Advertência é a opção do Detran SP

Home > Detran SP > Advertência é a opção do Detran SP

Receber uma multa não é nada agradável, principalmente se a infração for leve ou média e se deu por conta de uma distração momentânea ou emergencial, como uma abelha que entrou pela janela e está em cima das crianças ou uma câimbra na panturrilha, por exemplo. Agora, o Detran – SP disponibiliza a possibilidade do motorista fazer uma solicitação de advertência em substituição à multa e registro de pontos na carteira de habilitação.

Acesse e saiba mais informações: Detran MG: IPVA, Multas e Renavam

Onde Solicitar a Advertência

O motorista pode solicitar a aplicação de uma advertência ao invés de pagar uma multa e, para isso, basta apenas fazer o pedido dentro do prazo. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran – SP) permite que o pedido seja feito através do portal oficial do Detran-SP, o que acaba por agilizar o processo e tornar mais fácil para o motorista fazer o requerimento a qualquer hora, em qualquer lugar.

detran sp

Detran SP. Imagem:Divulgação

Porém há alguns critérios que se fazem necessários para conseguir que a aprovação do pedido de advertência. Há, também, a possibilidade de fazer a solicitação de advertência por escrito direto no Detran-SP, porém esta opção é válida somente se a infração cometida tiver sido registrada pelo Departamento de Trânsito, do contrário só é possível pela internet. Para saber quem é e quem fez o registro, basta olhar na notificação da autuação, pois o nome do órgão responsável por autuar consta na notificação.

Como Solicitar Online

Para fazer a solicitação de advertência deve-se, primeiramente, fazer um cadastro no portal do Detran – SP para ter acesso através de login de usuário e senha. Na área “Serviços Online” clique no botão “Solicitar e Acompanhar Recurso de Penalidade”. Feito isso preencha, imprima e assine o formulário disponibilizado na página. Depois de feito isso, digitalize o formulário e demais documentos que forem solicitados que serão necessários para a análise do pedido e anexe à solicitação.

Análise e Critérios

Para que seja efetivada a advertência, primeiramente, é realizada uma análise que avalia todo o histórico do motorista e não somente a infração que foi cometida e, mediante ao resultado da avaliação, a advertência pode ser concedida ou não pelo Detran – SP.

Acesse e saiba mais informações: Detran SP – IPVA, simulado e Renavam

A advertência por escrito foi regulamentada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) em 2014 e só pode ser solicitada pelo condutor que foi autor da infração leve ou média, desde que não esteja reincidindo a mesma infração cometida no último ano.

Porém, vale ressaltar que a multa é sempre direcionada à pessoa cujo carro está registrado. Ou seja, nem sempre quem cometeu a infração é o condutor que está como proprietário do veículo e isso pode ser um problema se várias pessoas utilizam o mesmo carro, pois a multa e a pontuação registrada na CNH sempre serão emitidas em nome de quem está registrado no RENAVAM do automóvel e na habilitação cadastrada no RENACH, sendo enviada para o endereço que consta no banco de dados. Por isso é muito importante que os dados estejam sempre atualizados, inclusive quando o veículo é vendido a uma terceira pessoa.

Detran SP

Detran SP. Imgem:Divulgação

A aplicação da advertência só pode ser feita pelo órgão responsável pelo registro da autuação, ou seja, o requerimento deve ser sempre enviado o órgão que consta na notificação de autuação, seja órgãos rodoviários ou prefeituras, por exemplo, sempre apresentando o histórico do prontuário que pode ser solicitado também no portal do Detran – SP, clicando em “Serviços Online” e, em seguida, em “Consulta de Pontos da CNH”.

Acesse e saiba mais informações: Detran CE – Campanha Maio Amarelo

Prazos Para Solicitar

O pedido de aplicação de advertência em substituição à multa por infração leve ou média precisa ser apresentado ao Detran – SP dentro do prazo de 30 dias a partir da data de emissão da notificação de autuação para o envio prévio da defesa, após ser notificado. Ao expirar o prazo, a multa deverá ser paga normalmente e os pontos serão registrados na CNH.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...