IPVA 2019 SP

Home > Ipva 2018 > IPVA 2019 SP

O Detran de São Paulo disponibiliza uma série de informações para os seus condutores com o intuito de sempre mantê-los cientes de suas obrigações para com o estado. Uma das obrigações de todo condutor é realizar o licenciamento anual que gera a renovação do documento do seu veículo para que ele continue circulando dentro da lei.

Para a realização do licenciamento anual é preciso efetuar o pagamento de algumas taxas e tributos, como o IPVA. O IPVA é pago anualmente junto das demais taxas e, caso você ainda não esteja totalmente por dentro do que se trata, continue lendo a seguir!

IPVA 2019

O IPVA 2019 deve ser pago por todos os condutores de veículos que circulam em vias terrestres. Aqueles que deixam de pagar o IPVA acabam não renovando o CRLV, ou seja, o veículo passa a ficar irregular. Quem for pego dirigindo com o veículo irregular e com o IPVA em atraso, acaba tendo o seu veículo apreendido, perde cerca de 7 pontos na habilitação e ainda precisa arcar com uma multa.

Sendo assim, é muito mais fácil – e barato – arcar com o IPVA todos os anos, assim você tem a certeza de estar circulando dentro da regularidade e não terá que lidar com problemas extras.

O que é o IPVA 2019?

O IPVA é o Imposto Sobre a Propriedade do Veículo Automotor e deve ser pago anualmente junto do Seguro DPVAT, da taxa do licenciamento, da taxa da vistoria e de outros débitos que o veículo venha a possuir. O IPVA deve ser pago por condutores de motos, caminhões, ônibus, automóveis, utilitários e micro-ônibus, sendo que de acordo com o ano e modelo do veículo, há um valor diferente.

IPVA 2019 SP

IPVA 2019 SP. Imagem: divulgação

O Detran SP IPVA 2019 ainda não possui nenhuma data para ser pago ou quaisquer outras informações, mas os condutores já devem buscar se informar com base nos pagamentos anteriores.

Valor IPVA 2019 SP

O valor do Detran SP IPVA 2019 varia de acordo com cada veículo, seu modelo e ano de fabricação. Se você possui um veículo do último ano, pode ser que o seu primeiro IPVA seja bem caro. Enquanto o valor depende de cada veículo, cada estado também estabelece o seu percentual de alíquota que cobrará em cima do valor do veículo. Esse percentual é atualizado a cada ano e é informado no calendário do IPVA.

Em São Paulo, por exemplo, é cobrada uma alíquota de 4% sobre o valor do veículo, em caso de veículos movidos a combustíveis e biocombustíveis. O mesmo percentual é cobrado de veículos com cabine dupla. Caminhões pagam 1,5% sobre o valor do veículo, enquanto caminhonetes de cabine simples, motos, ônibus e micro-ônibus arcam com 2% sobre o valor do veículo.

Para finalizar, veículos elétricos que são movidos a gás natural veicular ou álcool, arcam com 3% sobre o valor do veículo.

IPVA 2019 sp boleto

O Detran SP IPVA 2019 permite que o pagamento do tributo e de todas as taxas seja feito por meio de uma guia de arrecadação, muitas vezes chamado de boleto. Essa guia pode ser emitida pela internet, após a realização da consulta do IPVA.

Após efetuar a consulta que ensinaremos a seguir, você poderá selecionar a opção para emitir o boleto. Você poderá informar se deseja pagar em cota única ou parcelado e, então, a guia será gerada para você.

IPVA 2019 sp consulta

A consulta do Detran SP IPVA 2019 é um serviço disponibilizado pela internet, diretamente no site da Fazenda do Estado. Os interessados devem acessar o site https://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/IPVANET_Consulta/Consulta.aspx e informar o RENAVAM e a placa do veículo.

Em poucos segundos, você terá acesso ao valor do seu IPVA e poderá emitir a guia para o pagamento.

Detran sp RENAVAM pesquisa IPVA licenciamento multas

Ao realizar a consulta que mencionamos acima, o condutor também ficará ciente do valor de suas multas que ainda precisam ser pagas, assim como poderá conferir o valor da taxa do licenciamento. Se preferir, pode emitir tudo em uma única guia e efetuar o pagamento com mais facilidade.

O licenciamento inclui ainda a taxa da vistoria e da própria emissão de um novo documento veicular atualizado.

Veja mais:

IPVA 2019 RJ

IPVA 2019 MG

IPVA 2019 RS

Detran IPVA 2019 SP tabela

Todos os anos o Detran SP IPVA 2019 libera uma nova tabela para que os condutores possam conferir os prazos de pagamento que varia de acordo com a numeração final da placa do veículo. Essa tabela é disponibilizada na mesma página da consulta do IPVA, logo abaixo de onde são solicitados os seus dados.

