IPVA 2019 MG

Home > Ipva 2018 > IPVA 2019 MG

O Detran é o órgão de trânsito responsável por oferecer aos condutores todos os serviços relacionados com seu veículo, sua habilitação e suas infrações cometidas, além de ser o órgão que recolhe os veículos nas ruas, administra o trânsito de modo geral e preza pela segurança de todos.

O Detran Minas Gerais, conhecido por Detran MG, disponibiliza em seu site na internet todas as informações sobre as obrigatoriedades do condutor, entre eles está o IPVA e o licenciamento anual que acabam sempre andando juntos. A seguir, conheça tudo sobre o IPVA 2019 e saiba como pagá-lo.

IPVA 2019

O IPVA 2019 só irá ser cobrado nos próximos meses, mas muitos motoristas já estão guardando dinheiro para conseguir pagá-lo e buscando informações para que consigam tirar suas dúvidas o quanto antes. O IPVA MG  é pago anualmente, portanto grande parte das informações que você obter vão servir para os demais anos. É importante, no entanto, ficar de olho sempre nas mudanças que podem ser adotadas por cada estado. Se você acompanha com regularidade as novidades do trânsito, não terá problemas.

De modo geral, o valor do IPVA MG 2019 é diferente de acordo com o veículo, seu modelo e ano de fabricação. Os mesmos valores são aplicados para cada veículo, independentemente do estado.

O que é o IPVA 2019?

O IPVA MG 2019 é o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores e o seu pagamento é realizado anualmente, junto dos demais débitos do veículo, para o licenciamento anual. O condutor que realiza o pagamento do IPVA e de todos os seus débitos, acaba efetuando o licenciamento e tem o documento do seu veículo renovado, o que é fundamental para que possa circular livremente dentro da lei.

IPVA 2019 MG

IPVA 2019 MG. Imagem: divulgação

De modo geral, o IPVA MG 2019 pode ser pago em cota única ou parcelado em até três vezes. Quem optar pela cota única pode garantir um desconto de até 10%.

IPVA 2019 mg

O IPVA MG 2019 ainda não possui datas de vencimento, mas o condutor deverá ficar atento ao site do órgão, pois será lá que o calendário será disponibilizado. Além do calendário, o condutor sempre pode efetuar uma consulta do IPVA para saber do seu valor e seus vencimentos, como explicaremos mais pra frente.

Cerca de 50% do valor arrecadado com o IPVA é redirecionado para os cofres do Estado, enquanto o restante é redirecionado para o município em que o veículo está registrado.

Vencimento IPVA 2019 mg

O IPVA 2019 MG terá datas de vencimento de acordo com as opções de pagamento disponíveis. Quem optar por pagar em cota única, terá até o dia X de um determinado mês para efetuar o pagamento; essa data de vencimento também varia de acordo com a numeração da placa do veículo.

Dependendo da numeração da sua placa, mesmo optando pela cota única, você só precisará efetuar o pagamento em abril, por exemplo. Por outro lado, quem optar pelo parcelamento, terá que lidar com três vencimentos. É ideal conferir o calendário que será disponibilizado pelo estado para não cometer erros e ter certeza de quando pagar.

consulta IPVA 2019 MG

Os condutores interessados também podem realizar a consulta do IPVA MG 2019, onde conferem o valor do seu IPVA e dos demais débitos do veículo que também devem ser pagos. Essa consulta é disponibilizada na internet pelo SEFAZ do estado e leva somente alguns segundos.

Basta acessar o site http://ipva1.fazenda.mg.gov.br/ipvaonline/inputConsultaIpvaPorRenavam.action, informar o RENAVAM do veículo e o exercício, ou seja, o ano. Você verá o valor a ser pago e ainda poderá clicar na opção de emitir a guia de pagamento.

Boleto IPVA 2019 MG

O boleto IPVA MG 2019 também é chamado de guia de arrecadação e consiste em um documento que possui o valor total do imposto, a quantidade de parcelas e demais detalhes, além do código de barras para o pagamento.

O boleto pode ser emitido pelo site http://ipva1.fazenda.mg.gov.br/ipvaonline/inputEmissaoGuiaArrecadacaoIpvaPorRenavam.action, basta informar os mesmos dados já solicitados anteriormente.

Veja mais:

IPVA 2019 RS

IPVA 2019 PE

IPVA 2019 GO

Isenção de IPVA 2019 MG

Também é possível obter a isenção do IPVA 2019 MG, mas somente em casos específicos. Tem direito a solicitar a isenção aqueles veículos que são de aluguel, os reboques e similares, assim como veículos de embaixada e consulado. Veículos oficiais também podem solicitar a isenção.

A isenção do IPVA MG 2019 pode ser solicitada diretamente através do site https://www2.fazenda.mg.gov.br/sol/ctrl/SOL/SERVWEB/CADASTRO_001?ACAO=VISUALIZAR.

2 via IPVA 2019 MG

Caso você perca a guia de arrecadação do IPVA, é possível emitir uma segunda via no mesmo site onde você emitiu a primeira. Basta informar os dados, conferir o valor e clicar na opção de emitir a guia de arrecadação.

Parcelamento de IPVA 2019 MG

Quem desejar, pode optar pela opção de parcelar em até três vezes o IPVA MG 2019, mas é bom ficar ciente que nesses casos não receberá nenhum desconto. É extremamente fácil pagar o IPVA parcelado.

No momento de emitir a sua guia de arrecadação, você deve informar na página se deseja pagar em cota única ou parcelado. O próprio sistema já disponibilizará as três guias de arrecadação, com os devidos vencimentos. Também é possível parcelar o IPVA atrasado em até 12 vezes, sendo que a solicitação pode ser feita também online.

 IPVA 2019 MG

IPVA 2019 MG. Imagem: divulgação

Isenção IPVA 2019 mg veículos antigos

A isenção do IPVA MG 2019 também é disponibilizada para veículos antigos, ou seja, veículos com mais de 15 anos de fabricação. É importante ressaltar que esses 15 anos podem se alterar de um estado para outro, sendo que em alguns é preciso ter mais de 20 anos de fabricação.

Bancos credenciados IPVA 2019 MG

O pagamento do seu IPVA MG 2019 pode ser feito em qualquer casa lotérica do país. Em relação a bancos credenciados, o estado de Minas Gerais possui os seguintes: Banco do Brasil e todos os seus correspondentes bancários, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Sistema Financeiro Cooperativo do Brasil, Mercantil do Brasil e Santander.

Isenção de IPVA mg para deficientes

Quem possui algum tipo de deficiência também tem direito a isenção do IPVA MG 2019. A cartilha com todas as informações sobre o benefício pode ser acessada no site http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/impostos/ipva/isencaoipvadeficiente.htm. Na página é possível encontrar todos os documentos necessários, assim como o passo a passo para esse tipo de solicitação.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...