Detran SP – Renavam

Home > Detran SP > Detran SP – Renavam

Detran SP – Renavam

Para ter um carro ou moto hoje em dia é preciso prestar atenção nos documentos de cada veículo.  O Departamento Estadual de Trânsito (Detran SP) criou um sistema no qual cadastra todos os veículos do estado e cada um recebe um número, e, com ele, você ganha muito mais agilidade para consultas e resolver alguns entraves relacionados ao seu carro.

O que é Renavam?

O Renavam é um número existente em todos os veículos que possuem cadastro no Detran do estado de São Paulo. Com este número, é possível fazer a busca do carro, consultar multas, fazer atualização de endereço, informações para pagamento de IPVA, licenciamento e muitas outras informações disponíveis no site do Detran SP.

O código do Renavam está disponível no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), no canto superior esquerdo. Esse numero é único, sendo que cada veiculo possui o seu e é intransferível, cadastrado dentro do sistema.

Número do Renavam Detran SP

É um numero composto por 10 dígitos e mais um digito chamado de código verificador, que é feito para que se evite fraudes em caso de documentos roubados. Antigamente, cada estado possuía uma numeração diferente, o que facilitava muito a chance de fraude, hoje é padronizado e todos os estados possuem números com o mesmo formato.

A numeração mudou recentemente (a partir de 10 de abril de 2013) para 11 dígitos, pois antes era feita com 9, porém chegou próximo ao seu limite, levando a necessidade de acrescentar mais dois dígitos. Tenha esse número em um local seguro, caso você precise consultá-lo e não tenha o documento do veículo em mãos, para qualquer tipo de consulta o mesmo em caso do roubo do carro.

Foto:Divulgação / WebMortors Revista

Foto:Divulgação / WebMortors Revista

Consulta de multas, IPVA e serviços

Com esse numero em mãos, é só acessar a página do Detran SP com o numero do seu CPF em mãos e fazer um cadastro simples no site http://www.detran.sp.gov.br/, que é o site oficial do Detran SP. Entre na parte de “infrações” e clique em “fazer um novo cadastro” caso você não tenha. Depois do cadastro realizado, a consulta das infrações pode ser feita automaticamente depois da digitação do numero do Renavam.

Com o cadastro no site do Detran, você poderá consultar também se existem outras multas em sua CNH, e é emitido um relatório completo sobre os dados do veículo, e você pode também consultar informações sobre o licenciamento do veículo, pagamento do IPVA, DPVAT, SEFAZ SP e outras informações de como licenciar seu veiculo, principalmente se a documentação estiver com atraso.

Foto:Divulgação / Zoom

Foto:Divulgação / Zoom

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 3,25 de 5)
Loading...