CRVA Porto Alegre

Home > Detran RS > CRVA Porto Alegre

O CRVA – Centro de Registro de Veículos Automotores – é uma unidade de trânsito presente na capital gaúcha, em todos os bairros, para oferecer aos condutores diversos serviços que são importantes e fundamentais. Todos os condutores precisam ir ao CRVA pelo menos uma vez ao ano, para realizar algum serviço ou efetuar o licenciamento do veículo.

O CRVA também pode ajudar os novos condutores a darem sequência na habilitação e podem efetuar o encaminhamento para os CFC’s. Além disso, algumas unidades de CRVA também disponibilizam as aulas para formar novos condutores. A seguir, conheça as unidades de Porto Alegre, com seus respectivos endereços, telefones e horários de atendimento.

CRVA Porto Alegre Zona Norte

Há um CRVA Porto Alegre localizado na zona norte da cidade, próximo ao bairro Cachoeirinha. Nessa unidade você pode levar o seu carro para fazer vistorias, pode realizar o licenciamento do veículo, efetuar a transferência de propriedade do veículo e também tirar suas dúvidas.

CRVA Porto Alegre Zona Norte

CRVA Porto Alegre Zona Norte. Imagem: divulgação

Através do telefone é possível ficar sabendo de todos os serviços disponibilizados, assim como dos documentos necessários.

CRVA Porto Alegre zona sul

Também há um CRVA Porto Alegre localizado na zona sul, mais propriamente no bairro Cristal. É importante que antes de ir a essas unidades, o condutor veja no site do Detran Porto Alegre se há como efetuar o agendamento do atendimento. Dessa forma, será possível comparecer ao CRVA e já ser atendido, sem precisar esperar. Em muitos casos o agendamento é feito somente online, por isso não deixe de acessar o site.

CRVA Porto Alegre Assis Brasil

Os moradores próximos do Assis Brasil também podem contar com uma unidade do CRVA Porto Alegre. No local é possível fazer vários cursos de atualização em relação ao trânsito, assim como fazer as aulas para obter a primeira habilitação. O CRVA da região oferece serviços como: primeira habilitação, segunda via da CNH, renovação da CNH, acréscimo de categoria, CNH definitiva, curso de reciclagem e PID.

CRVA Porto Alegre Comendador Coruja

Os moradores do bairro Floresta também possuem uma unidade do CRVA Porto Alegre bem pertinho. A unidade está sempre cheia, mas possui um atendimento rápido e eficaz para todos os moradores. Além disso, a unidade conta com um estacionamento gratuito para todos os clientes.

CRVA Porto Alegre Belem Novo

O CRVA Porto Alegre Belém Novo oferece atendimento a toda a população, disponibilizando a troca de categoria, vistoria de veículos, licenciamento anual e diversos outros serviços. Também é possível entrar em contato por telefone para tirar dúvidas e saber mais sobre as taxas de serviços.

CRVA Porto Alegre São Geraldo

No bairro São Geraldo também é possível encontrar uma unidade do CRVA Porto Alegre. Nesse cartório, além de realizar todos os serviços do CRVA, você também encontra outros tipos de serviços destinados para pessoas civis.

CRVA Porto Alegre Baltazar

O CRVA Porto Alegre Baltazar disponibiliza uma série de serviços ao cidadão. Funciona como um CFC, mas no local é possível realizar serviços como obter a primeira habilitação, adicionar categoria, renovar a CNH, obter a segunda via da CNH, mudar de categoria, fazer curso de reciclagem e obter o PID.

CRVA Porto Alegre Campos Velho

O CRVA Porto Alegre Campos Velho fica localizado na zona sul da cidade que oferece um estacionamento gratuito para os clientes. Lá é possível fazer vários serviços dos quais já mencionamos aqui.

CRVA Porto Alegre Ipiranga

O CRVA Porto Alegre Ipiranga fica localizado no bairro Partenon, sendo um amplo estabelecimento para atender a todos. No local é possível agendar vistorias e realizar diversos outros serviços comuns de CRVA.

CRVA Porto Alegre Auxiliadora

O CRVA Porto Alegre Auxiliadora também pode ser chamado de CFC Apolo. No local é possível obter a primeira habilitação, realizando todos os exames e passando pelas aulas teóricas e práticas. Também é possível renovar o documento, assim como mudar ou adicionar alguma categoria.

CRVA Porto Alegre Av. Ipiranga

O CRVA Detran Porto Alegre da Avenida Ipiranga está localizado próximo ao Arroio Dilúvio e oferece todos os serviços necessários para a população. Por meio do telefone você consegue tirar as dúvidas e ficar sabendo do horário de funcionamento.

