IPVA 2019 MT

Home > Ipva 2018 > IPVA 2019 MT

Ficar ciente dos tributos que o seu veículo precisa pagar todos os anos é essencial para ser um bom motorista, sempre renovar os documentos obrigatórios e nunca precisar se preocupar com pontos na habilitação ou com o seu veículo sendo apreendido. Por isso, é fundamental conhecer o IPVA, tudo que ele implica e como o seu pagamento pode ser efetuado.

A seguir, conheça todos os detalhes sobre esse tributo cujo pagamento é obrigatório para a renovação do seu CRLV.

IPVA 2019

O IPVA 2019 é um imposto que começa a ser cobrado geralmente em janeiro e pode seguir até o segundo semestre do ano, variando de acordo com o calendário de cada estado. As datas de vencimento do IPVA são distribuídas de acordo com o número final da placa de cada veículo, sendo que os veículos com um número final 1 pagam primeiro. Os veículos com um número final 0 são os últimos a pagar o IPVA. Conferir esses detalhes é importante para você não perder o prazo e manter o IPVA em dia.

O que é o IPVA 2019?

IPVA é a sigla para Imposto Sobre a Propriedade do Veículo Automotor. Esse imposto deve ser pago pelos condutores anualmente e auxilia na melhoria de serviços públicos, podendo ser usado para construir e melhorar estradas, quanto em outras áreas. Pagar o IPVA é essencial para quem deseja manter o veículo regularizado, pois através dele é renovado o CRLV, documento de porte obrigatório que deve ser renovado todos os anos.

IPVA 2019 mt

IPVA 2019 MT. Imagem: diuvlgação

IPVA 2019 mt

O IPVA 2019 MT deverá começar a ser cobrado em breve, assim que as primeiras informações sobre ele forem disponibilizadas pelo Detran do Estado. Quem está com o IPVA de algum ano anterior atrasado também poderá aproveitar essa oportunidade para quitar tudo de uma única vez.

Consulta IPVA 2019 mt

A consulta ao IPVA 2019 MT pode ser feita online, através do site https://www.sefaz.mt.gov.br/portal/Tributario/IPVA/MenuIPVA.php. A página traz várias opções e o condutor deve clicar em “Consulta Extrato IPVA”. Na página seguinte o condutor deverá informar o CHASSI do veículo ou o RENAVAM e o ano de referência. Na página seguinte todos os valores que devem ser pagos serão mostrados.

Boleto IPVA 2019 mt

Para emitir o boleto do IPVA 2019 MT, o condutor deve acessar a página que passamos anteriormente e clicar na opção “Pague seu IPVA” ou “Parcele seu IPVA”, se esse for o seu desejo. Na página seguinte o condutor deverá informar novamente o CHASSI ou o RENAVAM e digitar a imagem de controle. Na página seguinte será mostrada a guia de pagamento com todos os detalhes e ela poderá ser impressa.

Veja mais:

IPVA 2019 PI

IPVA 2019 TO

IPVA 2019 AM

2 via IPVA 2019 mt

Realizando o mesmo procedimento descrito acima é possível emitir a segunda via da sua guia de pagamento do IPVA 2019 MT.

Tabela IPVA 2019 mt

Com certeza você já deve ter ouvido falar na tabela do IPVA 2019 MT. Essa tabela é disponibilizada no site do Detran do estado, assim como no site da Secretaria da Fazenda, e nela os condutores encontram os prazos de pagamento do IPVA, de cada cota, de acordo com o número final da placa do veículo.

Calendário IPVA 2019 mt

A tabela mencionada acima também pode ser chamada de calendário e é atualizada todos os anos com novas datas. Esse calendário é de grande importância e deve ser conferido por todos os condutores que desejam pagar o IPVA 2019 MT em dia.

Por enquanto é possível obter algumas informações observando o último calendário disponibilizado pelo estado, como a sequência em que são feitos os pagamentos. O calendário do IPVA 2019 MT também poderá ser encontrado em todas as unidades do Detran próximas de você.

Isenção de IPVA 2019 mt

Nem todos os motoristas sabem, mas existem alguns veículos que podem solicitar a isenção do IPVA 2019 MT. Veículos antigos podem solicitar, assim como veículos de deficientes físicos, veículos de consulados e de sindicatos de trabalhadores, taxistas autônomos, ônibus de transporte urbano, entre outros.

Consulta IPVA 2019 mt renavam

A consulta do IPVA 2019 MT que mencionamos anteriormente só pode ser realizada com o código RENAVAM, um código de identificação do veículo que pode ser encontrado no CRLV. É importante que todos os motoristas tenham conhecimento sobre esse código, pois ele é solicitado em diversos tipos de consultas e serviços realizados nas unidades do Detran e também no site.

Pagamento de IPVA 2019 mt

Como você já deve saber, o IPVA 2019 MT pode ser pago em cota única, ou seja, à vista, ou em três parcelas iguais. Quem optar por pagar em cota única pode contar com um bom desconto oferecido pelo estado. Independentemente do tipo de pagamento escolhido, o boleto do IPVA pode ser pago em casas lotéricas e agências bancárias de todo o país, sendo que os principais bancos são credenciados para receber esse tipo de pagamento.

IPVA 2019 mt

IPVA 2019 MT. Imagem: divulgação

IPVA 2019 mt atrasado

É importante que os motoristas sempre confiram o calendário do IPVA 2019 MT para evitar atrasos, mas caso você acabe deixando de pagar o tributo dentro do prazo estabelecido, ainda poderá pagar, mas terá que arcar com multas. Para pagar o IPVA em atraso, é recomendado emitir o boleto normalmente conforme ensinamos anteriormente, sem precisar se preocupar em efetuar nenhum cálculo. O próprio sistema irá calcular e inserir o valor dos juros no total do boleto a ser pago.

Isenção IPVA 2019 mt deficientes

Os veículos que foram adaptados para deficientes físicos estão aptos a solicitarem a isenção do IPVA 2019 MT, mas para isso devem entregar toda a documentação necessária diretamente na unidade do Detran mais próxima, o mais rápido possível. A solicitação deve ser feita todos os anos, por isso sempre guarde os documentos necessários.

Isenção IPVA 2019 mt carros antigos

Veículos antigos são aqueles que possuem um tempo de fabricação de 10, 15, ou 20 anos, estabelecido pelo estado. Esses veículos também podem solicitar a isenção mediante apresentação da documentação exigida, sendo que ela é diferente para cada caso. Mais informações sobre a isenção do IPVA 2019 MT devem ser obtidas nas unidades do Detran de cada município.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...