IPVA 2018 MS

Home > Detran MS > IPVA 2018 MS

Os motoristas do Mato Grosso do Sul devem começar a pagar o IPVA no início do próximo ano, mas é esperado que os carnês de pagamento cheguem em suas residências até o final de dezembro, com bastante antecedência, para permitir que os motoristas se preparem para o pagamento.

IPVA 2018 MS fique em dia com seu documento (Imagem: Divulgação)

Somente no Mato Grosso do Sul os motoristas não precisam emitir a guia de pagamento, pois a recebem em casa. Veja essa e mais informações sobre o IPVA 2018 MS a seguir.

Consulta IPVA 2018 MS

Se você deseja saber o valor do seu IPVA com antecedência, antes mesmo da guia de pagamento chegar em sua casa, recomendamos efetuar uma consulta do valor do IPVA a pagar. Essa consulta é disponibilizada pelo governo do estado através do site.

Basta informar a placa e o RENAVAM do veículo, depois os caracteres da imagem e clicar em “Consultar”. Se a informação já estiver disponível você poderá ver o valor total do seu IPVA.

Calendário IPVA 2018 MS

O calendário do IPVA é muito importante, pois contém os prazos de vencimento de todas as parcelas e da cota única do veículo, distribuídas de acordo com o número final da placa.

O governo do estado permite que os condutores parcelem o IPVA em até cinco vezes, com os vencimentos para dias alternados em cada mês.

Veja mais informações sobre o IPVA 2018 MS (Imagem: Divulgação)

Alíquotas IPVA 2018 MS

Os estados brasileiros têm o direito de definir alíquotas que variam entre 0,4% e 5% para cobrar sobre o valor venal dos veículos. Mato Grosso do Sul possui três alíquotas:

– 1% para veículos com cilindrada igual ou menor que 150 cm³;

– 2% para caminhões com qualquer capacidade de cargo; ônibus, micro-ônibus para transporte coletivo de passageiros; e ciclomotores, motocicletas, triciclos e quadriciclos;

– 3,5% para carros de passeio, camioneta, camioneta de uso misto e utilitário.

Guia de Pagamento IPVA 2018 MS

A guia de pagamento do IPVA 2018 MS é enviada diretamente para as residências dos condutores. O boleto deve chegar à casa dos condutores com até dois meses de antecedência, portanto fique de olho nos Correios. É um formulário único que deve ser usado pelo motorista tanto se ele desejar pagar em cota única ou em cinco vezes.

Veja tudo sobre IPVA 2018 MS (Imagem: Divulgação)

Basta preenche-lo e efetuar o pagamento até o prazo estipulado para receber os descontos.

Descontos IPVA 2018 MS

Todos os estados brasileiros disponibilizam descontos aos condutores que fazem o pagamento do tributo em cota única. Geralmente eles tendem a oferecer dois tipos de descontos, oferecidos para aqueles que efetuarem o pagamento em prazos diferentes.

No Mato Grosso do Sul, entretanto, há apenas um desconto: 15% para os efetuarem o pagamento integral em cota única até a data de vencimento prevista no calendário. Quem optar pelo parcelamento em cinco vezes, não ganhará nenhum desconto e deve se atentar aos prazos previstos no calendário para não terem que arcar com mais multas.

Com a proximidade do fim de ano, mais informações deverão ser liberadas. Fique de olho no site do DETRAN e da SEFAZ de seu estado.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...