Certidão de Propriedade de Veículos MG

Home > Detran MG > Certidão de Propriedade de Veículos MG

O Detran Minas Gerais possui um portal na internet onde todos os moradores do estado podem realizar serviços, buscar informações sobre procedimentos, verificar a lista de unidades e parceiros credenciados, saber mais sobre a educação no trânsito e acompanhar as últimas notícias. Pode-se dizer que é um portal completo para quem busca informação de forma intuitiva e rápida.

O grande destaque do portal são os serviços de veículos, habilitação e infrações, que permitem a emissão de documentos e a realização de algumas consultas. Um dos serviços é a Certidão Positiva de Propriedade, que você descobre o que é a seguir.

Certidão Positiva de Propriedade

O Detran de Minas Gerais permite a emissão de várias certidões em seu site, mas a Certidão Positiva de Propriedade não é uma delas. A certidão não pode ser gerada eletronicamente por força legal, portanto quem deseja ter acesso a mesma deve ir até a sede do órgão.

certidão de propriedade de veiculos mg

Certidão de propriedade de veículos mg. Imagem: divulgação

A certidão consiste em comprovar a existência de veículos registrados em todo o país no nome de uma determinada pessoa física ou jurídica. Sendo assim, sempre que você precisar comprovar que possui algum veículo, deve solicitar essa certidão.

Certidão Positiva de Propriedade como emitir?

Essa solicitação pode ser feita somente presencialmente na sede do Detran, pois por conter informações pessoais e importantes, o Detran não a disponibiliza em seu site. Para poder emitir o cidadão precisa apresentar alguns documentos e pagar uma taxa no valor de R$16,26.

Para solicitar vá até o endereço Avenida João Pinheiro, 417, Boa Viagem, Belo Horizonte ou procure uma Delegacia de Trânsito da Polícia Civil de Minas Gerais, onde também é oferecido o serviço. Se o intuito da certidão for obter a bolsa escolar, não é preciso pagar nenhuma taxa.

Documentos necessários para a solicitação

Se o proprietário do veículo for no Detran ou na Delegacia, deverá apresentar seu documento de identidade e o CPF. No caso de veículo em nome de pessoa jurídica é preciso apresentar também uma cópia do contrato social autenticada.

A solicitação ainda pode ser feita por parentes de 1º grau, por terceiros ou por um advogado. Para cada um desses casos há alguns documentos específicos que devem ser apresentados, cuja lista você pode ver no site https://www.detran.mg.gov.br, acessando a parte de “Certidões” de “Veículos”.

Detran MG

Detran MG. Imagem: divulgação

Certidão Negativa de Propriedade

Assim como existe uma certidão positiva, há uma negativa. Nessa, o intuito é comprovar que não existe nenhum tipo de veículo registrado em Minas Gerais em nome da determinada pessoa física. Diferente da certidão positiva, essa pode ser gerada eletronicamente no site e não possui nenhum custo.

Basta acessar o site, acessar a parte de “Certidões” e selecionar a certidão negativa. Informe seu CPF e nome, e clique em “Gerar”. Você poderá imprimir e, caso necessário, terceiros podem validar. Esses e muitos outros serviços estão disponíveis no site, acesse para obter mais informações e saber mais sobre seus direitos e também sobre seu veículo. O Detran MG trabalha cada vez mais para oferecer seus serviços da melhor maneira possível.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...