IPVA PR, Paraná. Tabela, Pagamento, Consulta e Valor

Home > Detran PR > IPVA PR, Paraná. Tabela, Pagamento, Consulta e Valor

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do ano de 2016 venceu no dia 21 de janeiro, mas em 2017 ainda não tem data certa para que as pessoas possam pagar a primeira parcela do IPVA ou o valor total do imposto. Como é de praxe. Os primeiros vencimentos pegam as placas com o final 1 ou 2 registrados no Paraná.

Desconto ao Pagar o IPVA à vista no Paraná

Da mesma maneira que aconteceu em 2015 e em 2016, nesse ano de 2017 as pessoas poderão pagar o IPVA à vista e terão 3% de desconto. Mas, se você quiser ter uma aliviada no valor da parcela do IPVA a recomendação é que você parcele em três parcelas, sem juros.

IPVA PR, Paraná. Tabela, Pagamento, Consulta e Valor

IPVA PR, Paraná. Tabela, Pagamento, Consulta e Valor

Multas em caso de não Pagamento do Valor da Parcela

Se a pessoa acabar atrasando o pagamento da parcela vai ter uma multa de 10% e os valores devem sofrer acréscimo de juros pela variação da taxa Selic. As pessoas inadimplentes também devem ser inscritos no Cadin (Cadastro Informativo Estadual), que foi criado em 2015, e terão restrições no relacionamento com o governo.

Fora isso, se a pessoa não pagar o IPVA não poderá fazer o licenciamento. Sem o documento que licencia o carro a pessoa não pode transitar nas vias públicas e se andar sem esse documento pode ter o carro apreendido, fora os pontos perdidos na carteia e a multa.

Valor do seu IPVA

O IPVA tem o eu valor definido a partir da tabela Fipe, sendo assim, o valor corresponde a 3,5% do valor de venal do veículo no mês de outubro de 2015. Para fazer a consulta do valor e das datas de vencimento é necessário acessar o site da Secretaria da Fazenda e colocar lá o Renavam do veículo.

Ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV fazem o pagamento de 1%. Existe imunidade para veículos de propriedade dos governos federal, estadual e municipal e isenção para táxi, ônibus de transporte urbano, para deficientes, destinados ao transporte escolar e os que foram fabricados há mais de 20 anos.

Valor do seu IPVA

Valor do seu IPVA

A listagem correta de pagamentos do IPVA 2017 ainda não saiu, mas você pode ter como base o IPVA de 2016:

placas com final 1 e 2 – 21/1/2016
placas com final 3 e 4 – 22/1/2016
placas com final 5 e 6 – 25/1/2016
placas com final 7 e 8 – 26/1/2016
placas com final 9 e 0 – 27/1/2016

Como pagar IPVA

A Secretaria da Fazenda do Paraná manda via Correios cartas de veículos com o valor à vista ou da primeira parcela do IPVA. As pessoas que fazem a opção de fazer o parcelamento vão receber uma nova correspondência com as guias de pagamento corretas do IPVA. O valor do IPVA pode ser quitado em qualquer instituição bancária.

Como pagar IPVA

Como pagar IPVA

Se você preferir pode fazer o pagamento do IPVA usando somente o número do Renavam nos bancos credenciados, que são: Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento e Sicredi. Outra opção para fazer o pagamento é emitir a GRPR (Guia de Recolhimento do Estado do Paraná), por meio do site da secretaria. Não confie nas duplicatas que você recebe por e-mail, pois elas no geral são falsas.

 

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...