IPVA 2019 RN

Home > Ipva 2018 > IPVA 2019 RN

Pagar o IPVA 2019 é uma tarefa dolorosa para muitos motoristas. Dependendo do modelo e ano de fabricação do veículo, o valor pode ser bem caro mesmo, mas a tendência é ir melhorando com os anos. Além disso, em alguns estados, veículos com mais de 10 anos de fabricação podem solicitar isenção do IPVA. Essas e várias outras informações você poderá conferir com mais detalhes a seguir.

IPVA 2019

O IPVA deve ser pago por todos os condutores de veículos que circulam em vias terrestres. O pagamento pode ser feito em cota única (e nesse caso o estado concede um bom desconto para o motorista) ou em até três parcelas. O vencimento do IPVA sempre varia de acordo com o número final da placa do veículo, sendo que para cada número, há uma data de vencimento diferente.

O que é o IPVA 2019?

O Imposto Sobre a Propriedade do Veículo Automotor não é o único tributo que deve ser pago pelos condutores. Juntamente do IPVA 2019, também é preciso pagar o Seguro DPVAT, as multas e demais taxas em aberto. Pagar o IPVA é essencial, mas de nada irá adiantar se você não quitar as outras taxas do seu veículo. Somente após efetuar o pagamento de tudo é que o documento de porte obrigatório, conhecido como CRLV, será renovado e enviado para sua residência.

IPVA 2019 rn

IPVA 2019 RN. Imagem: divulgação

Valor IPVA 2019 rn

Cada estado brasileiro estabelece uma alíquota que é cobrada sobre o valor venal do veículo e gera o valor do IPVA 2019 RN que deve ser pago. Esse valor é alterado todos os anos, por isso é fundamental que o condutor confira o valor venal do seu veículo atualizado ou confira o valor do IPVA em uma consulta que falaremos mais para frente.

As alíquotas são atualizadas todos os anos, por isso é preciso conferir essa informação quando ela for liberada pelo Detran do estado.

Consulta IPVA 2019 rn

A consulta de veículos disponibiliza no site do Detran RN permite que o motorista fique ciente do valor do seu IPVA e de todos os demais débitos que devem ser quitados. A consulta pode ser realizada pelo site http://www2.detran.rn.gov.br/externo/consultarveiculo.asp, basta informar a placa e o RENAVAM. Na página seguinte todos os valores serão mostrados.

Boleto IPVA 2019 rn

Após realizar a consulta e conferir os valores dos débitos, o condutor poderá clicar na opção de emitir o boleto ou a guia de pagamento. É preciso mais uma vez conferir os valores e então imprimir. Esse boleto pode ser pago até o dia de vencimento e, se passar disso, um novo boleto deverá ser emitido.

Veja mais:

IPVA 2019 RO

IPVA 2019 MT

IPVA 2019 PI

2 via IPVA 2019 rn

Caso seja necessário, outra opção disponibilizada após a consulta do IPVA 2019 RN é a emissão da segunda via do boleto. Se por algum motivo o motorista acabar perdendo o boleto, ele pode retornar ao site, refazer a consulta e emitir a segunda via da sua guia de pagamento.

Em alguns estados também é possível emitir a certidão de quitação do IPVA, sendo esse um documento muito importante pois comprova que o motorista está me dia com todas suas obrigações. Se o seu estado liberar essa certidão, não deixe de emiti-la, sendo possível realizar isso pela internet, no site do próprio Detran.

Tabela IPVA 2019 rn

A tabela do IPVA 2019 RN ainda não foi liberada e isso deverá acontecer no início do ano. Essa tabela nada mais é do que o calendário que contém os vencimentos de cada parcela do tributo, assim como o desconto fornecido.

Calendário IPVA 2019 rn

O calendário do IPVA 2019 RN deverá ser liberado no início do ano e poderá ser encontrado no site do Detran RN e também no site da Secretaria da Fazenda. No calendário os motoristas irão encontrar os números finais das placas e, ao lado de cada uma, a data de vencimento de cada parcela do IPVA, inclusive da cota única. É indicado que o motorista efetue os pagamentos dentro desses vencimentos para não ter que arcar com nenhuma multa.

Isenção de IPVA 2019 rn

A isenção do IPVA 2019 RN deve ser solicitada o quanto antes pelos proprietários de veículos que se encaixam nas categorias que podem solicitar isenção. Todos os anos esses veículos devem solicitar a isenção, de modo contrário terão que arcar com o IPVA novamente.

Podem solicitar a isenção veículos antigos, taxistas autônomos, ônibus de transporte urbano, veículos de consulados e de sindicatos de trabalhadores, veículos adaptados para deficientes físicos e vários outros.

Consulta IPVA 2019 rn renavam

Para realizar a consulta do IPVA 2019 RN você deve informar o código RENAVAM do veículo, pois ele é o único capaz de identificar o seu veículo e diferenciá-lo de qualquer outro. Esse código RENAVAM pode ser encontrado no seu CRLV.

 IPVA 2019 rn

IPVA 2019 RN. Imagem: divulgação

Pagamento de IPVA 2019 rn

O pagamento do IPVA 2019 RN pode ser feito em cota única ou em até três parcelas. Quem optar pela cota única pode receber um desconto de até 5%, mas esse valor muda de um ano para o outro. O pagamento do IPVA pode ser feito em casas lotéricas e em bancos como Caixa, Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e outros.

IPVA 2019 rn atrasado

Caso você deixe o IPVA 2019 RN atrasar, terá que emitir um novo boleto com o valor atualizado para conseguir pagar. Esse boleto pode ser emitido da mesma forma que explicamos anteriormente, pois o próprio sistema irá calcular a multa e adicioná-la ao valor final. Basta então emitir a nova guia e ir efetuar o seu pagamento.

Isenção IPVA 2019 rn deficientes

Veículos adaptados para deficientes físicos podem solicitar a isenção, sendo preciso apresentar alguns documentos diretamente na unidade mais próxima do Detran.

Isenção IPVA 2019 rn carros antigos

Veículos antigos são aqueles com 10, 15 ou 20 anos de fabricação, dependendo de estado para estado. Se o seu veículo se encaixar, você também pode solicitar a isenção do IPVA 2019 RN, basta apresentar os devidos documentos na unidade mais próxima de você. Os documentos mudam de acordo com a categoria do veículo.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...