IPVA 2018 BH

Home > Detran MG > IPVA 2018 BH

Os moradores de Belo Horizonte já devem se preparar para arcar com alguns tributos no início do ano, como o IPVA. Ele deve ser pago por todos os condutores dentro dos prazos estabelecidos pelo calendário instituído pela Secretaria da Fazenda. O IPVA 2018 ainda não possui muitas informações, mas é possível já saber como consultar o seu valor e como fazer para emitir a guia de pagamento.

Veja todas as informações sobre o IPVA 2018 BH (Imagem: Divulgação)

Dessa forma você estará preparado para arcar com o tributo no início do ano. Veja a seguir detalhes sobre o IPVA 2018 BH.

Calendário do IPVA 2018 BH

O calendário do IPVA deve ser consultado por todos os condutores, pois ele possui as datas limite para pagamento das três parcelas do tributo, e da cota única. Todos os anos um novo calendário é divulgado, por isso você deve procurar pelo calendário apenas na primeira semana de 2018; ele deverá ser liberado no próprio site do Detran.

Em 2017, os pagamentos da primeira parcela ou cota única iniciaram em fevereiro, acontecendo em datas bem diferentes para cada motorista. Aqueles com o número final da placa 1 puderam pagar a cota única ou 1ª parcela até 22 de fevereiro e a 2ª parcela até 27 de março. Todos os motoristas ainda tinham a opção de efetuar o pagamento da cota única até o dia 27 de abril, mas nesse caso não recebiam o desconto.

Valor e Alíquotas do IPVA 2018 BH

O valor do IPVA é definido com base no valor venal do veículo. Cada estado brasileiro escolhe uma alíquota entre 0,4% e 5% para cobrar sobre o valor venal, de acordo com o tipo de veículo e o combustível usado.

Saiba o valor a ser pago do IPVA 2018 BH (Imagem: Divulgação)

Na Bahia, por exemplo, embarcações e aeronaves arcam com uma alíquota de 1,5%. Já ônibus, micro-ônibus, caminhões, máquinas de terraplanagem, tratores, motores, motonetas, motocicletas e triciclos arcam com uma alíquota de 1%. Automóveis e utilitários que usam óleo diesel pagam uma alíquota de 3%, enquanto aqueles movidos por qualquer outro tipo de combustível pagam 2,5%.

Descontos IPVA 2018 BH

A Secretaria da Fazenda oferece alguns descontos para os motoristas. Nesse último ano, todos aqueles que pagaram até um determinado dia receberam desconto de 10%. Já aqueles que efetuaram o pagamento da cota única até o prazo máximo, receberam desconto de 5%.

O mesmo deve ser válido para o ano que vem, por isso se atente ao determinado dia que será imposto pelo órgão para que você possa receber o desconto máximo.

Guia de Pagamento IPVA 2018 BH

A guia de pagamento do IPVA 2018 deve ser emitida diretamente pelo site. O condutor deve escolher o tipo de receita, informar o formato da data e também o valor do tributo com os centavos inclusos.

Veja como continuar em dia com o IPVA 2018 BH (Imagem: Divulgação)

O pagamento poderá ser realizado nos bancos credenciados, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, entre outros. Se preferir, o condutor pode apresentar somente o RENAVAM na boca do caixa de um dos bancos, e conseguirá efetuar o pagamento assim mesmo. Mais informações serão liberadas em breve.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...