IPVA 2019 RS

Home > Ipva 2019 > IPVA 2019 RS

O IPVA 2019 está se tornando um assunto cada vez mais recorrente no dia a dia dos condutores que residem no estado gaúcho. Eles sabem que nos próximos meses todas as informações sobre o IPVA serão liberadas, incluindo a tabela de alíquotas que definirá o valor que deverão pagar.

Buscar saber todas essas informações sobre o IPVA é essencial, pois com elas o pagamento do tributo poderá ser feito corretamente. Pagar o IPVA é uma obrigatoriedade do condutor e, quem não o fizer, acaba ficando com o veículo irregular e precisa arcar com uns prejuízos, como multa e perda de 7 pontos na CNH. Em alguns casos, corre o risco até do veículo ser apreendido. Para evitar que isso aconteça, confira a seguir todos os detalhes sobre o IPVA RS 2019.

IPVA 2019

O IPVA 2019 permitirá que os condutores paguem todas as parcelas ou até mesmo a cota única somente no ano que vem. A partir de janeiro os pagamentos devem iniciar, variando de acordo com a numeração da placa de cada veículo. O calendário deve ser liberado um pouco antes para que os condutores possam se organizar e saber direitinho quando devem efetuar os pagamentos.

É importante lembrar que aqueles que optam por pagar em cota única podem obter um desconto no valor. Esse desconto também varia de estado para estado. Aqueles cujo valor for muito alto ou não tiver condições de pagá-lo em cota única, pode pagar em até três parcelas.

O que é o IPVA 2019?

O IPVA trata-se do Imposto Sobre a Propriedade do Veículo Automotor e reincide sobre qualquer proprietário de veículo que circula em vias terrestres. É um tributo obrigatório e o seu pagamento dá ao condutor o direito de realizar o licenciamento anual e, portanto, renovar o seu CRLV, o documento obrigatório do veículo.

IPVA 2019 RS

IPVA 2019 RS. Imagem: divulgação

Esse documento deve ser renovado todos os anos por meio do licenciamento, que envolve também a realização de uma vistoria anual. Tudo isso é para se certificar de que o veículo está em boas condições para continuar circulando, assim como o motorista. O valor cobrado no IPVA é dividido entre o Estado e o município, podendo ser usado para a construção de novas estradas ou para melhorias no serviço público em geral.

IPVA rs 2019

O IPVA RS 2019 ainda não teve o seu calendário liberado, mas é possível se guiar através do calendário do ano passado. Pelo calendário você ficará ciente do período em que deverá efetuar o pagamento do seu IPVA, observando o último número da sua placa.

Consulta IPVA 2019 rs

A consulta IPVA RS 2019 se trata de uma consulta online, disponibilizada no site do Detran/RS, que permite aos condutores saberem o valor do seu IPVA e as datas de pagamento, assim como o desconto que pode receber se optar pela cota única.

Essa consulta pode ser realizada em poucos minutos através do site http://www.detran.rs.gov.br/consulta-veiculos, basta informar a placa e o RENAVAM. Na página seguinte você verá o valor do IPVA e todos os demais débitos que estão em aberto e precisam ser pagos para o licenciamento anual.

Vencimento IPVA 2019 rs

O vencimento do IPVA RS 2019 é algo importante e deve ser de conhecimento de todos os condutores. O vencimento do pagamento do IPVA varia, como já mencionamos, do número final da placa do seu veículo. No calendário do tributo, o órgão organiza as datas de acordo com esse número final, sendo que aqueles que possuem o número final 1 são os que realizam o pagamento primeiro.

Detran rs IPVA 2019 consulta por placa

Como você viu, no site do Detran/RS é possível fazer a consulta do IPVA usando o número da placa, afinal essa é uma informação única de cada veículo. Essa mesma consulta pode ser efetuada em qualquer CRVA do estado, basta ir até o local com as mesmas informações.

Boleto IPVA 2019 rs

O boleto do IPVA RS 2019 na verdade é mais conhecimento como guia de arrecadação e pode ser emitido pelo site do SEFAZ gaúcho. Atualmente, no site, você pode emitir as guias em atraso e pagá-las normalmente no Banrisul. Os pagamentos em atraso, seja do ano atual ou anteriores, só pode ser feito nesse banco. Quem preferir, pode comparecer e informar somente o RENAVAM e a placa do veículo, sem necessidade da guia.

Veja mais:

IPVA 2019 PE

IPVA 2019 GO

IPVA 2019 BA

Tabela IPVA 2019 rs

O governo gaúcho administra um site recheado de informações sobre o IPVA RS 2019, onde o cidadão pode ficar sabendo de tudo que precisa e ainda ter acesso a tabela do tributo. Através do site https://ipva.rs.gov.br/ o condutor pode verificar a tabela do tributo, separado pelo número final da placa de cada veículo. Além disso, há outras tabelas informando o valor do desconto para pessoas físicas e jurídicas, de acordo com o tipo de pagamento escolhido.

Valor do IPVA 2019 rs

Cada estado estabelece o seu percentual de alíquota que cobrará em cima do valor total do veículo. Por exemplo, o estado do Rio Grande do Sul cobra uma alíquota de 3% sobre o valor do veículo, em casos de carro, camioneta e motor-home. A mesma alíquota é cobrada para aviões, barcos e moto aquática.

Motos, motonetas e quadrículos precisam pagar uma alíquota de 2% sobre o valor do veículo. É cobrada uma alíquota de 1% sobre o valor do veículo em casos de caminhão, ônibus, tratores e veículos de aluguel.

Isenção de IPVA 2019 rs

No estado gaúcho a isenção do IPVA RS 2019 é concedida as pessoas com algum tipo de deficiência. No site do Detran é possível encontrar uma matéria falando sobre como é feita a solicitação e quais são as regras que devem ser seguidas.

IPVA 2019 rs

IPVA 2019 rs. Imagem: divulgação

Detran IPVA 2019 rs atrasado

Caso você esteja com o pagamento do IPVA RS 2019 atrasado ou de algum outro ano, é essencial efetuar o seu pagamento para conseguir renovar o documento do seu veículo. O pagamento em atraso é feito normalmente, basta ir até o Banrisul com o RENAVAM e a placa do veículo ou, se preferir, emitir a guia de arrecadação no site do SEFAZ.

IPVA 2019 rs desconto

Quem pagar em cota única bem no início de janeiro pode conseguir até 24,7% de desconto. Quem pagar até o final de março pode conseguir um desconto de até 20,8%. É importante sempre conferir as tabelas de desconto ano após ano, pois elas podem ser alteradas.

Como calcular o IPVA rs?

Para calcular o IPVA, o condutor precisa saber o valor venal do seu veículo na Tabela FIPE. Essa tabela pode ser encontrada facilmente na internet. Com o valor venal em mãos, é preciso multiplica-lo pelo percentual que é cobrado pelo estado. Se for 3%, por exemplo, você multiplica o valor por 3 e depois divide por 100. Esse será o valor que você deverá pagar no IPVA RS 2019.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...