Agendar Exame Detran PR

Home > Detran PR > Agendar Exame Detran PR

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento com data de validade, tendo seu vencimento marcado para alguns anos depois de sua aquisição. O órgão público que regula esse tipo de documentação é o DETRAN e é através dele que se renova a sua carta de motorista.

Para facilitar a vida tanto dos motoristas quanto de seus funcionários, o DETRAN do Paraná implementou a Renovação da Carteira Nacional de Habilitação ao serviço Detran Fácil, que moderniza e agiliza o processo de prestação de serviço.

Detran PR

Detran PR

O Detran agora envia uma carta, através dos Correios, orientando o habilitado sobre todo o processo de renovação de sua CNH. Esta carta é enviada ao cidadão em até 10 dias antes do vencimento de sua habilitação.

Vale lembrar que o habilitado pode usar seu documento inválido por até 30 dias após a data de seu vencimento e que, aqueles que possuem exame EAR (Exerce Atividade Remunerada), deverá obrigatoriamente comparecer ao DETRAN/PR. Existem três tipos de carta que o motorista pode receber em sua casa e vamos ver quais são elas a seguir.

Cartas de Renovação da CNH

Conteúdo do Artigo

 O motorista que receber a carta com o título “Aviso de Renovação Automática de CNH”, tem seu processo muito agilizado. Estará anexado no papel uma guia para pagamento da taxa de renovação, que custa R$ 125,00. Basta pagar o valor em algum dos bancos credenciados e, feito isso, acessar o endereço eletrônico que consta na carta e utilizar o código de renovação que lhe foi fornecido.

Então, você agendará seu exame médico diretamente pela internet. Após feito o exame em uma das clínicas selecionadas e aprovado, você deverá receber sua CNH renovada automaticamente em seu endereço. Os habilitados que receberem a carta intitulada “Aviso de Vencimento de CNH” foram selecionados para fazerem a renovação presencialmente, sendo coletadas novamente suas digitais e uma nova foto. Esta seleção acontece aleatoriamente e, cedo ou tarde, todos os motoristas terão que atualizar suas digitais e foto nos registros do DETRAN.

Então, o motorista deve pagar a taxa, preencher seus dados e depois comparecer ao DETRAN, onde ocorrerá a coleção destes dados e assim, a renovação de sua carta, após feito o novo exame médico.

Carta de Impossibilidade de Renovação de CNH

 Quem recebe esta carta está impossibilitado de renovar sua Carteira Nacional de Habilitação por força da Lei. Entre os motivos mais comuns para ser barrado de tirar uma nova carta estão a cassação da carteira, suspensão do direito de dirigir do cidadão e a necessidade de Curso de Reciclagem para tirar uma nova CNH.

Estas proibições no processo de renovação se dão devido a infrações e até crimes cometidos através do volante. Na carta recebida deverá haver exatamente o motivo do impedimento. Caso surja dúvidas e informações incorretas, o cidadão pode entrar em contato com o DETRAN/PR e resolver esta situação.

 Se você não recebeu a sua carta, mantenha a calma, afinal você ainda pode dirigir por mais 30 dias com sua CNH vencida. A carta é enviada com 10 dias de antecedência e se seu papel ainda não chegou e sua habilitação venceu há tempos, existe a possibilidade de que ele tenha sido extraviado pelos Correios.

Agendar Exame Detran PR

Agendar Exame Detran PR

Sem a carta de aviso, é necessário comparecer ao DETRAN para efetuar sua renovação presencialmente, uma vez que não é possível fazer a renovação automática sem o código contido na carta. O motorista deve levar consigo os documentos de CNH e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Caso tenha se mudado recentemente, é importante também levar um comprovante de residência para atualizar seu endereço no sistema e na próxima renovação, receber uma carta pelo Detran Fácil.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...