Pagar IPVA pelo Celular Banco do Brasil

Home > Serviços Online Detran > Pagar IPVA pelo Celular Banco do Brasil

Todos os anos, as pessoas precisam reservar uma parte do décimo terceiro para fazer o pagamento do IPVA. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um tributo estadual, por isso o seu valor varia de um estado para o outro.

O IPVA entrou em vigor em 1985, com o objetivo de substituir a Taxa Rodoviária Única, que antes era cobrada pela União. O pagamento do IPVA é critério essencial para que seja feito o licenciamento anual do veículo. Somente o veículo licenciado tem autorização para circular nas vias.

O IPVA pode ser pago a vista ou a prazo, tudo depende da situação financeira do proprietário do veículo. Se ele tiver o dinheiro em caixa, é recomendado pagar numa única vez, pois assim existe a possibilidade do valor cair por causa dos descontos. O parcelamento é possível, inclusive para débitos vencidos, mas o imposto tem acréscimo por causa dos juros.

Como é calculado o IPVA?

O valor do IPVA varia de um estado para o outro. Contudo, no geral, a quantia cobrada fica entre 1% e 6% sobre o valor de mercado do veículo. Os preços médios dos veículos, por sua vez, são calculados pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) de acordo com ano, modelo, entre outras características. Se um veículo de 25 mil reais tem alíquota de 1%, significa que o seu IPVA é de R$ 250,00.

Pagamento de IPVA pela internet

O Correio se encarrega de enviar o boleto do IPVA para o endereço do proprietário do veículo. Esta guia pode ser paga em uma agência bancária credenciada ou através da internet.

Os bancos estão criando recursos especiais para receber o pagamento de IPVA pela internet. O Itaú, por exemplo, tem um link especial no seu internet banking para quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, DPVAT, multas de trânsito, licenciamento e até transferência eletrônica de veículos. Os serviços especiais do Itaú são oferecidos para os estados de São Paulo Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

Outras instituições financeiras estão autorizadas a trabalhar com serviços online para receber o IPVA, como é o caso do Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, HSBC, Mercantil do Brasil e Santander. Se não houver um link especial para IPVA no internet banking do banco, o proprietário do veículo deve efetuar o pagamento online com código de barra.

Como pagar IPVA pelo aplicativo BB

O IPVA pode ser pago no Banco do Brasil de diversas maneiras: nos caixas eletrônicos, pelo site na internet, nos terminais de autoatendimento do BB ou ainda no gerenciador financeiro. Você escolhe a melhor forma de acordo com o seu perfil e sua necessidade. É possível até mesmo que pessoas que não são clientes do banco efetuem o pagamento do IPVA por ele.

Pagar IPVA pelo Celular Banco do Brasil

Pagar IPVA pelo Celular Banco do Brasil. Imagem: divulgação

Quais bancos posso pagar IPVA RS

Como mencionado, em cada estado o DETRAN estipula locais para o pagamento do IPVA e das demais taxas de veículo. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o pagamento do IPVA pode ser feito nas agências, pontos de atendimento ou nos sites dos bancos Banrisul, Itaú, Santander, Sicredi e Bradesco. Somente os clientes do Banco do Brasil podem efetuar o pagamento pelo banco. Se preferir, pague também nas lotéricas ou na Caixa Econômica Federal.

Onde pagar IPVA 2017

O pagamento do IPVA 2017 pode ser feito em cota única ou em três parcelas, vencidas quase sempre no mesmo dia todos os meses. Juntamente com as parcelas do IPVA é possível efetuar o pagamento do Seguro DPVAT, cujos vencimentos são iguais.

Pagamento IPVA Banco do Brasil

Caso você seja um correntista do Banco do Brasil, poderá pagar o IPVA pelo caixa eletrônico ou pelo site do banco. Optando pela primeira opção, você deverá ter em mãos o seu cartão, inseri-lo no terminal e selecionar “Pagamento” e depois em “Sem código de barras”.

Selecione a opção “Tributos/IPVA – Demais Taxas” e escolha entre pagar com débito na conta corrente ou poupança. Em seguida selecione as taxas referentes ao seu estado, clique em “Licenciamento Anual/DPVAT”, informe o seu RENAVAM e escolha a opção de pagamento do licenciamento.

Onde pagar IPVA lotérica

Em algumas regiões também é possível efetuar o pagamento do IPVA nas lotéricas. Nesse caso, basta emitir a guia para pagamento no site do DETRAN de sua região e ir efetuar o pagamento na lotérica. Também é possível ir até a unidade e fornecer somente o número do RENAVAM para o pagamento.

Pagar IPVA pelo celular Banco do Brasil

Se você optar por efetuar o pagamento pelo celular, pode acessar diretamente o site do Banco do Brasil. Em seguida acesse sua conta e selecione “Conta Corrente e Consultas”, logo depois “Pagamento” e “Sem Código de Barras”. Selecione a opção “IPVA/Taxas Detran”, depois escolha a opção referente ao seu estado, clique em “Licenciamento Anual / DPVAT” e informe o número do RENAVAM.

Onde pagar IPVA vencido

Para pagar o IPVA vencido, você deve acessar o portal do DETRAN de sua região, efetuar uma consulta de situação do veículo e depois emitir uma nova guia para pagamento. Escolha a forma de pagamento e verifique as regras do portal para o pagamento. Efetue o pagamento do IPVA vencido em um dos locais indicados pelo DETRAN.

Posso pagar o IPVA na lotérica

Sim, determinadas regiões permitem o pagamento do IPVA em lotéricas. Entretanto, é essencial conferir as instruções de cada DETRAN sobre o pagamento, pois cada um informa os locais em que o pagamento pode ser efetuado.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 1,00 de 5)
Loading...