Você deverá seguir a tabela referente ao tipo de veículo que possui e verificar os vencimentos de acordo com a quantidade de parcelas que irá solicitar.

Detran IPVA 2019 sp consulta por placa

A consulta por placa do IPVA é feita no site da Secretaria da Fazenda, como mostramos anteriormente. Além de informar a placa também é essencial que o condutor informe o RENAVAM do veículo, pois ele funciona como um número de identificação do seu automóvel.

Detran IPVA 2019 sp gerar boleto

No site da Secretaria da Fazenda do estado de São Paulo, há diversas opções referentes ao IPVA e aos demais débitos do veículo. Acessando o site http://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/, você pode ir na opção de Emissão de Guias de Pagamento e pode escolher uma das opções da página, como obter a guia de pagamento do Seguro DPVAT e também emitir guias de pagamento de veículo novo.

Detran IPVA 2019 sp emitir guia

Ao selecionar a opção de emitir as guias de pagamento na página citada anteriormente, você será redirecionado para outra página onde deverá selecionar o tipo de pagamento. Nesse caso você deve selecionar “imposto”, depois informar se é nacional ou importado, e o tipo de veículo que possui.

Basta clicar em “Consultar” e na página seguinte você deverá informar o RENAVAM e a placa do veículo, assim como se ele é 0 km e se é locado.

Detran IPVA 2019 sp atrasado

Quem está com o IPVA atrasado acaba não realizando o licenciamento anual. Quem está com o licenciamento irregular, corre grandes riscos, como a possibilidade do veículo ser apreendido.

Felizmente é possível correr atrás do prejuízo e arcar com o IPVA atrasado em até 12 vezes. Para pagar o IPVA atrasado, você deve acessar o mesmo site de emissão de guias que demos anteriormente e emitir a guia normalmente, só que ela será emitida com a multa de atraso. O cálculo da multa é feito automaticamente pelo sistema, você só precisa emitir e pagar. Por dia de atraso, é cobrada uma taxa de 0,33% no estado de São Paulo. É preciso conferir o percentual que é cobrado em seu estado.

IPVA 2019 SP

IPVA 2019 SP. Imagem: divulgação

Detran IPVA 2019 SP parcelamento IPVA

Quem desejar, pode parcelar o IPVA em até três vezes, sendo que não contará com nenhum tipo de desconto. Ao acessar a página para consultar o IPVA, na tabela você poderá conferir os vencimentos de cada parcela. O vencimento da primeira parcela é no mesmo dia de pagamento de quem optar pela cota única.

Os vencimentos das demais parcelas acontecerá nos mesmos dias de cada mês. Após realizar a consulta e solicitar a emissão da guia, o sistema irá solicitar que você informe como deseja pagar: em cota única ou parcelado. Insira a opção que desejar e o sistema já efetuará o cálculo de cada guia automaticamente, disponibilizando-as para emissão e pagamento.

Detran sp pagamento de IPVA 2019 sp

O pagamento do IPVA é fundamental e deve ser feito por todos os condutores. Entretanto, não adianta pagar o IPVA e deixar de pagar o Seguro DPVAT, por exemplo. Todas as taxas do veículo devem ser quitadas para o licenciamento, portanto fique ligado nas multas que recebe durante o ano e se certifique de pagá-las todas em dia.

As multas podem ser consultadas facilmente no site do Detran SP, pelo aplicativo disponibilizado pelo órgão ou diretamente em uma unidade. É importante lembrar ainda que o valor do IPVA não se mantém igual ano após ano; ele pode variar pois o estado pode tanto aumentar quanto diminuir o percentual de alíquota cobrada, assim como pode variar de acordo com o ano de fabricação do veículo.

Quanto mais velho for o seu veículo, menor poderá ser o valor do IPVA. E você ainda deve ficar atento, pois veículos com mais de 15 anos de fabricação podem solicitar a isenção do IPVA. Entretanto, é preciso verificar como isso funciona em seu estado: em alguns a isenção é liberada para veículos com mais de 10 anos de fabricação e, em outros, somente com mais de 20 anos.

Todos esses detalhes são importantes e devem ser de conhecimento de todos os condutores. Se você é novo no assunto, pode parecer muita coisa no início, mas ao longo dos anos você conseguirá se acostumar com todas as siglas, taxas e tributos que devem ser pagos. Se houver dúvidas, não hesite em entrar em contato com o Detran de sua cidade ou município, indo até o local ou entrando em contato por telefone. Os CRVAs de cada cidade também podem lhe ajudar nesses assuntos.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...