IPVA 2019 RR

Home > Detran RS > IPVA 2019 RR

O IPVA 2019 já está dando dor de cabeça para muitos motoristas que possuem um veículo novo e portanto sabem que o valor a pagar não será nada baratinho. Veículos mais novos sempre possuem um IPVA mais elevado, por isso é preciso se planejar para conseguir pagar o imposto em dia ou anda optar pelo parcelamento.

O IPVA está se aproximando cada vez mais e se você deseja saber todos os detalhes, poderá encontra-los a seguir.

IPVA 2019

O IPVA 2019 acontecerá da mesma forma que nos anos anteriores, com algumas informações principais sendo alteradas, como os prazos de vencimento de cada cota e o valor do desconto fornecido por cada estado. Além disso, as alíquotas que cada estado cobra também podem ou não mudar de um ano para outro, por isso é sempre preciso conferir as novidades no site do Detran quando elas forem lançadas.

O que é o IPVA 2019?

O Imposto Sobre a Propriedade do Veículo Automotor, conhecido como IPVA, deve ser pago por todos os motoristas que circulam em vias terrestres, assim como o Seguro DPAVT que garante o pagamento de indenizações para as vítimas em caso de acidentes de trânsito. Além desses dois, o motorista precisa também arcar com quaisquer outros débitos do veículo que estejam em aberto. O pagamento do IPVA é feito por meio de um boleto que, na maioria dos casos, pode ser emitido diretamente de sua casa.

IPVA 2019 rr

IPVA 2019 RR. Imagem: divulgação

IPVA 2019 rr

O IPVA 2019 RR permitirá que os motoristas se permaneçam regularizados, sem precisar arcar com multas e perda de pontos na CNH, pois é isso que acontece àqueles que não pagam o tributo ou alguma das taxas. Após pagar tudo que for necessário, é realizada uma vistoria no veículo e o licenciamento anual é efetuado. Com isso, o CRLV – documento de porte obrigatório do veículo – é renovado e enviado para a residência do motorista.

Consulta IPVA 2019 rr

A consulta do IPVA 2019 RR pode ser feita pelo site do GETRAN: https://www.rr.getran.com.br/site/apps/veiculo/filtroplacarenavam-consultaveiculo.jsp. O condutor deverá informar a placa e o RENAVAM do veículo, e em seguida terá todas as informações desejadas.

Será mostrado na tela o valor do IPVA, do Seguro DPVAT e todos os outros débitos que estejam em aberto no nome do veículo.

Boleto IPVA 2019 rr

Após realizar a consulta no site, uma das opções disponibilizadas para o condutor é a de emitir o boleto ou gerar a guia de pagamento. Basta escolher essa opção, definir alguns detalhes que forem solicitados e imprimir o documento. Depois você só precisa efetuar o pagamento até o dia de vencimento.

2 via IPVA 2019 rr

Pela consulta ensinada acima também é possível emitir a 2ª via do boleto do IPVA 2019 RR.

Tabela IPVA 2019 rr

A tabela do IPVA 2019 RR é disponibilizada online no site do Detran do estado e consiste em um calendário que contém todas as datas de vencimento de cada parcela do IPVA, informando ainda o desconto dado a quem pagar em cota única até determinado dia. Os motoristas devem consultar a tabela, sabendo qual é o número final da placa de seu veículo, pois é isso que influencia nas datas de vencimento do tributo.

Veja mais:

IPVA 2019 SP

Calendário IPVA 2019 rr

O calendário do IPVA 2019 RR pode ser encontrado no site do Detran do estado ou ainda no site da Secretaria da Fazenda. Esse calendário deve ser consultado por todos os motoristas, ano após ano, para que não confundam a data de vencimento com algum calendário anterior. Todos os pagamentos devem ser feitos até a data de vencimento prevista no calendário. Os motoristas que deixarem para pagar após o prazo terão que arcar com juros.

Isenção de IPVA 2019 rr

Caso você se encaixe em determinada situação, pode solicitar a isenção do IPVA 2019 RR. Para solicitar a isenção é preciso apresentar uma série de documentos e formulários preenchidos, que variam de acordo com cada situação. Essa documentação deve ser entregue na unidade do Detran mais próxima de você.

Infelizmente, aqueles que se encaixarem precisarão solicitar a isenção todos os anos, de modo contrário terão que pagar o imposto. Podem solicitar a isenção: ambulâncias, taxistas autônomos, ônibus, micro-ônibus e vans utilizados para turismo, veículos de embaixadas e consulados, veículos antigos e veículos de deficientes físicos.

Consulta IPVA 2019 rr renavam

Para realizar a consulta do IPVA 2019 RR que ensinamos acima é essencial ter o código RENAVAM em mãos, ele pode ser encontrado no CRLV. Esse código é a identificação do seu veículo e deve ser de conhecimento de cada motorista.

Pagamento de IPVA 2019 rr

O IPVA 2019 RR pode ser pago em cota única ou em três parcelas. Os motoristas que optam por pagar em cota única recebem um desconto do estado, que varia de um lugar para outro. Os descontos são variados, indo desde 2% a mais de 20%. O IPVA pode ser pago em casas lotéricas e também em agências bancárias de todo o país. Bancos como Santander, Itaú, Bradesco, Caixa e do Brasil aceitam o pagamento do imposto.

IPVA 2019 rr

IPVA 2019 RR. Imagem: divulgação

IPVA 2019 rr atrasado

Pagar o IPVA 2019 RR atrasado é possível, apesar de não ser recomendado. Como mencionamos, quem pagar atrasado terá que arcar com juros. Para pagar o IPVA atrasado, basta emitir a guia de pagamento normalmente como foi ensinado anteriormente. O sistema irá calcular automaticamente os juros, de acordo com a quantidade de dias após o vencimento. Basta emitir o boleto e pagá-lo normalmente.

Isenção IPVA 2019 rr deficientes

Os veículos adaptados para portadores de deficiências físicas estão aptos a solicitar a isenção do IPVA 2019 RR. Para tal, é recomendado dirigir-se até a unidade do Detran mais próxima e solicitar a documentação que deve ser apresentada. Em alguns casos, é possível obter essas informações por telefone. Somente a unidade do Detran poderá informar o prazo para solicitar as isenções.

isenção IPVA 2019 rr carros antigos

Veículos antigos, geralmente com mais de 15 ou 20 anos, também podem solicitar a isenção. O procedimento é o mesmo citado anteriormente, mas a documentação pode variar um pouco.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...