IPVA 2019 PI

Home > Ipva 2018 > IPVA 2019 PI

O IPVA é somente um dos impostos que devem ser pagos anualmente pelo condutor. Quem possui um veículo dificilmente para de gastar com ele, mas os gastos maiores e principais acontecem nos primeiros anos, e se você tiver sorte, eles diminuem drasticamente ao longo dos anos. Chega em um ponto que é possível até mesmo solicitar a isenção do IPVA e, consequentemente, das demais taxas.

Você não sabia disso? Então continue lendo a seguir para conseguir mais detalhes.

IPVA 2019

O IPVA é cobrado todos os anos dos motoristas, a partir de janeiro. O pagamento do tributo possui datas variadas para cada veículo, de acordo com o número final de sua placa. Dessa forma, observando os calendários dos anos anteriores, os motoristas já podem ter uma noção de qual mês terão que desembolsar a grana para pagar o IPVA.

Também é fundamental conferir o calendário atualizado da edição quando ele for liberado, para assim ter certeza de quando pagar o imposto e todas as taxas.

O que é o IPVA 2019?

O IPVA é um imposto cobrado sobre veículos automotores de vias terrestres. O valor cobrado para cada veículo é diferente, pois é influenciado pelo valor venal do veículo e pela alíquota cobrada pelo estado. Isso significa que se você e seu amigo que mora em outro estado possuem o mesmo veículo, nem sempre vocês pagarão o mesmo no IPVA, pois as alíquotas dos estados podem ser diferentes. O IPVA é um imposto que deve ser pago para que o CRLV, um documento de porte obrigatório do veículo, possa ser renovado.

IPVA 2019 pi

IPVA 2019 PI. Imagem: divulgação

IPVA 2019 pi

O IPVA 2019 PI é cobrado de todos os motoristas principalmente no primeiro semestre de cada ano. Varia de estado para estado o desconto ofertado para quem paga o imposto à vista, mas em alguns casos é possível chegar a 20%. Pelo site do Detran do seu estado você consegue obter esse tipo de informação e detalhes, por isso não deixe de acessar e acompanhar também as notícias de sua região.

Consulta IPVA 2019 pi

A consulta ao IPVA 2019 PI que permite ao condutor ficar ciente de quanto precisa pagar, pode ser feita diretamente pelo site do Detran PI: http://taxas.detran.pi.gov.br/licenciamento/index.jsf. Basta informar a placa do veículo, o RENAVAM e o ano exercício.

Após clicar em “Consultar” o motorista poderá conferir todos os valores e ficar ciente de quando precisará pagar.

Boleto IPVA 2019 pi

O boleto do IPVA 2019 PI, também chamado de guia de pagamento, pode ser emitido logo após a consulta no site, basta que o motorista clique na opção referente a emissão desse documento para efetuar o pagamento.

2 via IPVA 2019 pi

Os motoristas que desejarem também podem emitir após a consulta, a segunda via do boleto do IPVA 2019 PI.

Tabela IPVA 2019 pi

A tabela do IPVA 2019 PI nada mais é do que o calendário disponibilizado pelo estado, para que os motoristas possam consultar o dia de vencimento da cota única e das demais parcelas, de acordo com o número final da placa de seus respectivos veículos.

Cada estado possui sua própria tabela, portanto não adianta você conferir a tabela de outro lugar. É preciso esperar o Detran do seu estado liberar a tabela e então conferir quando deve efetuar os pagamentos.

Veja mais:

IPVA 2019 TO

IPVA 2019 AM

IPVA 2019 RR

Calendário IPVA 2019 pi

O calendário do IPVA 2019 PI não possui uma data exata para ser liberado, mas todos sabem que ele fica disponível até janeiro de todos os anos. O calendário pode ser conferido no site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do seu estado, assim como nas unidades perto de você.

Isenção de IPVA 2019 pi

A isenção de IPVA 2019 PI é algo real, mas nem todos os motoristas estão cientes dela. Há alguns tipos de veículos que podem solicitar a isenção, mas isso deve ser feito todos os anos para que possam continuar usufruindo da isenção, de modo contrário terão que pagar.

Quem se encaixar nas categorias deverá entregar os documentos de acordo com o seu tipo de veículo, diretamente na unidade do Detran mais próxima.

Consulta IPVA 2019 pi renavam

O RENAVAM é extremamente importante e solicitado em consultas e serviços realizados no Detran. É o código de identificação do veículo, como um RG e pode ser encontrado no CRLV.

Pagamento de IPVA 2019 pi

O pagamento do IPVA é obrigatório e deve ser feito em cota única ou em até três parcelas. Geralmente o vencimento da cota única coincide com o vencimento da primeira parcela. Quem é cliente de algum dos bancos credenciados pode efetuar o pagamento diretamente pelo Internet Banking ou no caixa dentro da agência, basta informar o RENAVAM do veículo.

Quem optar por emitir o boleto de pagamento, pode pagá-lo em casas lotéricas ou em agências da Caixa, do Banco do Brasil, do Itaú, do Santander, do Bradesco e de diversos outros bancos.

IPVA 2019 pi

IPVA 2019 pi. Imagem: divulgação

IPVA 2019 pi atrasado

Caso você deixe o IPVA 2019 PI atrasar, ainda poderá efetuar o pagamento, mas fique ciente que juros serão cobrados, de acordo com a quantidade de dias após o vencimento. A emissão de um novo boleto é necessária, agora com o novo valor já acrescido dos juros.

O novo boleto poderá ser emitido no mesmo site e da mesma forma que ensinamos anteriormente, sendo que o sistema efetua o cálculo automático dos juros.

Isenção IPVA 2019 pi deficientes

A isenção do IPVA 2019 PI é concedida a veículos que foram adaptados para deficientes físicos. Se o seu veículo se encaixa nessa situação, então você deve reunir todos os documentos necessários – esse tipo de informação pode ser obtido por telefone, ligando para o Detran de sua cidade – e entrega-los na unidade o quanto antes.

Isenção IPVA 2019 pi carros antigos

Veículos antigos também podem solicitar a isenção do IPVA 2019 PI, mas o tempo de fabricação depende de cada estado. Em alguns o veículo precisa ter 10, 15 ou até 20 anos de fabricação para poder solicitar. Quando souber o tempo exato e se o seu veículo se enquadrar, você poderá solicitar a isenção.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...