundamental guardar a guia já paga, além de emitir o certificado de quitação do IPVA se o seu estado emite.

Tabela IPVA 2019 al

A tabela do IPVA 2019 AL contém todos os prazos de pagamento do tributo, tanto em cota única quanto nas três parcelas. Os dias de vencimento variam de acordo com o número final da placa do veículo, portanto é fundamental conferir. Além disso, saber o número final da placa já ajuda você a ter uma noção de quando o pagamento será efetuado.

Veja mais:

IPVA 2019 SC

IPVA 2019 MS

IPVA 2019 RN

Calendário IPVA 2019 al

O calendário do IPVA 2019 AL que possui todos os vencimentos será divulgado em breve, até o início do ano, podendo ser encontrado no site da Secretaria da Fazenda do Estado ou no site do Detran. Esse calendário é de grande importância e deve ser consultado por todos, para que tenham consciência de até quando devem pagar o IPVA para não arcarem com multas.

Isenção de IPVA 2019 al

Poucos sabem, mas também é possível obter isenção do IPVA 2019 AL, entretanto esse benefício é somente para alguns veículos. Podem solicitar a isenção carros antigos, carros adaptados para deficientes físicos, assim como veículos diplomáticos, táxis, ônibus de transporte escolar e urbano, entre outros.

Consulta IPVA 2019 al renavam

Como você deve ter percebido anteriormente, o código RENAVAM é fundamental para realizar a consulta ao IPVA 2019 AL. Ele funciona como o RG do veículo, identificando-o e diferenciando-o de todos os outros.

Pagamento de IPVA 2019 al

O pagamento do IPVA 2019 AL começará em janeiro e poderá ser feito em casas lotéricas de todo o país, assim como em agências da Caixa, do Banco do Brasil, do Itaú, do Bradesco, do Santander e de vários outros bancos.

IPVA 2019 al

IPVA 2019 AL. Imagem: divulgação

IPVA 2019 al atrasado

Caso o seu IPVA 2019 AL atrase, você ainda pode efetuar o pagamento, mas terá que arcar com uma multa. Na hora de efetuar a consulta, informe que você deseja pagar o IPVA corrente e o sistema irá calcular o valor da multa. Caso queira pagar um IPVA atrasado de algum ano anterior, basta mudar a opção “corrente” para “anteriores” na opção de Exercício.

Isenção IPVA 2019 al deficientes

Como já mencionamos, veículos que foram adaptados para deficientes físicos podem solicitar a isenção do IPVA 2019 AL, basta apresentar a documentação necessária e preencher os devidos formulários disponibilizados online. Todas as informações podem ser obtidas em uma unidade do Detran AL perto de você.

Isenção IPVA 2019 al carros antigos

Veículos antigos que tenham 10, 15 ou 20 anos de fabricação também podem solicitar a isenção. É preciso conferir a quantidade necessária de anos de fabricação em seu estado, pois varia bastante. O Detran de Alagoas libera em seu site toda a lista de documentação necessária para solicitar a isenção em cada situação.

Essa documentação, aliada aos formulários que devem ser impressos e preenchidos, deve ser entregue na unidade mais próxima de você o quanto antes para que consiga a isenção a tempo. Quem se encaixar nessa categoria, mas não solicitar a isenção, ainda terá que pagar o IPVA igual. Sendo assim, a isenção deve ser solicitada todos os anos, de modo contrário você terá que pagar.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...