CRVA Porto Alegre Av. Ipiranga

CRVA Porto Alegre Av. Ipiranga. Imagem: divulgação

CRVA Porto Alegre Av farrapos

O CRVA Porto Alegre Farrapos é um dos principais da cidade e um dos que oferece o melhor atendimento, segundo clientes assíduos do local. Hoje você ficará sabendo do endereço e telefone do local, para que possa ir realizar todos os serviços desejados.

CRVA Porto Alegre Jose de Alencar

O CRVA Porto Alegre José de Alencar também é popularmente conhecido como CFC Atlântico Menino Deus, e possui um pátio recheado de veículos usados para as aulas práticas de quem deseja obter uma nova habilitação. Como atua como um CRVA, no local você também consegue realizar outros tipos de atendimentos.

CRVA Porto Alegre Buarque de Macedo

O CRVA Bueno é um local onde acontece diversas vistorias de veículos. Nem todas as unidades de CRVA possuem um pátio, por isso ao fazer o agendamento da vistoria, a unidade irá lhe encaminhar para outra onde será possível efetuar a vistoria com maior tranquilidade.

CRVA Porto Alegre Bela Vista

No bairro Petrópolis é possível encontrar o CRVA Porto Alegre Bela Vista, um local destinado para aquisição de novas habilitações, renovações e adições de categorias. No local os interessados fazem todos os passos para obter a CNH, desde a realização dos exames até a aplicação das provas práticas.

CRVA Porto Alegre centro

No centro de Porto Alegre é possível encontrar diversas unidades de CRVA, sendo o local mais fácil de encontrar esse tipo de serviço. Há o CRVA Farrapos, o CRVA Belém Novo, o CRVA Detran e o CRVA Zona Sul, todos muito pertos um do outro.

CRVA Porto Alegre endereço

CRVA Zona Norte

– CRVA Zona Norte: o CRVA da Zona Norte se encontra na Rua Dona Alzira, número 293 A, no JD Lindoia. O horário de atendimento é das 9h às 17h, sem fechar ao meio dia.

CRVA Zona Sul

– CRVA Zona Sul: o CRVA da Zona Sul se encontra na Rua Doutor Campos Velho, número 1893, no bairro Cristal da cidade. Funciona diariamente também das 9h às 17h.

CRVA Assis Brasil

– CRVA Assis Brasil: o CRVA da Assis Brasil é o mesmo da Zona Norte, sendo reconhecido por esse outro nome por ser muito próximo da Avenida Assis Brasil.

CRVA Comendador Coruja

– CRVA Comendador Coruja: o CRVA está localizado na Rua Comendador Coruja, número 246, no bairro Floresta. Funciona diariamente das 9h às 17h, sem fechar ao meio dia.

CRVA Belém Novo

– CRVA Belém Novo: o CRVA de Belém Novo está na Rua Doutor Cecílio Monza, número 10950. O horário de atendimento é das 9h às 17h, sem fechar ao meio dia.

CRVA São Geraldo

– CRVA São Geraldo: localizado na Rua Moura Azevedo, número 364, no bairro São Geraldo, está esse CRVA. O horário de funcionamento é o mesmo dos demais.

CRVA Baltazar

– CRVA Baltazar: o CRVA Baltazar pode ser encontrado na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, número 181. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 19h.

CRVA Campos Velho

– CRVA Campos Velho: o CRVA Campos Velho já mencionados anteriormente e ele se encontra na zona sul da cidade.

CRVA Ipiranga

– CRVA Ipiranga: o CRVA Ipiranga pode ser encontrado na Avenida Ipiranga, número 7895. Funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h.

CRVA Auxiliadora

– CRVA Auxiliadora: no bairro Auxiliadora, mais especificamente na Rua Vinte e Quatro de Outubro, número 1758, está o CRVA Auxiliadora.

CRVA José de Alencar

– CRVA José de Alencar: na Rua José de Alencar, número 1137, no bairro Menino Deus, encontra-se o CRVA José de Alencar, também chamado de CFC Atlântica.

CRVA Bela Vista

– CRVA Bela Vista: na Avenida Protásio Alves, número 3411, no bairro Petrópolis. Funciona das 8h às 19h, de segunda a sexta.

Detran Porto Alegre Telefone

Detran Porto Alegre

Detran Porto Alegre. Imagem: divulgação

DETRAN Assis Brasil

– DETRAN Assis Brasil: há dois números: (51) 3348 1403 e 3348 1447.

