IPVA 2019 ES

Home > Detran RS > IPVA 2019 ES

O IPVA é conhecido por todos os condutores, pois o seu pagamento garante a renovação do CRLV, documento de porte obrigatório do veículo. Entretanto, o IPVA não é o único tributo que precisa ser pago para esse documento ser renovado: o condutor também precisa se preocupar com o Seguro DPVAT, multas e taxas de serviços realizados. De modo geral, os tributos e débitos do veículo devem ser quitados todos os anos para que o seu licenciamento seja efetuado. A seguir, você conhecerá um pouco mais sobre o IPVA e como funciona o seu pagamento.

IPVA 2019

O IPVA 2019 só começará a ser cobrado dos condutores a partir de janeiro, entre tantos já existem muitos se preocupando com o seu valor. Afinal, quanto mais novo o veículo, maior poderá ser o valor a pagar. É importante que desde agora os condutores, principalmente aqueles desinformados, busquem saber os detalhes do IPVA e como ele funciona.

Grande parte das informações não se alteram de um ano para outro, com exceção do valor a ser pago, das datas de vencimento e do percentual de desconto que é concedido em cada estado.

O que é o IPVA 2019?

O IPVA, de modo geral, é o Imposto Sobre a Propriedade do Veículo Automotor. O valor arrecadado com o IPVA é dividido entre o estado e o município, usado sempre para efetuar melhorias no serviço público em geral, não somente nas rodovias e estradas brasileiras.

O IPVA é cobrado sobre o valor venal do veículo, sendo que este pode se alterar todos os anos, por meio da Tabela FIPE. Sabendo o valor venal do veículo, o condutor só precisa saber qual o percentual que é cobrado pelo estado. Por exemplo, há estados que cobram 4% sobre o valor venal do veículo. Isso se altera de acordo com o tipo de veículo.

IPVA 2019 ES

IPVA 2019 ES. Imagem: divulgação

Valor IPVA 2019 es

No IPVA 2019 ES, os valores podem ser consultados diretamente no site do Detran do Estado ou da Secretaria da Fazenda. As alíquotas cobradas são atualizadas todos os anos, portanto o que informaremos aqui pode ser um pouco diferente em 2019.

Para carros de passeio, é cobrado 2% sobre o valor venal. Para caminhonetes e embarcações é cobrado 2% do valor venal também. Por último, ônibus, micro-ônibus, caminhões, motocicletas e ciclomotores, devem pagar 1% sobre o valor venal.

Consulta IPVA 2019 es

O IPVA 2019 ES pode ser consultado pela internet e, dessa forma, o condutor pode ficar ciente do valor total a ser pago antes mesmo de emitir o boleto. Além disso, através da consulta também é possível ficar sabendo o dia de vencimento.

A consulta pode ser realizada pelo site http://internet.sefaz.es.gov.br/agenciavirtual/area_publica/ipva/consulta.php, basta que o condutor informe a placa do seu veículo, sem espaços, e o código RENAVAM.

Veja mais: 

IPVA 2019 PA

IPVA 2019 CE

IPVA 2019 AL

Boleto IPVA 2019 es

Após realizar a consulta online como explicamos acima, o condutor ainda terá a opção de emitir o boleto para pagamento do IPVA. Essa opção também pode estar descrita como guia de pagamento, mas ambas são a mesma coisa. Você poderá imprimir o boleto e se dirigir até uma casa lotérica para pagar até o prazo de vencimento.

2 via IPVA 2019 es

Aqueles condutores que por algum motivo acabaram perdendo o boleto para pagamento, podem retornar ao site e realizar a consulta novamente para conseguir emitir mais uma vez o boleto, gerando a 2ª via. Essa ação não é muito recomendada, mas é possível realizá-la.

Tabela IPVA 2019 es

Consultar a tabela do IPVA 2019 ES é essencial, pois nela é possível conferir todos os prazos de pagamento do IPVA, de acordo com o tipo de pagamento escolhido e o número final da placa do seu veículo. A tabela é liberada pelo Detran do estado em seu site, assim como também pode ser encontrada no site da Secretaria da Fazenda.

Calendário IPVA 2019 es

O calendário do IPVA 2019 ES, também chamada de tabela de vencimento, é atualizada todos os anos. As informações no calendário são dispostas de acordo com o número final da placa do veículo. O calendário contém a data de pagamento de cada placa para cota única, assim como para as demais parcelas. Um novo calendário será liberado em breve e poderá ser consultado no site da Secretaria da Fazenda.

Isenção de IPVA 2019 es

A isenção do IPVA 2019 ES é oferecida a alguns veículos. Para solicitar a isenção, o condutor responsável pelo veículo deverá preencher os devidos formulários e entrega-los junto de sua documentação em uma unidade do Detran.

Consulta IPVA 2019 es renavam

O RENAVAM é o código do veículo, funcionando como o nosso RG. Ele é essencial para realizar a consulta do IPVA 2019 ES, como você viu anteriormente. Tenha-o sempre em mãos.

IPVA 2019 ES

IPVA 2019 ES. Imagem: divulgação

Pagamento de IPVA 2019 es

O pagamento do IPVA 2019 ES pode ser feito em qualquer casa lotérica espalhada pelo país ou nas agências bancárias de bancos credenciados, como o Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica, entre outros. No estado do Espírito Santo, é possível pagar o IPVA em quatro cotas ao invés de três.

IPVA 2019 es atrasado

Não é indicado deixar atrasar o IPVA 2019 ES, mas caso isso aconteça, você deverá emitir uma nova guia de pagamento com o valor atualizado. O valor do IPVA será acrescido da multa por dia que é calculada automaticamente pelo sistema. Basta acessar o site, efetuar a consulta e clicar na opção de emitir a guia. O sistema entenderá que já ocorreu o seu vencimento e atualizará o valor com a multa.

Isenção IPVA 2019 es deficientes

Veículos que foram adaptados para deficientes físicos estão entre aqueles que podem solicitar a isenção do IPVA 2019 ES. Todas as informações, os formulários e a documentação necessária para tal ação podem ser encontrados no site do Detran do estado ou indo diretamente em uma unidade.

Isenção IPVA 2019 es carros antigos

Carros antigos, ou seja, que foram fabricados há mais de 10, 15 ou 20 anos (varia de estado para estado), também podem solicitar isenção do IPVA 2019 ES.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...