DETRAN IPVA: Como saber o vencimento do IPVA

Home > Serviços Online Detran > DETRAN IPVA: Como saber o vencimento do IPVA

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto estadual que costuma ser cobrado uma vez por ano. O valor varia de acordo com o veículo, sendo que a alíquota vai de 1% a 6%.

O IPVA atinge todas as pessoas que possuem carro e moto. Metade de todo o valor arrecadado é destinado o município onde o veículo foi licenciado.

O pagamento do IPVA pode acontecer de uma única vez ou parcelado. Quando o valor é pago à vista, o proprietário do veículo conta com um desconto significativo. Também existe a possibilidade de quitar a dívida em três parcelas iguais. Se o prazo para pagar venceu, também é possível optar pelo parcelamento, mas a quantia cobrada sofre acréscimos por causa dos juros.

ipva 2016

IPVA 2016/2017. Imagem:divulgação

Normalmente o IPVA é pago através de um boleto, encaminhado para o endereço no qual o veículo está cadastrado. Também existe a possibilidade de gerar a 2ª via pela internet e efetuar o pagamento através desta guia.

O dono de um veículo automotor não precisa necessariamente ter o boleto em mãos para efetuar o pagamento. Ele pode se dirigir até uma agência bancária credenciada com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor) para pagar no guichê de caixa ou nos terminais de autoatendimento.

O IPVA é um imposto que compromete boa parte do orçamento no início do ano. No entanto, em 2014, o valor é 5,16% menor em comparação com 2013. Só no estado de São Paulo, a previsão de arrecadação é de R$ 13,3 bilhões.

Vencimento do IPVA

Os proprietários devem respeitar o calendário de vencimento do IPVA. As datas, por sua vez, são estabelecidas com base no número final da placa, seguindo a sequência de 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0. O calendário também estabelece os dias de vencimentos para as três parcelas (janeiro, fevereiro e março).

O DPVAT, também chamado de seguro obrigatório, deve ser recolhido de forma integral, juntamente com a primeira parcela do IPVA.

Se o IPVA não for pago na data certa, ele terá um acréscimo de 0,33% por dia. O proprietário do carro ou da moto também sofre com o risco de ter o carro apreendido.

Quem paga o imposto dentro do prazo de vencimento pode ser beneficiado com um ótimo desconto. No Rio de Janeiro, por exemplo, o pagamento integral do IPVA está rendendo um desconto de 10%.

Cada estado adota o seu próprio calendário de vencimentos do IPVA 2016/2017 Para consultá-lo, basta acessar o site do DETRAN. O portal do Departamento Estadual de Trânsito com certeza esclarecerá as dúvidas sobre as datas de vencimento.

Para acessar o calendário de vencimento IPVA 2016/2017 de São Paulo, clique aqui.

Detran RS consulta de veículos

No Rio Grande do Sul os interessados podem efetuar a consulta individual de veículo, onde podem conferir a situação do mesmo, assim como todos os débitos pendentes. A consulta pode ser efetuada diretamente no site http://www.detran.rs.gov.br/consulta-veiculos, basta que o condutor informe a placa do veículo e o código RENAVAM.

Consulta IPVA 2018 SP

Já em São Paulo a consulta ao IPVA 2018 é disponibilizada no site da Secretaria da Fazenda, onde todos os interessados podem conferir o calendário e os valores dos débitos. Tais informações ainda não estão atualizadas para 2018, mas isso deverá acontecer em breve. Para efetuar a consulta acesse http://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/, depois clique em “Consultar”, informe o RENAVAM, a placa e clique novamente em “Consultar”.

Detran RS IPVA 2018

O estado do Rio Grande do Sul possui um site especializado em fornecer informações e dados sobre o IPVA: http://www.ipva.rs.gov.br/inicial. Nele você encontra todos os tipos de consultas relacionadas ao IPVA, além de poder obter informações sobre os vencimentos, isenções, obter descontos e saber como efetuar o pagamento.

Uma nova função disponibilizada é a de receber as informações sobre o IPVA 2018 diretamente no e-mail de cada condutor. Para isso, no site, o condutor deve selecionar “IPVA por e-mail”, clicar em “Cadastrar meu e-mail” e “Cadastrar-se para recebimento”.

Detran RS multas

Caso você queira ter conhecimento sobre as multas e infrações registradas no seu nome e em seu veículo, pode acessar diretamente o site http://www.detran.rs.gov.br/consulta-infracoes. Para realizar a consulta é preciso informar a placa do veículo e o código do RENAVAM.

Consulta IPVA 2018 RS

No site especializado do Rio Grande do Sul para o IPVA, você pode realizar uma consulta unificada ou simplificada, de acordo com o seu objetivo. Em ambas você terá acesso aos seus débitos pendentes e poderá conferir cada valor.

Detran RS multas por placa

Em ambas as consultas disponibilizadas pelo DETRAN/RS é preciso informar a placa do veículo, já que a mesma é registrada pelos radares de todo o país. Você deve informar os números e letras seguidos, sem nada para separá-los.

Dessa forma o sistema irá trazer à tona todas as multas que ainda não foram pagas e os respectivos prazos para tal procedimento.

Consultar IPVA  RS

Nos próximos meses o site do DETRAN e do IPVA do Rio Grande do Sul receberão ainda mais visitas, já que está chegando a época do licenciamento anual novamente. Entre janeiro e fevereiro, você deve efetuar a consulta do IPVA para descobrir quanto precisa desembolsar e decidir se irá pagar tudo em cota única ou em três parcelas iguais.

IPVA SP 2018

O IPVA SP 2018 em breve deverá estar com novos valores. O Detran é o responsável por anunciar os reajustes nos valores pagos no IPVA e no Seguro DPVAT, mas acredita-se que não haverá muitas mudanças. Ainda assim, é preciso aguardar o comunicado oficial nos próximos meses.

 

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2.329 votos, média: 1,00 de 5)
Loading...