DETRAN IPVA: Como consultar multas

Home > Serviços Online Detran > DETRAN IPVA: Como consultar multas

O DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) tem como suas principais responsabilidades fiscalizar o trânsito no estado referente e a situação tanto dos veículos como dos condutores.

A autarquia que cuida do trânsito em todos os cantos do país tem procurado criar facilidade para os cidadãos. Entre as principais apostas do DETRAN nos últimos tempos, vale ressaltar os serviços online.

Os serviços online do DETRAN permitem fazer consultas relacionadas à habilitação e ao veículo. O usuário do site pode, por exemplo, alterar endereço registrado na CNH, consultar os pontos da carteira, solicitar segunda via de pagamento e até mesmo imprimir o boleto do IPVA ou DPVAT (Seguro Obrigatório).

As multas de trânsito

O DETRAN de cada estado também mantém um link que permite consultar as multas de trânsito. Desta forma, o condutor ou proprietário do veículo pode obter informações detalhadas sobre a infração.

A multa de trânsito é uma penalidade aplicada quando as regras estabelecidas pelas normas de trânsito são descumpridas.

Como Recorrer a Multas de Trânsito

DETRAN IPVA: Como consultar multas. Imagem:divulgação

Diversas situações podem acabar resultando em multas, como dirigir em velocidade além do permitido, estacionar em local proibido, avançar em sinal vermelho, conduzir o veículo usando celular, desrespeitar o rodízio municipal ou parar sobre a faixa de pedestre. As multas de trânsito são classificadas como leve, média, grave e gravíssima.

Depois que a multa é aplicada, um boleto com o valor da infração é enviado ao endereço do proprietário do veículo. Se ele não concordar com a penalidade, ele tem a possibilidade de recorrer.

Como consultar multas de trânsito pela internet?

O processo de consulta às multas de trânsito é muito simples. O cidadão deve acessar o site do DETRAN do seu estado e procurar o link referente às infrações de trânsito. As possibilidades de consulta variam de um departamento para o outro, mas normalmente é possível verificar informações de multas pendentes, acompanhar recurso e solicitar recurso de penalidade.

DETRAN IPVA: Como consultar multas

DETRAN IPVA: Como consultar multas. (Foto: Divulgação)

No site do DETRAN Rio de Janeiro, por exemplo, o cidadão pode realizar as consultas clicando na opção “Multas” no menu principal. O portal abrirá uma página na qual é possível encontrar formulários de requerimento e informações para o pagamento. No item “Nada Consta”, é possível verificar se existe alguma pendência.

Para realizar uma consulta ou emitir o boleto bancário da multa, o proprietário do veículo precisa fornecer informações específicas, como a placa e o RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores).

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (44.552 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...