Certidão de Prontuário do Condutor MG

Home > Serviços Online Detran > Certidão de Prontuário do Condutor MG

Os motoristas de todo o país sempre precisam ter vários documentos e estar a par de todas as mudanças relacionadas ao trânsito e ao Detran para que nunca fiquem desamparados. Há uma série de documentos que existem para auxiliar o condutor em vários momentos da vida e podem ser consultados sempre que necessário, como é o caso da Certidão de Prontuário do Condutor.

Esse é um documento importante que contém dados essenciais sobre o condutor e sua CNH e para emiti-la é preciso pagar alguma taxa. Em alguns estados já é possível solicitar de forma gratuita pela internet. Veja a seguir para que serve e como emitir o documento.

Para que serve a Certidão de Prontuário do Condutor?

Esse é um documento extremamente importante para todos os condutores. Ele apresenta todos os dados do condutor, assim como o seu histórico como motorista, os dados da sua Carteira Nacional de Habilitação, a existência ou não de processos, bloqueios ou impedimentos, além de servir para comprovar a realização de cursos voltados para o trânsito e a mudança de categoria, caso haja.

certidão de prontuário do condutor mg

Anúncios
Certidão de prontuário do condutor mg. Imagem: divulgação

Essa certidão é muito usada, por exemplo, no caso de motoristas que recebem remuneração, como os taxistas, para comprovar que não estão passando por nenhum processo.

Onde usar a Certidão de Prontuário do Condutor?

Nem todos sabem da existência dessa certidão, nem para que ela serve ou como emiti-la. Acontece que a certidão é usada principalmente para fins judicias, trabalhistas e de aposentadoria, para comprovar a função do motorista ou outras informações.

A certidão também é usada na realização de cursos, pois comprova a situação da habilitação. O serviço está disponível a toda população online em sites do Detran de São Paulo e Minas Gerais, por exemplo. Em São Paulo o serviço pôde continuar sendo realizado presencialmente até o fim do mês passado, agora somente online e de forma gratuita.

Como Emitir Certidão de Prontuario Detran MG

Vamos ensinar dois modos de emitir o documento disponíveis em dois portais do Detran. Cada estado possui um portal e pode emitir o documento de um modo diferente, portanto cabe a você acessá-lo e procurar pelo documento. Em alguns estados é possível emitir apenas presencialmente mediante pagamento de uma taxa e, em outros, é possível emitir online, mas também é preciso gerar a guia para pagamento.

Como emitir a Certidão de Prontuário do Condutor?

Como emitir a Certidão de Prontuário do Condutor?

Em São Paulo a certidão pode ser emitida pelo site http://www.detran.sp.gov.br/. O motorista deve se cadastrar no site, criando um login e uma senha que darão acesso a todos os serviços disponibilizados no site. Em seguida, deverão procurar pela certidão, informar os dados e emiti-la.

Certidão de Prontuário do Condutor – Minas Gerais Já em Minas Gerais a solicitação pode ser feita pelo site https://www.detran.mg.gov.br. Os motoristas devem selecionar a opção “Habilitação”, “Prontuário” e, em seguida, “Certidão de Prontuário do Condutor”. Para gerar será preciso informar o número do registro, data de nascimento, CPF e código de controle da certidão, caso possua.

Você irá emitir o DAE e depois terá acesso à certidão e poderá validá-la.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...