IPVA 2018 MT

Home > Detran MT > IPVA 2018 MT

O pagamento do Imposto Sobre a Propriedade do Veículo é obrigatório em todo o território nacional e deve ser feito pelos motoristas respeitando as normas e regras impostas em cada estado brasileiro. A partir do mês que vem as Secretarias da Fazenda devem começar a divulgar os novos calendários de pagamento, alíquotas e mudanças para o IPVA 2018, mas já é possível ter uma noção de como tudo irá ocorrer.

Veja as principais informações sobre o IPVA 2018 MT (Imagem: Divulgação)

Se você já deseja se preparar para a chegada do tributo, confira algumas informações sobre o IPVA 2018 MT a seguir.

Consulta IPVA 2018 MT

Efetuar a consulta para verificar o valor do seu IPVA é fundamental, pois dessa forma você poderá descobrir de modo simplificado e rápido o valor que precisa desembolsar. A consulta é disponibilizada na internet, mais especificamente no site do Detran – MT. Na área de “Consulte seu Veículo” você deve informar a placa e o RENAVAM, depois em “Consultar”.

Essa consulta mostra todos os débitos do veículo, por isso pode ser realizada o ano inteiro. No início do ano ela mostra o valor do IPVA, do seguro obrigatório, do licenciamento anual e de todas as infrações que ainda devem ser pagas.

Calendário IPVA 2018 MT

O calendário do IPVA é disponibilizado pela SEFAZ/MT em forma de PDF, portanto você pode abri-lo no computador ou no celular. Todos os anos um novo calendário é divulgado, contendo novos prazos e datas. Esse calendário possui os prazos de pagamento das três parcelas e da cota única do IPVA.

Veja como pagar o IPVA 2018 MT (Imagem: Divulgação)

Todos os motoristas devem consultar o calendário para saberem os prazos e os descontos aplicados de acordo com o número final da placa do veículo.

Guia de Pagamento IPVA 2018 MT

Para pagar o IPVA você deve ter em mãos a guia de pagamento que pode ser emitida pelo site. Basta que você informe o RENAVAM ou o Chassi, além do código da imagem.

Clique em “Consultar” e você poderá ver o valor do IPVA. Informe se deseja pagá-lo parcelado ou à vista e, em seguida, a guia será gerada.

Alíquotas IPVA 2018 MT

No Mato Grosso, ônibus, micro-ônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos que são usados para o transporte coletivo de passageiros e de carga, pagam uma alíquota de 1% sobre o valor venal. A mesma alíquota serve para motocicletas, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e motoneta com potência de até 180 cilindradas cúbicas.

Já os automóveis de passeio, carga ou misto, cuja potência seja de até mil cilindradas, a alíquota é de 2%. Para os mesmos veículos citados anteriormente que ultrapassam as 180 cilindradas e vão até 300 cilindradas, a alíquota é de 2,5%. Aqueles que não são incluídas nessas duas categorias também recebem a mesma alíquota de 2,5%.

O pagamento pode ser feito à vista ou parcelado IPVA 2018 MT (Foto: Divulgação)

Descontos IPVA 2018 MT

Todos os estados brasileiros oferecem descontos para os condutores. No Mato Grosso, o desconto máximo é de 5% e é destinado aos motoristas que pagam o tributo em cota única até determinado dia, que deve ser conferido no novo calendário quando o mesmo for liberado.

Há ainda o desconto de 3% para aqueles que pagarem em cota única no segundo prazo estipulado pelo calendário.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...