Detran RS – Mortes no Trânsito Caem 20%

Home > Detran RS > Detran RS – Mortes no Trânsito Caem 20%

De acordo com os dados levantados pelo Departamento de Trânsito do Estado do Rio Grande do Sul (Detran-RS), o número de mortos em acidentes caíram cerca de 20% no estado do Rio Grande do Sul, os dados foram divulgados nessa terça-feira 10 de maio.

Dados do Detran

De acordo com o Detran RS, do ano de 2010 até 2015 o índice de mortes nos acidentes de transito caiu de 20 para 16 a cada 100 mil habitantes. Só no ano de 2010 aconteceram o total de 1.948 acidentes com morte no Rio Grande do Sul, no total foram 2.190 mortes.

Já no ano de 2015 esse número abaixou, foram 1.531 acidentes com 1.735 óbitos. Embora o número ainda seja alto dá pra perceber que houve uma boa diminuição, o que é muito bom para o estado.

Causas da diminuição

De acordo com o Detran RS essa diminuição de 20% aconteceu por causa do crescimento da frota, da população e também do número de pessoas habilitadas no estado.

No período, a frota cresceu 32% (1,5 milhão de veículos) e a população cresceu cerca de 2% (190 mil habitantes) e o número de habilitados, 19% (750 mil condutores).

O período que teve uma redução maior de acidentes e de óbitos no trânsito aconteceu no ano de 2015. Foram 2.026 mortes em 2014 e 1.735 mortes em 2015, ou seja, 14,4% menos mortes e 16,1% menos acidentes fatais.

detran rs

Detran RS – Mortes no Trânsito Caem 20%. Imagem:divulgação

Comitê Estadual de Segurança no Trânsito

A divulgação dessas informações contou com a presença do governador José Ivo Sartori. Durante esse mesmo evento ainda foi assinado o Termo de Adesão à nova composição do Comitê de Mobilização Estadual de Segurança no Trânsito.

Novas ações no trânsito

O Comitê foi criado em 2011 e tem varias ações, entre elas a chamada Operação Viagem Segura que sempre acontece no estado, principalmente em feriados que são as fiscalizações que acontecem para tentar evitar os acidentes  e também retirando do veículo os motoristas sem condições para continuar dirigindo.

Já foram 53 edições desde sua criação até 2015 e mais de 680 mil atuações.

detran rs

Detran RS – Mortes no Trânsito Caem 20%. Imagem:divulgação

Coordenação do Comitê Estadual de Segurança no Trânsito

A coordenação do comitê é composta pela:

  • Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos
  • Detran

Integrado pelo

  • Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer)
  • Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/RS)
  • Brigada Militar
  • Polícia Civil
  • Instituto-Geral de Perícias
  • Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR)

Ainda podem ser convidados a participar os órgãos de outras secretarias como Saúde e Educação, além de ONGs que atuam na área.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...