IPVA 2018 PR

Home > Detran PR > IPVA 2018 PR

Os condutores do Paraná devem fazer o pagamento do IPVA – Imposto Sobre a Propriedade do Veículo – no primeiro semestre do ano. O prazo exato para efetuar o pagamento irá depender do número final da sua placa, além da sua escolha na hora de pagar: cota única ou parcelado.

Mantenha seu documento em dia pagando o IPVA 2018 PR (Imagem: Divulgação)

Com a proximidade do fim de ano, muitos condutores já estão pensando sobre o pagamento dos tributos ao governo. Dependendo do veículo que você possui, pode ser necessário desempenhar uma boa grana. Por isso, nada melhor do que já ficar ciente dos principais detalhes sobre o IPVA 2018 PR.

Valor do IPVA 2018 PR

O valor do IPVA é definido com base no valor venal do veículo que, por sua vez, é definido pela Fipe. Entretanto, o valor venal não é o valor cobrado no tributo. Cada estado brasileiro pode definir uma alíquota entre 0,4% e 5% para cobrar sobre o valor venal do veículo, levando em conta alguns fatores como o tipo de combustível usado.

Dessa forma, o valor nunca é igual para os condutores. Os condutores do Paraná podem consultar o valor venal de seus respectivos veículos pela internet, mais especificamente no site. Basta informar a faixa de IPVA e o ano de fabricação ou o RENAVAM do veículo.

Calendário de Pagamento IPVA 2018 PR

O calendário de pagamento deve ser consultado por todos os condutores, pois ele possui o prazo para pagamento do IPVA com e sem desconto, de acordo com os números finais das placas. Quem optar pela cota única pode efetuar o pagamento somente em janeiro do ano, e aqueles que optarem pelo parcelamento pagam de janeiro a março.

Acesse o site do Detran para mais informações sobre IPVA 2018 (Foto: Divulgação)

O calendário de pagamento do IPVA no Paraná pode ser visto no site e em breve deverá ser atualizado para o próximo ano. Diferente dos outros estados, no Paraná o prazo de pagamento é igual para dois tipos de placas.

Descontos do IPVA 2018 PR

O governo do estado do Paraná oferece um desconto de 3% sobre o valor do IPVA para os condutores que optam pela cota única. O pagamento das guias de pagamento pode ser realizado nos bancos credenciados, como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Sicredi. Se preferir nem precisa levar a guia de pagamento, basta apresentar o RENAVAM.

Você também pode efetuar o pagamento imprimindo o boleto disponibilizado no site da SEFA, que pode ser pago em qualquer banco.

Guia de Pagamento IPVA 2018 PR

A guia de pagamento do IPVA pode ser impressa logo após o cidadão efetuar a consulta de débitos e guias, no mesmo site informado anteriormente. Sendo assim, o condutor informa o RENAVAM e a data de pagamento. Com isso poderá gerar a guia e imprimi-la para pagá-la conforme as instruções.

Veja como pagar o IPVA 2018 PR (Imagem: Divulgação)

Em breve mais novidades deverão ser lançadas sobre o IPVA 2018. Geralmente na última semana do ano que o DETRAN divulga grande parte das mudanças e alterações, por isso fique atento nos meios de comunicação. O valor dos descontos ainda pode ser alterado.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...