Detran PE – Tecnologias e Segurança

Home > Detran PE > Detran PE – Tecnologias e Segurança

Se você já está tirando a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) fique ligado, isso porque o Detran-PE (Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco) vai mudar algumas regras em relação ao exame prático de direção. Confira tudo o que vai mudar aqui e fique atento às mudanças.

O que vai mudar nos veículos?

Pra começar os veículos do pátio agora vão ser equipados com leitor de biometria, câmeras de alta definição, tablets, microfones e também os sensores telemétricos. Além disso, a partir de agora os veículos serão apenas do tipo Gol e vão contar com direção hidráulica e ar condicionado.

De acordo com Sebastião Marinho, o diretor geral do Detran- PE, a inauguração de todo esse novo sistema tecnológico aconteceu no mês de maio devido as ações do Maio Amarelo. Segundo ele: “Já tínhamos começado a fase de testes em Surubim, no interior do Estado, desde fevereiro deste ano. Neste mês, desde o dia 2, começamos no pátio de Recife”.

detran PE

Detran PE – Tecnologias e Segurança. Imagem:divulgação

Tecnologia nos carros – Câmeras

Os candidatos agora serão avaliados em carros com quatro câmeras, 3 dessas câmeras estarão voltadas para a parte de dentro do veículo e apenas 1 câmera ficará responsável por pegar as imagens da parte de fora do carro.

Além das câmeras dentro do carro, o pátio de exame também vai contar com o auxilio das câmeras.

Uso de tablets e biometria

Outro fator que vai mudar é que agora os examinadores vão dentro do carro junto com o candidato, eles vão acompanhar toda a prova com o Tablet e a biometria, tanto do candidato como do examinador, são recolhidas no inicio e no termino da prova.

De acordo com Sebastião Marinho o sistema funcionará da seguinte maneira: “Se, por exemplo, o candidato passar a menos de 1,5 metro na etapa da bicicleta, o sistema irá identificar e enviará um sinal sonoro para o examinador”.

Além disso, o Detran-PE vai contar com uma central de atendimento que vai poder recuperar as imagens e os áudios do candidato e do examinador durante a prova caso o resultado seja contestado.

detran PE

Detran PE – Tecnologias e Segurança. Imagem:divulgação

Alunos foram pegos de surpresa, mas gostaram da novidade

O estudante Lucas Wild, de 24 anos, foi fazer o exame e não estava sabendo das novidades, “Ninguém me falou nada. Só quando eu cheguei lá que uma pessoa do Detran avisou. Eu fiz todas as aulas em um Fiat Uno e a prova foi em um Gol. Estranhei o carro”. Embora tenha sido pego de surpresa ele apoiou a nova tecnologia e diz apenas que o fato do examinador ir dentro do carro deixa o candidato um pouco mais nervoso.

Sindicato das Auto Escolas de Pernambuco

De acordo com Ygor Valença que é o presidente do Sindicato das Auto Escolas de Pernambuco, as mudanças vão fazer a diferença e vão ajudar na hora do exame.

“Apoio estas novidades e acredito que elas são uma importante arma para combater as fraudes e os erros. É uma coisa boa. Mas é importante que os candidatos fiquem atentos às mudanças em relação aos carros que usam na autoescola e o que está no pátio”, relata Ygor.

detran pe

Detran PE – Tecnologias e Segurança. Imagem:divulagação

Taxa de aprovação

Hoje em dia cerca de 51% dos alunos conseguem receber a aprovação na prova prática do Detran-PE e o restante (49%) é reprovado. A expectativa é que agora a taxa de aprovação aumente.

O Departamento de Trânsito de Pernambuco conta atualmente com 140 veículos de avaliação para as categorias A, B, C, D e E.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...