Detran RJ – Vistorias

Home > Detran RJ > Detran RJ – Vistorias

O Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro é o responsável por formar novos condutores, ajudar quem deseja renovar sua CNH ou adicionar uma categoria, fiscalizar os veículos e fazer o cadastramento de despachantes. Mais conhecido como DETRAN, esse órgão está presente em todos os estados e realiza um papel importante quando o assunto é fiscalizar o trânsito.

Através dele é possível realizar vários serviços e um deles é a vistoria de seu veículo que acontece todos os anos em datas marcadas onde você precisa fazer um agendamento. Aqui você vai saber um pouco mais sobre as datas das vistorias para este ano e os serviços disponibilizados no site do DETRAN RJ.

Vistorias 2016

Todos os anos os veículos passam por um vistoria agendada no Detran que também pode ser chamada de Licenciamento Anual. Esse licenciamento é um processo de renovação do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), um documento obrigatório para todos os condutores. Fazer a vistoria do veículo faz parte do procedimento para renovar o documento.

Você deve agendar o serviço no portal do DETRAN RJ e comparecer no dia e hora marcada para que a vistoria seja feita.

Calendário Vistorias 2016

O calendário de vistorias para o ano de 2016 já está disponível no portal do DETRAN RJ. Os veículos com final da placa 0 e 1 poderão fazer o Licenciamento até o dia 31 desse mês. Já os veículos com final da placa 2 e 3 terão até o dia 30 de junho para fazer o agendamento e realizar a vistoria.

Veículos com final da placa 4 e 5 podem fazer até o dia 31 de julho, enquanto os veículos com final 6 e 7 terão até o dia 30 de setembro e, veículos com final 8 e 9 até o dia 31 de outubro. Os agendamentos podem ser feitos pelo site: http://www.detran.rj.gov.br/  ou nos postos de vistorias de segunda a sábado das 7h15 as 18h.

Documentos necessários para a Vistoria

No agendamento da vistoria ou no local marcado poderão ser solicitados documentos específicos sobre seu veículo. Não se esqueça de levar documento original e uma cópia do Comprovante de Residência, documento original do último Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo ou do Certificado de Registro de Veículo, Certificado de Segurança Veicular para veículos movidos a Gás Natural Veicular, original e cópia simples do RNTRC, da Agência Nacional de Transportes Terrestres para veículos registrados na categoria aluguel.

Taxa de Serviços Vistorias 2016

Para poder realizar o procedimento do Licenciamento Anual, é necessário que o condutor esteja com a guia de recolhimento de débitos quitada, onde constam as taxas de IPVA, seguro DPVAT, taxa de licenciamento anual e taxa de emissão de CRLV. Para ter acesso a essa guia de recolhimento de débitos você deverá acessar o site do Bradesco ou ir até uma unidade.

Se o condutor pagar em dinheiro a taxa de serviço, a vistoria poderá ser feita em até 48 horas. Se o pagamento for feito em cheque, a vistoria será realizadas somente seis dias úteis depois.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...