Sistema Nacional de Gravames SP

Home > Detran SP > Sistema Nacional de Gravames SP

A desalienação de um veículo acontece quando o seu comprador quita todas as parcelas do financiamento. Ao financiar um veículo, você pode escolher por dois tipos de negócios, o CDC e o Leasing.

Em um deles, você é o proprietário, mas o veículo fica alienado à instituição financeira responsável pelo negócio. Quando você termina de pagar todas as prestações, acontece a desalienação e o veículo está liberado para ser vendido ou realizar qualquer outro negócio que você deseja. Veja como efetuar a desalienação do seu veículo logo abaixo.

Sistema Nacional de Gravames SP

O Sistema Nacional de Gravames, conhecido como SNG, é onde consta se o veículo está alienado à instituição financeira ou não. Após a quitação das parcelas, a instituição deve comunicar ao Detran o acontecido e automaticamente a informação entra no SNG, tornando o veículo apenas do seu proprietário.

Desalienação Veículo Detran SP

Desalienação Veículo Detran SP

Saiba mais informações, acesse: Tipos de Gravame

Baixa Gravame Detran SP

A baixa no gravame do seu veículo deve ser feita após a quitação de todas as parcelas do financiamento do seu veículo. Ela é feita de forma automática em vários estados em alguns dias úteis após a quitação do saldo devedor. Em outros casos, o comprador do veículo deve ainda realizar uma série de procedimentos para que ele fique em seu nome, como é o caso do financiamento Leasing.

Nesse caso, o proprietário deve enviar aos Correios com carta registrada documentos ao banco, incluindo o CRV em branco e sem assinatura. O banco fica responsável por preencher o recibo de transferência e reconhecer firma. O proprietário depois também tem que assinar e reconhecer a firma, e fazer a transferência do veículo para o seu nome.

Saiba mais informações, acesse: Consultar Veículo Denatran

Consulta Gravame

A consulta ao gravame permite que o cidadão saiba como está a situação do veículo e se o mesmo já passou para o seu nome. Em muitos portais do DETRAN essa consulta recebe o nome de Consulta de Cadastro de Restrições ou até mesmo de Consulta Situação Registro de Contratos. Para realizar a consulta em São Paulo você deve se dirigir até uma unidade do DETRAN ou efetuar a consulta de situação do veículo.

Consulta gravame SP grátis

A consulta ao gravame permite que o condutor acompanhe todo o procedimento de desalienação do seu veículo. Em locais onde a baixa acontece automaticamente, na consulta o condutor pode ficar sabendo quando que o veículo passou para o seu nome. Essa consulta é disponibilizada em todo o território nacional e é essencial que todos os condutores a realizem, nem que seja presencialmente em alguma unidade.

Consulta Gravame SP pela Placa

Para descobrir se a instituição deu baixa no gravame e informou o Detran, você pode realizar uma consulta pela internet, no site do Detran de São Paulo. Você só precisa acessar o site e optar pela opção de realizar uma consulta do veículo. Informe os dados solicitados; geralmente é o RENAVAM e a placa do veículo. Você terá acesso a todas as informações, débitos, multas e sobre o seu financiamento.

Consulta Gravame SP pela Placa

Consulta Gravame SP pela Placa. Imagem: diuvlgação

Baixa Gravame Itaú

O Itaú é uma instituição financeira que realiza financiamentos de veículo através da alienação fiduciária. Sendo assim, depois que você pagar todas as parcelas, o banco entrará em contato com o DETRAN para informar o pagamento total. Se o financiamento for Leasing, precisará mandar os documentos para a instituição, conforme descrevemos anteriormente.

Saiba mais informações, acesse: CNH Social Escolas Credenciadas

Quitei o financiamento do meu veículo e agora?

Se você quitou o financiamento do seu veículo e ele era do tipo Leasing, basta seguir as instruções que demos anteriormente. No entanto, se o financiamento era do tipo CDC, o procedimento é bem mais fácil.

Nesse caso, ao terminar as parcelas do financiamento, fica de responsabilidade da instituição financeira entrar em contato com o Detran do Estado para informar a situação e acontecer a desalienação, tornando o veículo totalmente seu e livre. É muito comum acontecer do banco demorar para repassar a informação e, muitas vezes não repassar. Nesse caso, o proprietário deve procurar a instituição financeira com os documentos e solicitar o comunicado ao Detran.

Quanto tempo demora para baixar o gravame de um veículo?

Se o financiamento é CDC, a instituição financeira tem até 15 dias úteis para comunicar o Detran e a informação entrar no Sistema Nacional de Gravames. Caso isso não aconteça, o proprietário deverá entrar em contato com a instituição. No caso de financiamento Leasing, todo o procedimento leva em torno de 30 dias para ficar pronto.

Consultar desalienação veículo

Muitos condutores acabam esquecendo de consultar a desalienação do veículo, mas isso é fundamental após alguns dias da quitação do financiamento, para ter certeza de que tudo ocorreu como o esperado.

Consult SNG SP

SNG é a sigla para Sistema Nacional de Gravames. O Detran de cada estado pode lhe fornecer informações sobre o sistema e lhe tirar todas as dúvidas, além de explicar como o mesmo funciona a favor da população e dos condutores.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...