Certidão de Prontuário Detran PE

Home > Serviços Online Detran > Certidão de Prontuário Detran PE

O condutor automotivo precisa ter em mãos diversos documentos que comprovem a sua autoridade sobre o veículo, além de sua CNH e um documento que obtenha todas as informações e dados da mesma, comprovando a capacidade do condutor de dirigir e que o mesmo está dentro da lei.

O DETRAN de cada estado disponibiliza esses documentos de uma forma diferente, podendo comprar ou não para que o condutor o possua. A seguir, você descobrirá o que é a Certidão de Prontuário da CNH e como solicitá-la.

Certidão de Prontuário Detran PE o que é?

A Certidão de Prontuário da CNH nada mais é do que um documento que possui todos os dados da Carteira Nacional de Habilitação do condutor, mostrando o registro sob domínio do Departamento de Trânsito do estado em questão. Os condutores podem obter a certidão somente no estado em que foram habilitados, ou seja, se você obteve a sua CNH em São Paulo, só poderá obter a certidão nesse estado.

Certidão de Prontuário Detran PE

Certidão de Prontuário Detran PE. Imagem: divulgação

A certidão possui, além dos dados da CNH, o histórico de cada condutor, a realização de cursos de capacitação no trânsito, a mudança de categoria, impedimentos administrativos e muitas outras informações importantes.

Certidão de Prontuário da CNH Como Solicitar?

O modo de solicitação do documento depende do estado em que você mora, por isso indicamos que acesse o portal do DETRAN de sua região e busque pela certidão para que assim obtenha o passo a passo de como obtê-la. Em Minas Gerais, por exemplo, a solicitação pode ser feita pela internet, sem que o condutor precise sair de casa. Basta preencher um formulário com seus dados, emitir a DAE, efetuar o pagamento da mesma e acessar o portal novamente para solicitar a certidão. Através do portal uma certidão será gerada e poderá ser usada para todos os fins que o condutor desejar.

Já em São Paulo, os condutores devem acessar o portal do DETRAN e efetuarem um cadastro, criando um login e uma senha. Depois, basta selecionar o serviço referente a certidão e no momento da emissão, um código será gerado para ser usado na consulta desse documento. A emissão da certidão é gratuita em São Paulo.

Certidão de Prontuário Detran PE Valores e Dados Necessários

Para efetuar a solicitação é preciso informar alguns dados nos portais e também pessoalmente. Eles pedem o número de registro de sua CNH, a sua data de nascimento, CPF e, caso possua, o código de controle da certidão. Em alguns estados a emissão da certidão pode ser comprada, por isso você deve guardar um valor para gastar com esse serviço.

Certidão de Prontuário Detran PE

Certidão de Prontuário Detran PE. Imagem: divulgação

Em São Paulo, quando era cobrada, a certidão custava um pouco mais que R$21,00. De modo geral, ela não deve ser mais cara do que R$50,00, portanto se planeje com antecedência caso sua renda seja curta.

Para que a Certidão de Prontuário da CNH é Utilizada?

A certidão geralmente é usada para fins judiciais, trabalhistas e de aposentadoria. No entanto, em certos casos ela também é necessária para a realização de algum curso especializado, onde é necessário comprovar a situação da habilitação do condutor. Exemplos disso são os casos de motofrete ou mototáxi.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 1,00 de 5)
Loading...