IPVA 2019 PR

Home > Ipva 2018 > IPVA 2019 PR

O IPVA 2019 PR é um tributo de pagamento obrigatório a todos os motoristas. É fundamental que o condutor que possua um veículo ou que tenha interesse em obter um, conheça todos os tributos e taxas que deve pagar anualmente. Ao pagar esse tributo, o condutor estará renovando o documento do seu veículo e ainda contribuindo para a melhoria de estradas e do serviço público em geral.

Se você é morador do Paraná e deseja saber mais sobre como funciona o IPVA na região, quanto é o desconto e quem são os veículos isentos de pagamento, continue lendo a seguir!

IPVA 2019

O IPVA 2019 começa a ser pago em janeiro, mas os dias de vencimento dependem exclusivamente de cada veículo e do tipo de pagamento escolhido pelo condutor. Aqueles que possuem um número final da placa 1, efetuam o pagamento logo nos primeiros meses do ano.

Os pagamentos geralmente são vencidos no mesmo dia a cada mês e todos os veículos pagam o IPVA geralmente até setembro/outubro de cada ano.

O que é o IPVA 2019?

O IPVA 2019 PR é o Imposto Sobre a Propriedade do Veículo Automotor e ao pagá-lo, você poderá renovar o seu CRLV e o seu veículo poderá continuar circulando por todas as vias terrestres livremente. O pagamento do IPVA geralmente também inclui o pagamento de todas as taxas do veículo, o que inclui o Seguro DPVAT, multas, infrações e quaisquer outras taxas que não tenham sido pagas.

Ao pagar o IPVA e essas taxas, o condutor está apto a realizar o licenciamento anual que dará origem a renovação do seu CRLV. Para completar o licenciamento anual é preciso apenas efetuar uma vistoria e pagar a sua respectiva taxa. Se tudo estiver ok com o veículo, o documento será renovado e enviado para a residência do condutor.

IPVA 2019 PR

IPVA 2019 PR. Imagem: divulgação

Detran pr IPVA 2019

O Detran do Paraná reúne em seu site online uma série de informações sobre o IPVA 2019 PR, por isso é indicado que todos os condutores acessem o site para tirar suas dúvidas e obter mais informações sobre o pagamento do tributo. É no site do Detran do Paraná que também se encontra o calendário com todas as datas de vencimento do IPVA e das demais taxas.

Consultar IPVA 2019 pr

Uma maneira rápida e eficaz do condutor ficar ciente do valor do seu IPVA 2019 PR é realizando uma consulta online, disponibilizada no site da Secretaria da Fazenda do Paraná. Após realizar a consulta, o condutor poderá conferir na página seguinte o valor do seu IPVA e de todos os débitos do veículo, assim como os prazos para pagar.

A consulta pode ser realizada através do site http://www.fazenda.pr.gov.br/modules/conteudo/ipva.php, basta informar o RENAVAM do veículo, informar uma data de pagamento e digitar a imagem de controle. Clique em “Consultar” e os valores serão mostrados na tela.

Boleto IPVA 2019 pr

Emitir o boleto de pagamento do IPVA 2019 PR é essencial, pois somente com ele em mãos o condutor poderá pagar todas as taxas do veículo. Esse boleto, também chamado de guia de pagamento, pode ser emitido logo após a realização da consulta online.

Após conferir todos os valores e datas na tela, o condutor terá a opção de emitir o boleto ou a guia de pagamento. Basta clicar nessa opção e efetuar o pagamento em qualquer casa lotérica ou agências bancárias de bancos credenciados.

Veja mais:

IPVA 2019 ES

IPVA 2019 PA

IPVA 2019 CE

2 via IPVA 2019 pr

Caso o condutor acabe perdendo a guia de pagamento, é possível emitir a 2ª via pelo mesmo site da consulta. É preciso realizar a consulta novamente e emitir a guia normalmente. Após efetuar o pagamento, caso o condutor queira, é possível efetuar a consulta para conferir que não há mais débitos.

IPVA 2019 pr atrasado

O IPVA 2019 PR possui prazos para ser pago, de acordo com o método de pagamento escolhido pelo condutor. Caso o condutor efetue o pagamento do IPVA após o prazo previsto no calendário, terá que arcar com as multas. Na hora de emitir a guia, o próprio sistema já calcula todas as multas e juros e inclui no valor final, sendo assim você só precisa acessar o site, emitir o boleto e o valor estará atualizado.

Quem possui IPVA atrasado de outros anos também pode pagar, basta informar no momento da consulta as informações corretas. O IPVA atrasado de anos anteriores pode ser pago em até 12 vezes.

IPVA 2019 pr licenciamento

Como você já viu, o pagamento do IPVA 2019 PR e de todas as taxas do veículo geram o licenciamento que, por sua vez, é responsável pela renovação do CRLV. Quem não efetua o licenciamento anual acaba ficando irregular e corre o risco de ter o veículo apreendido, além de ter que arcar com 7 pontos na CNH e uma multa.

IPVA 2019 PR

IPVA 2019 PR. Imagem: divulgação

Carros isentos de IPVA 2019 pr

Existem diversas categorias de veículos que são isentos de pagar o IPVA 2019 PR. É sempre preciso conferir se o seu veículo se encaixa em uma das categorias, pois assim você poderá dar entrada na solicitação da isenção.

A principal categoria isenta é a de veículos antigos que, no estado do Paraná, são os veículos com mais de 20 anos de fabricação. Em outros estados, esse período na maioria das vezes é de mais de 15 anos de fabricação.

IPVA 2019 pr desconto

Todas as pessoas que optarem por pagar o IPVA 2019 PR em cota única, ou seja, à vista, ganham um desconto de até 3%. Entretanto, essas pessoas precisam efetuar o pagamento da cota única dentro do prazo previsto no calendário do IPVA.

Isenção IPVA 2019 pr

Além da categoria mencionada acima, há diversas outras que podem solicitar a isenção do IPVA 2019 PR: veículos que foram adaptados para deficientes físicos, veículos de transporte escolar, veículos oficiais federais, veículos oficiais estaduais, táxis e ônibus de transporte urbano.

Desconto IPVA 2019 pr

O desconto do IPVA 2019 PR é uma grande ajuda para aqueles que desejam economizar. Confira o calendário, efetue o pagamento o quanto antes e usufrua do seu desconto.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...