IPVA 2019 SC

Home > Ipva 2018 > IPVA 2019 SC

O IPVA 2019 é um imposto que geralmente balança as economias de muitas pessoas, dependendo do veículo que ela possui. Esse imposto deve ser pago por todos os condutores de veículos de vias terrestres anualmente, para que o licenciamento seja realizado. Através do licenciamento, o CRLV é renovado, sendo esse um documento de porte obrigatório do veículo.

Se você é morador de Santa Catarina e deseja saber mais sobre como pagar o IPVA na região, continue lendo a seguir.

IPVA 2019

O IPVA 2019 deverá ser pago principalmente durante o primeiro semestre do ano, de acordo com o calendário do estado. Cada condutor deve consultar esse calendário, tendo em mãos o número final da sua placa, pois é através dessa informação que são dispostos os vencimentos da cota única ou de cada parcela do imposto.

O que é o IPVA 2019?

O Imposto Sobre a Propriedade do Veículo Automotor, mais conhecido como IPVA, é cobrado anualmente de todos os condutores juntamente de outros débitos, como o Seguro DPVAT, multas e taxas em aberto.

Quem não pagar alguma dessas taxas acaba não realizando o licenciamento anual, ou seja, o documento do veículo não é renovado e se torna irregular. O condutor que circula nessas condições corre grande risco de ter o seu veículo apreendido, além de que terá que arcar com uma multa e ainda irá perder 7 pontos em sua carteira.

IPVA 2019 sc

IPVA 2019 SC. Imagem: divulgação

Valor IPVA 2019 sc

O valor do IPVA 2019 SC muda todos os anos, pois leva em conta o valor venal de cada veículo e a alíquota estabelecida pelo estado. Veículos utilitários e de passeio devem pagar uma alíquota de 2% sobre o valor venal; veículos com duas rodas, de locadoras ou para transporte de cargas ou passageiros, devem pagar uma alíquota de 1% sobre o valo venal; por último, as aeronaves devem arcar com uma alíquota de 0,5% sobre o valor venal.

Consulta IPVA 2019 sc

No site do Detran de Santa Catarina os condutores podem realizar uma consulta do veículo, onde poderão descobrir o valor do IPVA 2019 SC, assim como de todos os outros débitos. Para realizar a consulta, acesse o site http://www.detran.sc.gov.br/ e logo na primeira página você poderá informar a placa e o RENAVAM, na parte de “Veículos”. Clique em “Ok” e você terá todas as informações na tela do seu computador.

Boleto IPVA 2019 sc

O boleto do IPVA 2019 SC, também chamado de guia de pagamento, pode ser emitido logo após a consulta que demos o passo a passo acima. Depois de conferir os valores, clique na opção referente a emissão da guia ou da DAE.

2 via IPVA 2019 sc

Pelo site, também por meio da consulta, é possível emitir a segunda via do boleto para pagamento. Basta efetuar a consulta novamente e emitir a guia. Essa guia deve ser paga até o dia de vencimento, de modo contrário será preciso emitir uma nova guia com o valor atualizado, de acordo com a multa que é acrescida por dia de atraso. Pague o quanto antes e usufrua dos descontos oferecidos para quem paga o IPVA em cota única no estado. Os descontos mudam a cada ano e você poderá se beneficiar em 2019.

Veja mais:

IPVA 2019 MS

IPVA 2019 RN

IPVA 2019 RO

Tabela IPVA 2019 sc

A tabela do IPVA 2019 SC é formada pelas datas de vencimento do tributo, de acordo com o número final da placa dos veículos e da quantidade de cotas que será escolhida por cada condutor. Na tabela, é disposta até três datas de vencimento para cada final de placa, sendo que a primeira data é para o pagamento da cota única ou primeira parcela e as demais datas para o pagamento das outras parcelas.

Calendário IPVA 2019 sc

O calendário IPVA 2019 SC, com as informações citadas acima, poderá ser encontrado no início do ano no site do Detran de Santa Catarina, assim como no site da Secretaria da Fazenda. Esse calendário é atualizado todos os anos, mas observando o calendário do último ano é possível ter uma noção de como acontecem os pagamentos. Entretanto, não deixe de conferir o calendário atualizado quando o mesmo for liberado.

Isenção de IPVA 2019 sc

O IPVA 2019 SC permite que a isenção seja solicitada por alguns proprietários de veículos. Podem solicitar a isenção do IPVA: aeronaves e embarcações com mais de 30 anos de fabricação, máquinas agrícolas, taxistas autônomos, veículos antigos com mais de 20 anos de fabricação, veículos adaptados para deficientes físicos, ônibus de transporte urbano, veículos de consulados, entidades e sindicatos, entre outros.

Consulta IPVA 2019 sc renavam

O código RENAVAM do veículo é extremamente importante, tanto para a consulta do IPVA 2019 SC quanto para a realização de uma série de outros serviços, online ou presencial. O RENAVAM é como o RG do veículo, servindo para identifica-lo e diferenciá-lo de qualquer outro veículo.

Pagamento de IPVA 2019 sc

O pagamento do IPVA 2019 SC, com a guia de pagamento em mãos, pode ser efetuado em lotéricas de todo o país, assim como nos bancos credenciados. Grande parte dos bancos aceitam os pagamentos do IPVA, como Banco do Brasil, Caixa Econômica, Santander, Bradesco, Itaú e entre outros.

IPVA 2019 sc

IPVA 2019 SC. Imagem: diuvlgação

IPVA 2019 sc atrasado

O IPVA 2019 SC possui um prazo para ser pago, mas caso o condutor deixe atrasar, ainda será possível efetuar o pagamento, mas com o acréscimo de uma multa. O IPVA 2019 SC atrasado pode ser pago nos mesmos locais mencionados acima, basta que o condutor emita a guia de pagamento atualizada, com o valor dos débitos e da multa.

Isenção IPVA 2019 sc deficientes

Veículos adaptados para deficientes físicos podem ser isentos do IPVA 2019 SC, sendo que é preciso solicitar a isenção ano após ano. Para isso, é preciso entregar documentos e preencher formulários.

Isenção IPVA 2019 sc carros antigos

Veículos com mais de 20 anos de fabricação também podem solicitar a isenção do IPVA todos os anos, entregando documentos e preenchendo formulários. O Detran disponibiliza em seu site todas as informações para que os condutores possam dar entrada na solicitação o quanto antes.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...