DETRAN Comendador Coruja

– DETRAN Comendador Coruja: ligue para (51) 3225 7900.

DETRAN Belém Novo

– DETRAN Belém Novo: ligue para (51) 3242 3687.

DETRAN São Geraldo

– CRVA São Geraldo: essa unidade possui três números para contato: (51) 3395 5004, 3395 4550 e 3268 0502.

DETRAN Baltazar

– DETRAN Baltazar: ligue para (51) 3344 5454.

DETRAN Campos Velho

– DETRAN Campos Velho: há dois telefones para contato: (51) 3266 8448 e 3266 8216.

DETRAN Ipiranga

– DETRAN Ipiranga: o CRVA Ipiranga possui três números para contato: (51) 3318 3666, 3318 3700 e 3318 3720.

DETRAN Auxiliadora

– DETRAN Auxiliadora: para entrar em contato ligue para (51) 3343 2555.

CRVA José de Alencar

– DETRAN José de Alencar: telefone para contato (51) 3235 4700.

DETRAN Bela Vista

– DETRAN Bela Vista: o telefone para atendimento é o (51) 3338 4150.

Novas placas Mercosul

As unidades do Detran e CRVA de nosso país estão implantando aos poucos as novas placas Mercosul que serão obrigatórias até o ano de 2023. Até o final desse ano, as novas placas são obrigatórias somente para carros com 0 km e que serão transferidos seja de propriedade ou de local.

Essas novas placas serão padrão em todos os países do Mercosul e em alguns deles elas já foram totalmente implantadas. Conhecer as novas placas Mercosul é fundamental para os novos e antigos condutores, pois assim conseguirão identificar cada uma.

Como serão as novas placas?

Cada tipo de veículo agora terá uma placa com cor diferente. Se o veículo possui um uso comercial, sua placa será na cor vermelha. Se o veículo é diplomático ou consular, sua placa será dourada. Se o veículo for especial, terá uma placa na cor verde. Se o veículo for de uso oficial, sua placa será azul. Se o veículo for particular, a placa será preta. Veículos de coleção terão a placa na cor cinza.

Na parte superior das placas ainda haverá uma faixa azul, nessa faixa será incluído o nome e a bandeira do país, assim como o emblema do Mercosul. A nova placa também terá novas dimensões: 400 mm x 130 mm para automóveis e 200 mm x 170 mm para motocicletas.

Veja:

Detran Canoas

Detran Caxias do Sul

Detran Pelotas

Até quando as novas placas devem ser implantadas?

As novas placas serão implantadas primeiramente nos novos veículos que, ao fazer o primeiro emplacamento, já receberão o novo modelo. Se o veículo velho tiver que passar por um procedimento como troca por dano ou transferência de estado, também receberá a nova placa.

Quem desejar, pode aderir às novas placas de forma voluntária, mas somente no estado do Rio de Janeiro isso é possível. O valor é o mesmo da placa anterior. O novo modelo deverá ser implantado nos demais estados em breve. A troca voluntária da placa poderá ser feita quando o condutor quiser, mas todos os veículos devem tê-la até dezembro de 2023.

Demais detalhes das novas placas Mercosul

O formato dos números e letras também será alterado no novo modelo. Agora, será possível ver primeiro três letras, seguido de um número, uma letra e finalizando com dois números.

As novas placas também terão um chip que irá impedir a fraude e facilitar a identificação da placa em todos os países do Mercosul. Além disso, a placa terá o brasão do município e a bandeira do estado, logo abaixo da bandeira do país. A placa também terá um QR-Code que atuará juntamente com o chip para diminuir o número de fraudes.

Como e onde obter as novas placas Mercosul?

As novas placas Mercosul por enquanto podem ser encontradas somente na cidade do Rio de Janeiro, mas a expectativa é de que até o final do ano elas já cheguem a demais estados brasileiros. A nova placa Mercosul, por enquanto, custa o mesmo que a placa anterior e pode ser obtida no Detran ou CRVA da cidade.

Se você está adquirindo um novo veículo e irá efetuar o seu primeiro emplacamento, confira em sua cidade se ele já irá vir com a nova placa. Mais informações sobre o novo modelo deverão ser lançadas em breve, por isso fique de olho no Detran da sua cidade. As novas placas irão facilitar a identificação dos veículos, mas para isso é preciso que o próprio cidadão busque saber mais informações e conhecer sobre as novas características. Caso ainda restem dúvidas sobre as novas placas, não hesite em entrar em contato com o Detran de sua cidade para conseguir mais informações. Outras mudanças com chip e QR-Code deverão ser implantadas em breve em nosso país.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...