Tempo de suspensão por 20 pontos na CNH aumentou

Home > Multas de Transito > Tempo de suspensão por 20 pontos na CNH aumentou

Todos os condutores sabem que não podem alcançar a média de 20 pontos na CNH, se não perdem o documento e precisam esperar um longo prazo para receber novamente o seu documento. Acontece que o prazo de suspensão aumentou ainda mais e começou a valer para todas as suspensões computadas a partir de novembro do ano passado.

Nem todos os motoristas estão cientes das mudanças e do aumento do prazo, por isso se você está com a CNH suspensa, veja a seguir tudo sobre a mudança para não se decepcionar quando for solicitar o seu documento.

Tempo mínimo de suspensão da CNH aumentou

Antigamente, quem atingia 20 pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação tinha o seu documento suspenso, e ficava sem poder dirigir por 1 mês. Com a nova regra, esse prazo passou para 6 meses. Lembrando que a suspensão só ocorre quando o motorista atinge 20 pontos ou mais durante apenas um ano.

suspensão da CNH

suspensão da CNH. Imagem:divulgação

A mudança do tempo mínimo aconteceu no mesmo período dos reajustes das multas e quando outras regras também começaram a valer, por isso muitas pessoas podem ter deixado passar e estão descobrindo agora sobre a alteração.

Acesse e saiba mais informações: Leilão de Carros pelo Detran será Presencial e Online em Santarém

Tempo máximo continua o mesmo

Enquanto o tempo mínimo de suspensão aumentou para 6 meses, o tempo máximo de suspensão continua o mesmo: até 1 ano de suspensão. Se após a suspensão, o condutor atingir 20 pontos ou mais em até 1 ano, é suspenso novamente e então a suspensão mínima passa de 6 para 8 meses, e a máxima continua em 2 anos.

Veja um exemplo: você foi suspenso por 6 meses, voltou a dirigir e atinge os 20 pontos em sua CNH em menos de um ano; você é suspendido novamente, mas agora ao invés de ficar suspenso por 6 meses, fica suspenso por 8 meses, podendo ficar por até 2 anos.

Acesse e saiba mais informações: O que é direção preventiva? Conheça mais sobre esse assunto…

Mudança já está em vigor

A mudança já está em vigor desde 1º de novembro de 2016, entretanto, para o motorista ser submetido às novas regras, todos os pontos de sua CNH devem ser obtidos após essa data. Ou seja, se você cometeu 20 pontos ou mais antes dessa data, ainda ficará sob as regras antigas.

suspensão da CNH

suspensão da CNH. Imagem:divulgação

O período de suspensão será definido pelo órgão de trânsito que aplicou a penalidade, e o tempo irá variar de acordo com a gravidade das infrações cometidas, além de também ser levado em conta o histórico do condutor. O Detran irá observar, por exemplo, se a CNH já foi cassada ou se essa é a segunda vez que o motorista é suspenso.

Os motoristas sempre podem conferir os pontos que possuem, assim evitam cometer mais infrações e terem a CNH suspensa. A consulta de pontos da CNH é disponibilizada pelos Detrans em seus sites, basta informar alguns dados do veículo e pronto. Além disso, alguns órgãos de trânsito notificam o condutor por SMS quando ele está perto de atingir os 20 pontos em sua carteira; verifique se está disponível em sua região.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...